Passando pelo deserto!

O que Deus quer de mim?

Uma das maiores crises de nossa vida Cristã, descobrir o proposito de Deus para nossas vidas. Se queremos descobrir o que Deus deseja nos falar precisamos passar pelo deserto. Confira essa reflexão na íntegra!

Jesus cheio do Espírito Santo foi para o deserto!  (veja Lucas 4,1).

No Antigo Testamento Israel andou por 40 anos no deserto. Diz o Senhor que foi para converter o coração duro do seu povo, até que os mesmos estivessem aptos para entrar na terra prometida. (Dt 8,2) Lembra-te de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te conduziu nesses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para conhecer tuas intenções e saber se observarias ou não os mandamentos.

No Noto Testamento Jesus antes de iniciar sua missão redentora também passa pelo deserto por 40 dias em jejum, oração e penitência antes de começar o seu ministério público.

Todos nós precisamos passar pelo deserto!

O deserto é um forte imagem bíblica: é o lugar do silêncio, da pobreza, do encontro com Deus; para atravessá-lo, é necessário descobrir e levar só o que é essencial para a vida. O deserto é também um lugar de solidão, de morte, no qual a tentação é sentida com mais força. É ainda um retrato do mundo atual, no qual as pessoas se tornaram áridas, sem coração, por causa do abandono da fé no verdadeiro Deus.

No deserto, Jesus é tentado pelo diabo três vezes. Todas as tentações são reduzidas ao querer colocar-se no centro de tudo, no lugar de Deus, removendo-o da própria existência ou tentando submetê-lo à nossa vontade. Todas as tentações são, pois, contra a fé, uma ameaça à confiança no verdadeiro Deus.

Para vencer as tentações é necessário colocar a Deus no centro das nossas vidas. E isto é a conversão que o Evangelho nos propõe que só é possível para aqueles que desejam destruir seus  ídolos passando pelo deserto.

O deserto nos propõe uma auto reflexão, passamos a buscar o conhecimento de quem somos e aprendemos a confronta-la com a vontade de Deus.  O deserto é o lugar onde realmente perguntamos: o que queres de mim, Senhor? Isto não é fácil, porque muitas vezes não temos tempo para Deus, ou não queremos ouvir a sua voz. A tentação de nos colocar no centro de tudo é sempre muito forte, queremos fugir do deserto.

Nos tempos atuais temos o exemplo de um homem que passou pelo deserto. O Papa emérito  Bento XVI. Bento XVI em oração perguntava a Deus: o que queres de mim? E o Senhor respondeu-lhe, de modo que o Papa chegou à certeza do que Deus lhe pedia. E Bento XVI respondeu generosamente, renunciando ao seu ministério para o bem da Igreja, a fim de que outro homem com mais força física do que ele possa continuar conduzindo a Igreja, que é de Cristo, no caminho da Nova Evangelização do deserto que se tornou nosso mundo.

Uma decisão tão importante não poderia ser tomada de outra forma por alguém que deseja ardentemente ser conduzido pelo Espírito Santo fazendo a vontade de Deus.

De tempos em tempos também temos que tomar a decisão de passar pelo deserto. Paralisando um pouco a correria de nossas vidas para redescobrir a vontade de Deus ou voltar aos propósitos com um novo ânimo. Ouça o que o Espírito Santo lhe diz:

Pois, agora, eu é que vou seduzi-la, levando-a para o deserto e falando-lhe ao coração. (Os 2,16);

Que o Espírito Santo lhe guie nessa santa viagem em vista de uma progressiva santificação!

Leave a Reply


7 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas