INTRODUÇÃO A RUTE

Sou apaixonado pela historia de Rute. Por ser desafiadora a relação entre nora e sogra, essa mulher transpassa todos os obstáculos que lhe são impostos, supera todos os desafios humanos e com sua simplicidade, obediência e fé, foi digna de fazer parte da genealogia de Cristo. Todos devem ler a historia de Rute, vale a pena, são só quatro capítulos.

Resultado de imagem para livro de RUTE

ESTUDO BÍBLICO – LEIA MAIS….

Algumas considerações:

Rute foi bisavó de Davi, consequentemente da linhagem que gerou o messias, Jesus. Mateus cita seu nome em sua Genealogia: Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé.

Mas você deve estar se perguntando: Por que o livro de Rute se encontra antes dos livros históricos que citam Davi o amado do Senhor?

Rute viveu por volta do ano (1100 a C), mas sua redação foi escrita, por volta do ano 400 a C, quando os Judeus estavam retornando do exilio Babilônico (586-538 a C).  Como Rute era avó de Davi sua história ficou conhecida por toda nação de Israel quando Davi se tornou grande, o rei. Mas a mesma não foi escrita pelos escribas, nos reinados de Salomão e Davi, mas na volta do exilio os hagiógrafos (autores Sagrados) sentiram a necessidade de escrever e narrar à história de Rute porque sua vida foi um manancial de lições e seu testemunho seria um grande exemplo na reconstrução de Jerusalém.

Rute era uma mulher pagã, uma moabita, elas se casou com um dos filhos de Noemi, mas em Moab o esposo e filhos de Noemi faleceram,  e consequentemente Noemi e Rute se tornaram viúvas.

Noemi tinha duas noras: Rute e Orfa.  Com a morte dos maridos, Noemi decide voltar para sua pátria em Belém de Judá.  Orfa viúva e livre permanece em Moab para adorar o seu deus, assim abandona sua sogra. Rute mesmo com toda insistência de Noemi decide permanecer junto a ela.

Destaque para o versículo: ( Rt 1.15-16) Noemi disse-lhe: “Olha que tua cunhada voltou para o seu povo e para o seu Deus, volta tu também, na companhia de tua cunhada”. Rute, porém, disse: “Não insistas comigo para eu te abandonar e deixar a tua companhia. Para onde fores, eu irei, e onde quer que passes a noite, pernoitarei contigo. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

Ao ler lembre-se do contexto: Israel estava no Exilio justamente por causa da infidelidade a Javé. Agora uma mulher pagã mostra toda radicalidade por amor a sua Nora, são aceitando somente ficar distante de sua pátria, mas se convertendo ao Deus de sua Nora.

Para restauração esse sem duvida era o primeiro elemento, restaurar a lei, o culto, a fidelidade radical ao único Deus, Javé.  Então Rute abandona tudo e parte com sua Nora.

No capitulo II –  Rute conhece Booz, que se apaixona por ela.

Rute chegando a Belém sai para garantir o seu sustento e o da sogra. Então Rute vai a uma lavoura recolher as espigas que ficavam para traz dos ceifadores. Uma atitude comum entre os pobres da época e ainda de hoje catar os restos. Nesse momento Booz o dono da lavoura vê Rute e se apaixona por ela.

Capitulo III Rute é aconselhada por Noemi a se deitar ao lado de Booz, (O REDENTOR).

Rute segue os conselhos de Noemi, e deita aos lado de Booz descobrindo os seus pés (era um pedido de casamento). Booz acorda no meio da noite e vê Rute, ele a aceita ser o redentor de Rute para se casar com ela.

Mas naquele tempo havia a lei do redentor, que servia para garantir herdeiros para um irmão ou parente  morto. (cf Dt 25.5-10). Segundo a lei o parente mais próximo tinha a preferencia. No texto havia um parente mais próximo, mas não quis ser o redentor (Cap 4.1-12), então Booz assumiu o resgate e se casou com Rute.

Capitulo IV – Booz se casa com Rute e foram abençoados, o Senhor deu a eles um filho chamado Obed, que foi pai de Jessé, avo de Davi.

Significados dos nomes:

Noemi, doçura.  Noemi com a morte dos filhos atribuiu sobre si o nome de Mara, amargura. (cf Rt 1.20-21).

Rute – Companheira, amiga. Rute foi a grande companheira de Noemi até o final de sua vida.

Orfa – Não há bondade sem a delicadeza de um coração gentil. Orfa ao contrario de Rute abandonou sua sogra.

Booz – Rapidez, Booz realmente não perdeu tempo, se tornou a redentor de Rute.

Obed – Servo (cf Rt 4.17). Já podemos ver uma prefiguração ao servo sofredor de Isaías 53 que também prefigura o Cristo, aquele que veio para servir (cf Marcos 10.45).

LEIA TAMBÉM: “Rute e Booz” Jovens que impactaram em seu tempo! http://jovensdefogo.comunidadejavenissi.org/2018/04/06/rute-e-booz-jovens-que-impactaram-em-seu-tempo/

Fonte:

http://www.searaagape.com.br/oresgatador.html

Biblia Cnbb introdução ao livro de Rute

http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?num=201

https://www.nomesbiblicos.com/c/nomes-femininos/o-meninas/

Leave a Reply


7 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas