Quatro evidências interiores do Batismo no Espírito Santo em um Cristão!

Você é Batizado no Espírito Santo? Quais são as evidências?  Confira essa reflexão na íntegra!

O Batismo no Espírito Santo é uma expressão usada pelo próprio Senhor Jesus para se referir à vida nova pela graça que Ele veio nos trazer:  ‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo’” (Atos 1,5).

Nessa breve reflexão aponto quatro evidências que todo aquele que é batizado no Espírito Santo deve vivenciar em seu interior.

1º Uma paixão avassaladora por Jesus

Na Itália o Batismo no Espírito é denominado por: Paixão por Jesus!

O Espírito Santo revela Jesus, nos faz aproximar do seu mistério de amor e redenção.  Nessa experiência tomamos consciência de nossa condição de pecadores e do preço que foi pago por nossa Salvação, o Espírito nos  move ao desejo de uma profunda conversão.

Como Paulo passamos a ser constrangidos pelo amor de Cristo (veja 2 Cor 5,14), e desse constrangimento brota um novo e sincero amor, a luta contra o pecado deixa de ser negativa “medo do castigo” para se tornar positiva “não querer ofender a Deus” que agora é seu amigo intimo, passamos a professar como São Domingos Sávio:  Antes morrer do que pecar!

2º Maior desejo pela  vida interior!

O Espírito Santo dizem os Santos Padres cria em nós fome de Deus. Essa fome se traduz em um maior anseio em se relacionar  com o Senhor e a principal via para esse relacionamento é por meio da oração.

O Espírito Santo nos impulsiona a oração e quanto mais rezamos mais queremos rezar. Você tem experimentado um desejo maior de estar em oração? Essa é a segunda evidência.

3º Amor a Sagrada Escritura

Quando somos batizados no Espírito Santo, Jesus “abre a nossa mente” para compreendermos a Sagrada Escritura (veja Lucas 24,45), a letra morta se torna palavra viva.  Sabemos que é Deus nos falando, curando, tocando… Queremos conhece-lo melhor para ama-lo com mais intensidade, essa dinâmica da vida interior nos leva a novas experiências do seu amor.

Diz o Catecismo: 104. Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra continuamente o seu alimento e a sua força, porque nela não recebe apenas uma palavra humana, mas o que ela é na realidade: a Palavra de Deus. «Nos livros sagrados, com efeito, o Pai que está nos Céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, a conversar com eles».

4º Zelo ou fervor espiritual

O batizado no Espírito é aquele que serve a Deus não por obrigação, mas por amor, com zelo, fervor de todo o coração, não faz de qualquer jeito mas sempre buscando fazer melhor para glória de Deus. Nos mesmos se aplica o versículo Bíblico:

(Colossenses 3,23) Tudo que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para seres humanos.

Esse era o zelo que fazia São Paulo gritar: Ai de mim se eu não Evangelizar, anunciar o Evangelho não é para mim, motivo de glória mas uma necessidade que se impõe (1 Cor 9,16).  Para Paulo nas bastava Evangelizar, seguir um calendário de atividades,  o mesmo tinha uma alma Evangelizadora era impossível paralisa-lo, o zelo o consumia.

O zelo pelas coisas e obras do Senhor  tem conduzido você? O zelo é uma das mais fortes características de um homem Avivado!

Por essas breves considerações podemos compreender que o Batismo no Espírito é fundamental para progredirmos no conhecimento do amor. Que possamos nos abrir sem medo ao Espírito Santo que deseja transformar nosso interior. Aleluia!


Na próxima meditação apontarei quatro evidências EXTERIORES de que somos Batizados no Espírito Santo!

Leave a Reply


1 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas