INTRODUÇÃO A EZEQUIEL

Nesse estudo vamos conhecer quem foi o profeta Ezequiel e a chave de leitura de sua obra profética. Confira na integra!

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  • QUEM FOI EZEQUIEL?

Ezequiel, pertencente à linhagem sacerdotal, viveu, como Jeremias, no período mais tormentoso da história hebraica.  Em 598/97 a.C, antes de ter completado 30 anos, foi deportado de Jerusalém para a Caldeia, juntamente com a rei Joiakim (ou Jeconias) e mais dez mil pessoas entre nobres, guerreiros e artesãos. Permaneceu no exílio até à morte, ocorrida entre os anos 571 a 561 a.C.

Ezequiel como Jeremias, que permaneceu na pátria, exerceram seu ministério vendo e vivendo o trágico destino da cidade santa, vinculam-se intimamente a esses acontecimentos. Ambos os profetas vêem e anunciam continuamente, em todas as formas, o futuro imediato, imersos na angústia de ver um povo que não lhes presta ouvidos e se atira ao báratro.

A própria morte da esposa de Ezequiel (Veja Ez 24,15-27), lembrada pelo profeta, tornou-se um símbolo da ruína de Jerusalém e do templo, ocorrida na mesma época.

Jerusalém não fora ainda destruída, porque o rei Joiakim, tendo sucedido a seu pai Joiaquim (talvez assassinado quando o exército de Nabucodonosor se aproximava da cidade santa), rendera-se ao cabo de três meses de assédio. Todavia, a deportação da corte e do escol da população enfraqueceu-a sobremaneira, constituindo uma lição tremenda, mas infelizmente inútil. Entre a população deixada no país, sob o governo de Sedecias, nutriam-se veleidades de independência, que explodiram , em aberta rebelião no ano 588, causando finalmente a tomada e a destruição de Jerusalém e do seu templo (Jer 37-39 e 52).

  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE EZEQUIEL E JEREMIAS?

Ao contrário de Jeremias, que tem páginas patéticas, transbordantes de extrema sensibilidade, Ezequiel é, muitas vezes, áspero, duro. Mas as suas predições e ações simbólicas, bem como as suas mortificações voluntárias, para inclinar, se possível fora, Israel a uma conduta de fidelidade para com Deus e a uma sabedoria política, são inspiradas por um coração magnânimo e forte ao mesmo tempo, baseado na fé, na dedicação ao seu povo e no amor à pátria.

Em seu estilo abundam as ações simbólicas, originais e mudas, apresentadas como narrações. Ezequiel é minucioso nas descrições, preciso e até cansativo às vezes. O projeto da divisão da Terra Prometida, o desenho do novo templo e a indicação das leis ao mesmo atinentes, parecem mais obra de técnico do que de profeta.

Profecias nitidamente messiânicas são os trechos: 17,22-24;34,11-16;47;48. Mas toda a terceira parte, do c. 33 em diante, é concebida em termos de expectação messiânica.

  • GÊNERO DE SUA OBRA:

Ezequiel é o primeiro representante de novo gênero literário de mensagem profética, muito desenvolvido, em seguida, na literatura judaica do séc. II a.C. Trata-se do gênero apocalíptico. No Novo Testamento, ele figura no livro do Apocalipse (termo grego que significa “revelação”).

Nesse gênero é muito comum a aplicação de uma visão dualística, (terra e céu). Ezequiel no caldeus tem visões da glória divina. “No trigésimo ano, no dia cinco do quarto mês, encontrava-me eu entre os exilados, junto ao rio Cobar, quando os céus se abriram e contemplei visões divinas. – (Ez 1,10).

  • O QUE EZEQUIEL VÊ E PROFETIZA?

Ezequiel pronuncia uma serie de exortações, falando do pecado da Idolatria, a restauração messiânica e a glória de Deus que se faz presente com seu povo.

Ezequiel tem duas grandes visões uma inaugural e um final.

Em sua visão inicial Ezequiel comtempla o trono da glória de Deus, que de forma de um carro com rodas que se desloca (veja Ez 1,1-28) que no fim volta para Jerusalém renovada (Ez 43,1-12). Sinal que recorda o caminho no êxodo onde o Senhor acompanhava seu povo por meio da coluna de fogo no deserto.

Em sua visão final (Ez 40-48) Que se encontra nos últimos capítulos, Ezequiel sonha, vê a reconstrução do templo e a reorganização da terra de Israel.

Para saber mais o que é um profeta acesse: https://bit.ly/2u2lQIw

  • ALGUMAS CARACTERISTICAS DO PROFRTA EZEQUEIL

– Como os outros profetas ele é movido pelo Espírito de Deus (veja Ez 2,2;3,14;8,1;37,1ss).

– Ezequiel é sentinela, guardião e porta-voz da aliança (3,16-21;33,1-9).

– Exerce seu ministério não apenas com exortações, mas gestos proféticos (Ez 4-5; 12;21;24,37).

– Como Apocalíptico, ele revela a realidade que o olho não vê (Apocalipse significa revelação).

– Ezequiel tem visões, Ezequiel é um profeta visual.

– Ezequiel é o filho do homem, maneira Hebraica de dizer “ser humano”.

  • PODEMOS DIVIDIR O LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL DA SEGUINTE FORMA:
1-3 4-24 25-32 33-39 40-48
A VOCAÇÃO DO PROFETA O CASTIGO DE JERUSALEM O CASTIGO DAS NAÇÕES A RESTAURAÇÃO DO POVO E O EMBATE DECISIVO A NOVA JERUSALEM E O POVO RESTAURADO

 

  • CONCLUINDO: TEMAS ESPECÍFICOS

A GLÓRIA DE DEUS –   a glória de Deus não abandona seu povo. “O carro” da glória de Deus se torna presente junto aos exilados (Ez 1,1-28)

A MENSAGEM DO FIM – O pronuncia o dia do fim (cap 7): a medida se completou. Este modo de falar continuará presente na tradição bíblica, inclusive na boca de Jesus. Ezequiel vê o fim dos dominadores deste mundo (Ez 38-39: Gog e Magog).

A RESTAURAÇÃO DO POVO – A desgraça de Israel não tem a ultima palavra. Deus agirá novamente por causa do seu nome, salvando Israel:  (Ez 36,24) Eu vos tomarei dentre as nações, recolhendo-vos de todos os países, e vos conduzirei à vossa terra.

O PASTOR E OS PASTORES – Ez 34, evoca de maneira eloquente o contraste entre os ‘pastores’ lideres políticos e religiosos de Israel e o pastor por excelência, que para Ezequiel  é o rei messiânico, prometido por Deus (Ez 34,23; 37,24).

A RESTAURAÇÃO DA COMUNIDADE – É vital para comunidade ter um símbolo concreto de sua referência última: uma morada de Deus junto do povo. A Mística do novo templo em Ezequiel exerce essa função.   

 

Você sabe quem foi Jeremias e Isaías?

Confira um breve resumo nos links:

Jeremias: https://www.youtube.com/watch?v=Nxhf7jX0_zg

Isaías: https://bit.ly/2EQCSyj 

 

 

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