O QUE SIGNIFICA SER TESTEMUNHA?

Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas (Atos 1,8 a).

 A expressão grega “martyria” designa o testemunho ou testemunha; alguém convocado para dar perante o povo e autoridades o relato do que viu em relação ao que está sendo julgado. A testemunha deve estar disposta a garantir a todo custo, inclusive com a própria vida, a verdade de seu testemunho. Desta expressão ou do correlato “martys”, procede em nossa língua portuguesa a expressão “mártir”. Pois, no mundo grego-romano, no tribunal, a testemunha dava testemunho garantindo a verdade com a vida (diferentemente de hoje quando jura com a mão sobre a Bíblia!).

 Muitas vezes uma testemunha podia perder a vida se, com seu testemunho alguém fosse incomodado. Testemunho é contar algo que você viu, que ocorreu com você ou com outra pessoa. Testemunho é o que Paulo faz perante o Sinédrio (o Conselho de Israel, presidido pelo Sumo Sacerdote).

Como veremos, Paulo compartilha ali a experiência que teve com Jesus na estrada de Damasco. 2 –(At 22:1-21), abordaremos mais a frente:

 RAZÕES PARA TESTEMUNHAR:

a) É uma ordem – At 1:8. Devemos testemunhar, porque foi esta é uma tarefa que nos foi confiada por Jesus.

b) É um privilégio – 1Tm 1:12. Sermos mensageiros das Boas Novas do Reino deve nos fazer sentir pessoas privilegiadas. Temos a consciência da presença, do amor e da graça de Deus.

c) É um ato de amor – 1Ts 2:8; Ef 3:1-2. 2.

d) É um instrumento de salvação – At 2:37; At 13:42-43. Por meio do testemunho levamos pessoas a conhecer Cristo e seu Evangelho de Salvação.

CONDIÇÕES PARA TESTEMUNHAR:

  1. Ter o coração aquecido pelo poder do Espírito Santo (At 1,8) –

Os Apóstolos só tornaram testemunhas eficazes depois do pentecostes, da vinda poderosa do Espírito Santo.

  • Ter convicção da salvação que recebemos (1Jo 5:11-13; Rm 1:16-17) – Firmeza e segurança ao dar o testemunho é fundamental. Nunca use “eu acho” para passar as verdades da fé em Jesus Cristo. Afirme sua convicção. No testemunho cristão a nossa palavra é sim, sim ou não, não. Não passe suas dúvidas para a pessoa que você esta evangelizando. Em caso de não saber a resposta de uma pergunta, seja sincero, diga que não sabe, mas que vai pesquisar. Afinal se você não tem convicção de sua salvação, você não está em condições de testemunhar.
  • Estar enraizado na doutrina dos Apóstolos (Atos 2,42) – É fundamental conhecer a Palavra de Deus; isto se queremos testemunhar com eficiência! O relato bíblico do encontro de Felipe com o eunuco etíope na estrada de Gaza (At 8:26ss) é um bom exemplo. “Como entenderei (as Sagradas Escrituras) se ninguém me explica?” – fala o eunuco a Felipe. As pessoas que não conhecem a Jesus ou que têm uma visão deturpada sobre Ele necessitam que as instruamos corretamente sobre a Palavra de Deus e na Palavra de Deus.
  •  Testificar de Jesus Cristo e não dar uma “doutrina” mas uma pessoa:

Uma testemunha relata como o Evangelho do Reino mudou a sua vida. Nada mais claro e direto, por exemplo, do que o testemunho do cego de nascença curado por Jesus segundo o relato bíblico em João 9:1-34: “…só sei que eu era cego e agora vejo…” Não podia ser contestado! Os escribas tentaram argumentar e polemizar, mas ele respondeu com clareza: “eu era cego e agora vejo” (Jo 9:25). As pessoas também não passam a crer em Jesus somente pela beleza de sua doutrina (existem muitas belas doutrinas em outras religiões e filosofias!). As pessoas crêem quando podem ver a prática da doutrina (da Palavra, da fé) e as evidências do poder de Deus na nossa vida. E Deus usa isto, através da ação do Espírito Santo, para mover o coração das pessoas em direção a Cristo.

QUE O ESPÍRITO SANTO NOS CAPACITE COM SUA UNÇÃO PODEROSA PARA TESTEMUNHARMOS A GRANDEZA DO NOME DE JESUS!

Texto de  Paulo Lockmann, com acréscimos meus.

Leave a Reply


7 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas