Voltando ao primeiro amor – O encontro de Jacó com Raquel (Gn 29,1-11).
O amor de Jacó por Raquel: “uma experiência de encantamento” que é capaz de mover todas as pedras em nossa vida! .
Nessa meditação compreenderemos o que é o primeiro amor, seus efeitos em nós, também o que nos afasta da experiência original, tornando-a a vida Cristã um “fardo” pesado, como a pedra que impedia os pastores de beber água do poço. Veremos que a experiência do primeiro amor é capaz de mover todas as barreiras… Entenderemos que só a experiência de encantamento com o Senhor é capaz de dar sentido a nossa vida, portanto precisamos voltar os olhos para o Senhor com a expectativa de um encontro pessoal, assim como os dois apaixonados “Jacó e Raquel”. Confira a meditação na integra a paz e pentecostes!
Contexto: Jacó em viagem chega às terras do oriente e lá encontra um poço que tinha uma pedra muito grande em sua boca. A beira desse poço descansavam três rebanhos que estavam sedentos, como a pedra era muito pesada e grande, os pastores esperavam todos os pastores estarem reunidos para rolar a pedra e dar de beber aos animais que estavam sedentos. De repente vem ao poço uma linda mulher chamada Raquel com seu rebanho e ao ver Raquel, Jacó ficou encantado, tão encantado que não pensou duas vezes rolou a pedra sozinho e deu beber a Raquel e todo seu rebanho, depois a beijou e chorou por ter encontrado uma descendente de sua geração.
Texto base: (Gn 29.10-11) Ao ver Raquel filha da Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, Jacó aproximou-se, removeu a pedra de cima do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. 11 Em seguida beijou Raquel e chorou em voz alta.
- A Experiência do encantamento
Nesse texto alguns padres da Igreja veem na figura de Raquel o Senhor Jesus Cristo, que ao passar sobre nossas vidas nos encanta, nos dando a força de mover todas as pedras que nos impedem de beber a água viva que brota do poço, o Espírito Santo.
Esse é o primeiro sinal da experiência de Deus o Senhor vem ao nosso encontro e nos atrai nos seduz, assim como diz o profeta: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir!” (Jr 20.7). Alguns homens espirituais refletem que Deus se revela como um pavão, ele mostra sua beleza para nos seduzir, de maneira que possamos ir ao seu encontro para fazermos uma experiência com ele.
- Jacó ficou tão apaixonado por Raquel que não se conteve a beijou e chorou em voz alta.
Jacó fez uma experiência com Raquel. Nós também não podemos nos contentar a apenas contemplar os mistérios de Deus, mas somos chamados a fazer uma experiência profunda com ele.
Essa experiência de conhecimento de Deus é o batismo no Espírito Santo, e por meio dessa experiência que Deus se revela nos dando a graça de conhece-lo e experimentar seu amor.
- Essa experiência gera em nós uma força sobrenatural.
Jacó moveu uma grande pedra, sozinho, tamanho foi seu encantamento por Raquel. Jesus revelou aos discípulos que eles receberiam poder quando o Espírito Santo fosse derramado sobre eles (cf Atos 1,8).
Esse poder é a força que nos move a arrancar todas as pedras do poço. O Espírito Santo é a força do Cristo é Ele quem nos liberta de todas as pedras, aquilo que nos impede de beber a água que esta no poço.
- Para beber dessa água viva precisamos retirar A PEDRA QUE ESTA NA BOCA DO POÇO.
A pedra pode ser representada por tudo aquilo que nos afasta do primeiro amor. Podemos considerar essa pedra com o pecado que nos prostra em nossas vidas, com a tibieza que apaga em nós o fogo dos carismas e da oração pessoal, o zelo pela palavra e alegria de servir, estar em missão.
- Concluindo: Para voltarmos ao primeiro amor não precisamos primeiro da força para remover “as pedras”
Precisamos em primeiro lugar voltar os olhos para Jesus (cf Hb 12,1-2), precisamos novamente nos encantarmos com Ele, precisamos ir ao seu encontro para beija-lo, para toca-lo. Precisamos fazer a experiência do seu amor, é o afastamento dessa experiência que nos afasta do primeiro amor e torna pesada as pedras que precisam ser tiradas, pois as ovelhas estão sedentas e precisam de agua, agua viva do Espírito Santo.
QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ PAZ E PENTECOSTES!