A geração que busca a face do Senhor! (Salmo 14,1-2)
O insensato pensa: “Deus não existe!”. São corruptos, fazem coisas abomináveis, ninguém mais faz o bem. Do céu o Senhor se inclina sobre os homens para ver se existe um sábio, alguém que procure a Deus.
Existem duas gerações em nossa juventude; a que pensa ‘Deus não existe” e aquela que busca a face de Deus. confira o texto na íntegra.
– Aqueles que pensam que Deus não existe. Que vivem em uma vida pecaminosa, buscando a felicidade em seus prazeres desregrados. A bíblia também chama os mesmos de palha seca, que não tem raízes e no grande dia serão lançados fora pelo vento. No dia de pentecostes quando Pedro viu diante de seus olhos mais de 3.000 mil pessoas se converterem ele exortou as mesmas: Salvai-vos dessa geração perversa (Atos 2,40 b);
Vivemos em meio a uma geração perversa. Uma geração que trocou a glória de Deus pelas coisas passageiras. O homem moderno tem se tornado cada vez mais vazio e deprimido. Cresce o numero de suicídios, doenças mentais como depressão, síndrome do pânico, mutilação, uso abusivo de drogas.
O que falar da sexualidade e relacionamentos?
A sociedade quem propor para nós uma vida sem regras onde se pode abortar, escolher o sexo, trair, muitos infelizmente estão escolhendo esse caminho de perdição.
Chamo de geração de Ezaú. Ezaú um jovem que tinha sobre ele a maior promessa de Deus no antigo testamento: a benção da primogenitura.
Mas um dia estava com fome, e enganado por seu irmão gêmeo Jacó trocou a benção por uma prato de lentilhas. O diabo também sabe da fome que temos de prazeres e nos ilude, oferece o pecado para que possamos trocar o céu, por coisas passageiras.
Em contrapartida o salmo revela que Deus fica olhando do céu, se inclinando buscando alguém que seja sábio, que o procure (v,2).
Jesus também revelou essa realidade, quando disse para a Samaritana que estava chegando um novo tempo, onde o Pai estava procurando adoradores, aqueles que o adoravam em espírito e verdade (veja João 4,23).
Deus fica olhando do céu por três motivos:
- Por que Ele é abençoador – Deus quer nos abençoar, derramar suas graças, sua misericórdia, sua providência. Jesus disse aos discípulos (João 10,10) Eu vim para que tenha vida e a tenham em abundancia.
- Por que Ele é transformador – Ele quer nos transformar, os Santos padres diziam: Tudo aquilo que o Espírito Santo toca ele transforma.
Existe na Bíblia uma promessa de regeneração espiritual não só para os pecadores mais perversos, mas para aqueles que estão no caminho de santificação, podemos ser transformados de glória em glória pelo Espírito do Senhor.
- Por que Ele quer que vivamos um relacionamento de amizade e intimidade com Ele.
A vocação do homem é a amizade com Deus, essa comunhão foi quebrada pelo pecado dos primeiros pais, agora com o sacrifício do calvário, podemos viver em estado permanente de intimidade com Jesus.
Mas todas essas realidades não podem ser geradas enquanto não nos colocarmos em oração. O Senhor nos deu a liberdade, todos nós podemos escolher se queremos viver as promessas de Deus ou não.
Deus em sua bondade decidiu não derramar suas bênçãos sobre a humanidade enquanto não houver na terra uma entrega profunda em oração. Muitos hoje até querem viver debaixo das benções de Deus, mas não estão dispostos a pagar o preço, se transformando na geração que busca a face de Deus.
Quando não oramos as bênçãos do céu ficam retidas, as comportas do céu ficam fechadas. Dizia Santo Agostinho: A oração é a chave que abre as portas do céu!
No mesmo momento que nossa oração sobe as bênçãos de Deus descem.
Essa é a chave para o Avivamento “oração” Em (2 Cr 7,14) “se então o povo sobre o qual for invocado meu nome se humilhar, orar, me procurar e se converter de sua má conduta, eu escutarei do céu, lhe perdoarei o pecado e restituirei a saúde à terra.
Vamos falar para o Senhor, nós somos essa geração Senhor, a geração que te procura, que depende de ti, que deseja viver suas promessas, vem sobre nós e derrama seu amor abençoador e transformador, queremos ser semelhantes a ti. Aleluia!