A luta contra o maligno (1 Pd 5,8)

Leão Africano, Gato Bravo, Juba, Closeup

“Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar”.

Um Demônio é cem por cento mau; cem por cento ódio, sem que se possa achar um mínimo resto de bem em parte alguma de seu ser… ele está presente e atua com frequência” (Pe. Leo J. Trese). Sua missão é nos levar a perdição, por isso o Demônio não dorme, não cochila nem tira férias, esta sempre trabalhando, procurando a quem devorar…

Leia mais…

está sempre trabalhando para nos perder: “Nos Demônios arde um ódio perpétuo contra Deus e contra todas as suas obras… e: “O maligno não cerrará com seus ataques até o último suspiro da alma que não soube defender-se já contra os primeiros golpes… Na luta com aquele maligno, porém, nunca haverá pausa; nunca poderás despojar-se das armas, nunca poderás entregar-se ao descanso, caso quiseres ficar ileso… Aquele adversário infame mantém sempre sua linha de combate perto de nós, pronta para nos perder tão logo note algum relaxamento em nossa vigilância. Podes estar certo: mais zelo emprega ele para a nossa perdição do que nós para a nossa salvação!” (São João Crisóstomo).

Diante de tamanha exortação, qual atitudes devemos tomar para não sermos devorados pelo ataque furioso do Diabo que nos rodeia?

São Pedro nos responde: Devemos estar “sóbrios e vigilantes”.

A Palavra fala em sermos sóbrios e vigilantes. Não podemos viver como bêbados que uma vez embriagados estão vulneráveis a todo tipo de fraquezas e desilusões.  Precisamos estar sóbrios para renunciar os prazeres da carne e ser vigilantes em todas as situações, porque o diabo está esperando uma vacilada para nos destruir. O que determina a vitória do diabo não é o seu poder, mas as brechas que damos durante suas propostas e tentações.

Uma pessoa sóbria é uma pessoa que está consciente das suas ações, ela anda com atenção, com prudência.  Enquanto a ser vigilante, foi o grande alerta de Jesus para os seus discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.” (Mt 26.41)

Tais características são imprescindíveis quando se tem um adversário que anda ao nosso derredor. Veja que o diabo não ataca logo de início, pelo contrário, primeiro ele fica espreitando, como o leão que observa aquele animal que está afastado do rebanho, pois assim ele não pode receber ajuda dos outros ou mesmo o que está fraco, porque vai apresentar menor resistência ao ataque. Durante este período o diabo está procurando fraquezas em nós, tentando descobrir o ponto de nossas vidas da vidas que ele pode trabalhar.

Portanto peça ao Espírito Santo que lhe ajude a ser sóbrio, moderado. Ser vigilante; estar atento a todas as coisas, pessoas e lugares. Isso porque o inimigo anda em derredor como leão procurando alguém para devorar. Mas Jesus é o verdadeiro leão da tribo da Judá. Ele está sempre conosco, sempre pronto a nos ajudar!

“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens”. Filipenses 4,5.  A paz e pentecostes!

Leave a Reply


9 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas