E foram anunciar por toda parte (Marcos 16,20)

Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam. Confira uma breve meditação para despertar sua consciência missionária!

  1. Então os discípulos foram:

Os discípulos estavam respondendo o grande chamado de Jesus (Ide). Não podemos deixar que essa grande MISSÃO se torne nossa grande OMISSÃO.

O Papa Paulo VI exortou que a Igreja existe para Evangelizar. Se a mesma deixa de Evangelizar a mesma perde seu sentido de existir. Se transforma como um sal que perdeu seu sabor, e só serve para ser lançado fora e pisado pelos homens.

Precisamos ser uma Igreja em saída, precisamos ser cristãos em estado permanente de missão, o mesmo fogo que impelia São Paulo deve também incendiar nossos corações, o apóstolo vai dizer: Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho (1 Cor 9,16).

O pentecostes deve nos impulsionar a missão, e a missão deve nos impulsionar a missão. Quando os discípulos foram batizados no cenáculo eles não permaneceram no cenáculo mas se lançaram em missão. São Pedro em sua primeira missão viu diante dos seus olhos 3.000 pessoas se converterem, porque estava em estado permanente de missão, nós também devemos estar.

O Espírito Santo quer soprar e nos impelir em uma nova Evangelizar! Mas o que devemos anunciar?  Voltemos ao texto: “Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte”.

  1. Anunciar a Boa Nova

Somos chamados anunciar a Boa noticia do Evangelho de Jesus Cristo! A palavra Evangelho era usada para proclamar a vitória na guerra. Quando havia uma vitória o mensageiro do rei saía pelos vilarejos e cidades gritando: Evangelho, evangelho, evangelho…

Com o passar do tempo toda boa noticia se tornou Evangelho. Essa palavra se entranhou nos corações dos Apóstolos, ao anunciarem a vitória de Jesus sobre a morte. O Evangelho é a boa noticia de que Deus em Jesus Cristo derrotou os três grandes inimigos do ser humano: O pecado, a morte e o demônio.

Quando proclamamos o Evangelho estamos levando essa Boa Noticia capaz de transformar vidas, trazer esperança, paz.  Porque não anunciamos uma palavra morta, mas um Deus vivo! Aleluia!

E até onde devemos anunciar o Evangelho?

  • Por toda parte!

“Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte”.

A missão não deve respeitar limites e espaços geográficos, somos chamados a Evangelizar todas as pessoas e em todos os ambientes. Disse o Senhor aos discípulos: Ide por todo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura (Mc 16,15).

São Paulo exorta a Timóteo: proclama a Palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, convence, repreende, exorta, com toda a paciência e com a preocupação de ensinar. (2 Tm 4,2).

Todos precisam ouvir falar de Jesus, para que os mesmos possam ama-lo, invoca-lo, servi-lo, adora-lo e proclama-lo.

E não precisamos ter medo das adversidades, esse texto traz mais duas revelações:

  1. O Senhor os ajudava (Marcos 16,20 b).

(Atos 2,47) –  Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que eram salvas.

Irmãos; aprenda quando nós pregamos nós só emprestamos nossa voz para Jesus falar! Eu falo mas é ele quem convence, capacita e garante a eficácia.

O Espírito Santo é o agente principal da Evangelização, na Enciclica Evangeli Nuntiand paragrafo 75 esta escrito:

As técnicas da evangelização são boas, obviamente; mas, ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem ele. De igual modo, a dialética mais convincente, sem ele, permanece impotente em relação ao espírito dos homens. E, ainda, os mais bem elaborados esquemas com base sociológica e psicológica, sem ele, em breve se demonstram desprovidos de valor.

O patriarca Inácio IV dizia:  Sem o Espírito Santo o Evangelho permanece letra morta e a missão propaganda. Com o Espírito Santo o Evangelho é vida e poder, e a missão um pentecostes!

Nós somos fracos, mas nosso Deus é poderoso e lutará por nós quando Evangelizarmos. Concluindo: A Evangelização sempre será acompanhada de sinais:

  1. “Confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam”.

É na missão que o Espírito Santo mais age; Quer ver sinais prodígios e milagres, vá para missão. São Francisco Xavier que ao lado de Santa Teresinha é considerado o padroeiro das missões, a tradição narra que seus braços ficavam cansados de tantas pessoas que se convertiam depois e suas pregações e depois eram batizadas. As vezes se convertiam uma população inteira de pagãos diante dos prodígios que acompanhavam sua missão, uma vez batizou mais de 10.000 pessoas.

Um dia o Santo encontrou diante de um desafio: Alguns índios pegaram um cadáver em total decomposição e apresentaram ao Santo dizendo: Se ele ressuscitar nós cremos em sua pregação e seu Deus.  Francisco Xavier dobrou os joelhos e clamou a Jesus que confirmasse sua pregação com sinais. Terminando a oração o cadáver ressuscitou com o corpo renovado.

Você já fez o seminário de dons carismáticos?

Se não, podemos faze-lo hoje na pratica nos lançando em missão, pregando e impondo as mãos para que Jesus manifeste a sua glória.

Uma vez perguntei ao Senhor o porque dos sinais desaparecerem na Igreja? O Senhor disse: Eu mandei eles foram… Vocês ficaram!

Os sinais acompanham aqueles que creem… Aqueles que creem devem se lançar em missão, aleluia!

Leave a Reply


7 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas