Quando a comunidade se coloca em oração (Atos 4,31)


“Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”.

Se existe um lugar aonde o Espírito Santo com toda certeza é derramado, esse lugar é a comunidade. Isso porque o Espírito Santo é dado para formar o corpo de Cristo, Ele é a alma da Igreja.  Dizia Santo Agostinho: O que a alma é para o corpo, o Espírito Santo é para Igreja.

– O Espírito Santo renova a Igreja a medida que Aviva seus membros.  Em Atos vemos que  a cada dia o Senhor acrescentava mais pessoas que eram salvas  ( veja Atos 2,47).

– O Espírito Santo assiste a Igreja, Ele é o personagem mais discreto e poderoso da Sagrada Escritura. Ele torna o cristo ressuscitado presente no meio de nós. Quando Jesus deu o mandato missionário a Igreja, o Senhor disse: Ide por todo o mundo e anunciai a Boa nova a toda criatura. Eles foram anunciar por toda a parte. E o Senhor os ajudava com os sinais que lhes acompanhavam (veja Marcos 16,15-20).

Esses sinais “curas, prodígios, milagres” sinalizavam que a gloria de Deus se fazia presente no meio da Igreja, era o Espírito Santo realizando a sua obra à medida que a Igreja se colocava em oração.

A comunidade primitiva experimentava grandes efeitos diante dessa vitalidade, que podemos ver em Atos 4,29-31

  • Os mesmos tinham uma profunda experiência com Jesus.
  • Os mesmos acreditavam nas experiências carismáticas.
  • Os mesmos eram tomados por uma coragem em anunciar a palavra de Deus.
  • Todos eram cheios do Espírito Santo.

Mas qual seria o segredo dessa comunidade?

O segredo era que os mesmos priorizavam a oração. Podemos ver em um momento anterior que os mesmos eram perseverantes em oração. (Atos 1,14) Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.

Hoje nos perguntamos porque os milagres não acontecem com tanta frequência como no início, a resposta é simples, falta-nos oração. O mesmo Espírito Santo que foi derramado há 2.000 anos é derramado hoje, mas o que nos falta é a abertura de coração que os apóstolos tinham.

Como desenvolver essa aberta de oração?

Rezando, não existe outra formula. Assim como só se aprende a nadar nadando, para aprender a rezar é necessário viver rezando diariamente.

Existem duas formas de oração: A oração pessoal e a oração comunitária.

  • A oração pessoal, é a oração que fazemos a sós, em intimidade com o Senhor.

Jesus ensinou os discípulos sobre a importância dessa oração (Mateus 6,6) Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo, e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.  Essa oração pessoal é insubstituível, devemos faze-la diariamente.

Para realizar a mesma é necessário, escolher um ambiente que promova silencio. Se programar com um tempo para essa finalidade, e se abrir diante do Senhor de forma espontânea. Falar com Deus, como se fala com um amigo.

  • A oração comunitária, é a oração que fazemos em dois ou mais pessoas em nome de Jesus. Sobre essa oração o Senhor fez uma grande promessa.

(Mateus 18,19- 20) Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Debaixo desses dessas duas formulas, existem vários tipos de oração. Quero falar  sobre alguns rapidamente:

  • Oração de ação de graças –  Essa é a oração que agradecemos a Deus por aquilo que Ele nos faz. Jesus fez essa oração, antes de ressuscitar Lazaro (João 11,41) Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste.
  • Oração de louvor – Essa é a oração que reconhecemos  quem Deus é: Santo, misericordioso, fiel, bom, amor, digno… Essa é a oração que mais agrada a Deus, o (Sl 22,4) diz: O santo de Israel habita no meio dos louvores do seu povo. O louvor atrai a glória de Deus, muitas vezes temos dificuldades para louvar porque somos imaturos na fé, como criancinhas que só sabem pedir.
  • Oração de intercessão – Essa é a oração que me coloco no lugar do outro em frente a Deus, para clamar por ele ou uma situação.  Podemos viver uma comunhão dos santos “intercedendo e recebendo intercessão continuamente”.
  • Oração de suplica – Essa é a oração que pedimos a Deus algo em favor de nossa salvação.  Podemos pedir a cura, libertação, que as portas se abram…
  • Oração de entrega – Essa é a oração que entregamos a Deus nossos fardos. A palavra do Senhor exorta: lançai sobre Ele toda a vossa preocupação, e Ele cuidará de vós ( 1 Pd 5,7).
  • Oração de adoração –  Esse é o estágio mais alto da oração, quando atravesso o limiar de nossa fé e somos absorvidos pela glória de Deus, Nesse estágio já não é necessário formular palavras, apenas saborear a presença.

A oração é a chave que abre as portas do céu. Se pedirmos, se batermos portas serão abertas, se procurar a Deus encontraremos… Tudo é possível pela força da oração.

Leave a Reply


3 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas