Elias… Atitudes que nos fazem perder a benção! (1 Reis 19,1 ss)

Elias da glória de um avivamento a mediocridade de uma espiritualidade superficial.

OITO ATITUDES QUE PODEM FAZER UM MINISTÉRIO DE SUCESSO, SE TORNAR UM FRACASSO ESPIRITUAL.

Confira na íntegra Deus vai falar com você!

Quando lemos os feitos de Elias na Sagrada Escritura ficamos impressionados com os feitos de Elias…

Elias clamou e caiu fogo do céu. (cf 1 Rs 18,36-38); Depois o homem de Deus clama e novamente começa a chover sobre a terra seca (cf 1 Rs 18, 41-45); E quando Acab vai avisar Jezabel dos seus feitos, Elias corre mais rápido até Jezabel do que Acab com seus carros e cavalos (cf 1 Rs 18, 45-46).

Três milagres fantásticos, o capitulo 18 do primeiro livro de Reis, fizeram a grande fama de Elias por tosa história de Israel e toda bíblia, que sempre foi lembrado como um homem de fogo.

Mas nessa reflexão quero mostrar que não podemos ficar satisfeitos com o que já fizemos no passado, por que o que fizemos ontem não garante a eficácia de nosso hoje e nem de nosso ministério amanhã. E na vida espiritual só ganharemos o troféu se formos fiéis ao nosso ministério até o fim. (Ap 2,10 c) Sê fiel até à morte, e eu te darei a coroa da vida. 

Seremos premiados pelos méritos de nossa perseverança, mas pequenas atitudes, ou brechas, podem fazer um ministério de sucesso como o de Elias se tornar um fracasso.  Por isso dou esse titulo a meditação: Elias da glória de um avivamento a mediocridade de uma espiritualidade superficial.

 

QUERO TE MOSTRAR OITO ATITUDES QUE PODEM FAZER UM MINISTÉRIO DE SUCESSO, SE TORNAR UM FRACASSO.

1º Elias ficou com medo  (cf 1 Reis 19. 1-3)

Nem parece que estamos falando do mesmo personagem do capitulo 18. Forte, destemido, corajoso. Um homem tão convicto de fé, que enfrenta de uma só vez 450 profetas de Ball (1 Rs 18,22), agora esse mesmo profeta, treme de medo diante de uma mulher. JEZABEL (1 Rs 19,1-3)

 

Qual então seria a primeira atitude que pode tornar um ministério de sucesso, em um ministério de fracasso:  A INCONSTÂNCIA

 

Falta de constância, ou seja firmeza, decisão, convicção.

O líder inconstante é aquele que você não pode contar, por que o “kbçaum” muda de opinião baseada em seus sentimentos. Por isso ele é instável, inconstante, ele não demonstra lealdade, peca por infidelidade e o diabo facilmente aproveita dele.

 

– (Mateus 5,37) Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno.

 

Tome cuidado com seus sentimentos, o diabo usa tanto de suas exaltações, como de suas frustações. Uma decisão tomada sem reflexão e convicção, pode colocar nosso ministério no descrédito.
Paulo exorta aos corintos uma comunidade inconstante a conversão  (1 Cor 15,58)  Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, progredindo sempre na

obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.

 

Voltando ao texto base: (1 Rs 19,3 b) Elias partiu deserto a dentro para salvar sua vida

 

2º FALTA DE ENTREGA

 

Elias caí em uma tentação terrível em seu ministério, ele coloca suas necessidades acima das necessidades de Deus.

Isso acontece quando nos alistamos no exército de Cristo e começamos a reclamar nossos direitos, fazer nossas vontades. Toda missão por menor que seja, vai exigir renuncias e dedicação.   Por que alguns ministérios não crescem: Falta de entrega, de doação.

 

(Jo 12,24) 24 Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto.

 

Aplique essa lei ao seu ministério e você verá os frutos.

 

3º – ISOLAMENTO (1 Rs 19,3 c) Elias deixou seu Servo

 

Uma das maiores tentações da vida cristã é deixar a vida comunitária e buscarmos o ISOLAMENTO. Quando se trata da vida espiritual ninguém cresce sozinho, nenhum ministério pode crescer de maneira isolada. O ministério precisa estar ligado ao corpo, ou seja a comunidade.  São os irmãos de comunidade que dão testemunho de nossa vivencia, nos consolam nos momentos de aridez, nos auxiliam nas intercessões…

 

 

4º – A INGRATIDÃO  v,4 a –  Elias pede para si a morte

 

O Papa Francisco na exortação a vida consagrada diz que temos que aprender a olhar o passado, ou seja o que Deus fez em nossas vidas com “gratidão”.

Quando Elias pede o fim da sua vida, ele está pedindo o fim de seu ministério. Por que Elias não pediu a morte enquanto caia fogo e agua do céu?

 

Quando abandonamos ou levamos de qualquer jeito o ministério que Deus nos deu, estamos sendo ingratos com tudo que ele fez em nossas vidas.

 

 

– COMPLEXO DE INFERIORIDADE  (v,4 b) NÃO SOU MELHOR DO QUE MEUS PAIS –

Deus nunca vai abençoar você em seu ministério se nem você acredita no que Ele pode fazer em sua vida.  Não sou melhor que meus Pais – Não é humildade é complexo de inferioridade.

Humildade é o contrário é saber quem você é, e reconhecer o que Deus pode fazer através de você.

 

Muitas lideres, dispensam graças, oportunidades por causa de muletas…   Não sou capaz, não consigo, existem outras pessoas melhores… “Não sou melhor que meus pais”

 

Santo Inácio ensina que quando Deus nos dá uma nova missão, ele automaticamente prove tudo o que precisamos para realiza-la. Então sempre estaremos capacitados para uma nova obra, desconfiar do chamado por medo é uma grande tentação que precisamos vencer a cada novo desafio.

 

 

6º  —  INERCIA  ESPIRITUAL (V,5)  ELIAS DORMIU —  INERCIA  ESPIRITUAL

 

A preguiça é o habito de descansar antes de trabalhar. A preguiça é considerada uma doença espiritual.

 

O Catecismo da Igreja Católica (CIC 2733)  ensina que ela é também uma tentação e provém de uma outra doença, a presunção; segundo ele, os “Padres espirituais entendem esta palavra [preguiça ou acídia] como uma forma de depressão devida ao relaxamento da ascese, à diminuição da vigilância, à negligência do coração.” Em outras palavras, “quanto mais alto se sobe, tanto maior é a queda. O desânimo doloroso é o inverso da presunção. Quem é humilde não se surpreende com sua miséria. Passa a ter mais confiança e a perseverar na constância.”

 

7º IMPACIÊNCIA –  (v,8 ) “Ainda tens um longo caminho a percorrer”

 

Como Deus é bem humorado, Elias esta cansado, com sono, desmotivado, e Deus ainda diz que ele tem que caminhar mais quarenta dias no deserto. Quando pede para si a morte, Ele pede por causa de um elemento: A impaciência.

 

Muitos de nós temos fé até para ver um morto ressuscitar, o que não temos é paciência para ver o milagre acontecer.

Queremos ver o fruto imediato, e nos frustramos com Deus quando ele demora. Muitas vezes sofremos atoa, não é Deus quem esta atrasado, somos nós que andamos adiantados. O relógio de Deus é diferente do nosso.  Queremos que as coisas aconteçam logo, em nossos planejamentos mas esqueçamos do fundamental, quem faz é Deus.

 

Deus só mandou fazermos duas coisas em nosso ministério:

Orar e Semear –  (1 Cor 3,6) eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer.

 

Quando atropelamos o tempo de Deus metemos os pés pelas mãos.  Precisamos aprender a rezar antes de preencher uma data vaga no calendário ou marcar qualquer atividade na comunidade, isso não é falta de urgência mas dependência total de Deus.

 

8º A PRESUNÇÃO

 

Elias caminha e chega até o horeb Deus pergunta a Elias o que você esta fazendo aqui? Elias diz “Estou ardendo de Zelo pelo Senhor, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e SÓ EU FIQUEI… (V,15;18).

 

– Elias achava que só ele era bom, que só ele não se dobrou  a ball, mas se esqueceu em sua ignorância que existiam outros 7000 adoradores, tão fiéis como ele.   Elias se achava o cara, insubstituível.  (V,14 ) Ele se exalta com o fracasso da comunidade, ele é arrogante, critica os erros dos outros, mas não vê as misérias de sua alma.

 

Sabe o que Deus fez com Elias por causa de suas atitudes equivocadas em seu ministério?

DEUS RESOLVE COLOCAR OUTRO PROFETA EM SEU LUGAR.

 

Eliseu o Senhor manda Elias ungir Eliseu como profeta em seu lugar. (1 Rs 19,16).

 

Triste saber que um ministério tão frutuoso termina em tamanho fracasso. É TEMPO DE CONVERSÃO, AINDA DA TEMPO DE UMA NOVA CONVERSÃO. Antes que o Senhor sea obrigado em colocar “outro” em nosso lugar.

Leave a Reply


3 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas