INTRODUÇÃO AO EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS

Curso Boa Semente – Confira nessa aula uma síntese da vida de São Marcos e uma abordagem de seu Evangelho.

Imagem relacionada

Leia mais…

  • Quem era Marcos o Evangelista?
  1. João Marcos (veja At 15.37) não era um dos doze apóstolos (Testemunhas oculares).
  2. Filho de Maria, uma viúva rica de Jerusalém, cuja casa estava aberta aos cristãos primitivos (At.12.12)

III. Ele era um jovem primo de Barnabé (Col 4,10) que servia de auxiliar na missão (Atos 13,5)

III. Durante a primeira viagem missionária por causa dos perigos enfrentados, Marcos se separou de Paulo causando uma grande discussão entre Paulo e Barnabé (Atos 15,36-40).

RESULTADO DESSA SEPARAÇÃO!

Aquela nuvem passageira não diminuiu e muito menos rompeu as relações fraternas. Com efeito, Marcos foi depois colaborador fiel de Paulo (2 Tm 4,11) e posteriormente Pedro, este escrevia de Roma, Marcos cuidava da evangelização juntamente com Pedro, o qual escrevia de Babilônia (‘ — Roma 1 Pd 5,13).

Diante das experiências acumuladas e da perseguição que a Igreja sofria pelo império Romano, Marcos que era  colaborador de Pedro na pregação do Evangelho, se tornou também o porta-voz e o intérprete autorizado na elaboração do Evangelho e segundo a tradição transmitiu-nos, a catequese do príncipe dos apóstolos, tal qual ele a ensinava aos primeiros cristãos, principalmente da Igreja de Roma.

Um fragmento de Papias, bispo de Hierápolis, na Frigia, pelos anos 110–130, conservado por Eusébio na sua História Eclesiástica (liv. III, fim), afirma expressamente, referindo-se às declarações do presbítero João: “Eis o que dizia o presbítero: — Marcos, tendo sido intérprete de Pedro, escreveu com exatidão, não, porém, de modo ordenado, tudo o que recordava das coisas que o Senhor disse ou fez”. O primeiro elo da tradição não é, portanto, Papias, e sim o presbítero João, que, segundo os melhores críticos, deve-se identificar com o apóstolo S. João. Outros elos dessa tradição temo-los nos testemunhos de Irineu, Justino, Clemente Alexandrino, Tertuliano, Origines etc., que nos relatam o pensamento autêntico das Igrejas dos primeiros séculos.

  • QUANDO FOI ESCRITO?

O Evangelho de Marcos é o mais antigo, provavelmente, entre os anos 50 e 54. Podemos, portanto, afirmar que Marcos escreveu o seu Evangelho depois do ano 54 e antes do ano 61, no período em que ele devia encontrar-se em Roma, junto com o apóstolo Pedro, como seu auxiliar na fundação da Igreja de Roma.

  • PARA QUEM FOI ESCRITO?

Para os Cristãos vindos do paganismo, de origem grega ou romana. Veja algumas evidências:

  1. Marcos revela a divindade de Jesus (filho de Deus) e não se preocupa em expor Jesus como o messias. Veja (Mc 1.1).
  2. Marcos traduz palavras que seriam desconhecidas para os romanos [3,17; 5,41; 7,11; 1436];
  • Marcos dá explicações quanto aos costumes judeus [7,2-4; 15,42]),
  • QUAL O PROPÓSITO FOI ESCRITO?
  1. A PERSEGUIÇÃO: Aqueles que foram testemunhas das pregações de Jesus em via oral estavam desaparecendo então Marcos organizou os ensinamentos que recebeu e organizou em seu Evangelho.
  1. PARA RESPONDER AS CRISES DE FÉ DA COMUNIDADE:

Respondendo duvidas frequentes e ao mesmo tempo organizou uma manual de impulso missionário e expansão da Comunidade. Marcos tinha o desejo de re-evangelizar a Comunidade em crise, por isso voltou às origens de tudo que Jesus ensinou.  Marcos queria mostrar a comunidade que estava sofrendo a perseguição que o mesmo caminho que Jesus passou a comunidade também deveria passar  (veja Marcos 8,34), revelando que o seguimento de Jesus não era um engajamento político ou algo fácil.

Feitas essa breve explanação da vida de Marcos e os meios que influenciaram a escrita do Evangelho inspirado pelo Espírito Santo de Deus, vamos fazer um resumo da didática de Marcos no Evangelho:

  • Eis um resumo esquemático do Evangelho de Marcos:

Primeiramente Marcos apresenta Jesus como o filho de Deus (veja Marcos 1,1). Se Jesus é o filho de Deus Ele precisa manifestar as obras de Deus, grande parte do Evangelho de Marcos é dada a ênfase na autoridade de Jesus: Curas, milagres, exorcismos. Uma forma clara de revelar que Jesus não foi uma teoria, mas algo concreto, o Senhor da história (veja Mc 4,41).  Marcos de forma didática apresentou a vida pública do Senhor.

  • Conteúdo Geral – Palavra chave caminho (discipulado):

Marcos reuniu diversas tradições que a Comunidade conservava a respeito de Jesus:  Milagres, exorcismos, parábolas e outras  palavras de Jesus. Organizou esses relatos mais os adquiridos nas pregações de Pedro de forma simples:

Jesus depois do Batismo no rio Jordão, proclama a Boa nova anunciando a chegada do reino de Deus, primeiro na região da Galiléia, depois (a partir de 10,1) subindo para Jerusalém, onde entra em conflito com as autoridades e morre na cruz.  Nesse caminho, ele suscita admiração pela palavra que profere com autoridade, e não como os escribas (Mc 1,22), Palavra que é confirmada com milagres: Quem é este que até o vento obedece? (Mc 4,41).

Aos que descobrem que ele é o messias, enviado de Deus, Jesus os proíbem de revelar (Mc 1,34; 3,12…) pois antes do fim do caminho é impossível entender em que sentido Jesus é messias filhos de Deus.   Pela metade do caminho, Jesus pergunta: E vós quem dizei que eu sou? Pedro responde: Tu és o Cristo, messias (Mc 8,29).

A partir daí, Jesus tenta mostrar que é um Jesus diferente: Não é o messias esperado pelos judeus, um messias político, mas o Servo Sofredor de Isaías 53, Mc 10,45.

Aqueles que desejam segui-lo nessa caminhada (Discipulado) devem estar preparados para sua paixão.

  • No fim desse caminho Marcos aborda três realidades:
  1. A proclamação do militar Romano (Mc 15,54), Este verdadeiramente é o filho de Deus.
  2. A ressureição (Mc 16)
  • Novo inicio para Comunidade a partir da Galileia.
  • TEMAS ESPECIFÍCOS:
  1. O Evangelho Querigmático –

Marcos como nenhum outro revela o primeiro anuncio (Querigma). Marcos revela claramente a Pessoa de Jesus (vida, missão e obras) Anuncio que a Igreja é chamada a pregar para promover o primeiro impacto da conversão.

  1. O temor diante da Santidade de Jesus: Jesus é Deus, e manifesta essa realidade através de obras extraordinárias (Exorcismos, milagres, curas).
  1. O reino de Deus presente – (Mc 12,34) O reino se estabelece no coração, Jesus não veio trazer um reino politico exterior.
  2. O segredo messiânico (cf Mc 9,9) – É impossível compreender quem é Jesus, sem conhecer a sua obra por completa: Morte e ressureição ( Veja 1 cor 15,12-17).
  3. O filho do homem o servo sofredor (Mc 10,45)
  4. Jesus veio para servir – E para dar a vida pelo resgate de muitos –

A partir dessa realidade Jesus envia a Comunidade RE-EVANGELIZADA para a missão: (Mc 16,15) Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura.  A comunidade na fé é configurada ao Cristo que veio para servir e dar a vida por resgate de muitos.

Você sabe o que é um profeta, sua missão e características? Confira o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=wv3quGdJ1ZI

Que Deus o abençoe a paz e pentecostes!

Leave a Reply


7 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas