Faz sentido abrir a Bíblia aleatoriamente para encontrar respostas?

Estava no presídio em uma Evangelização uma detenta me procurou e perguntou: – Posso abrir a Bíblia de forma aleatória e ler um versículo?

Eu brinquei com ela e disse:  E se você abrir o Evangelho de Mateus 27,5: “E ele jogou as moedas no Santuário, saiu e foi se enforcar”. Leia mais…

Imagem relacionada

Será que Deus estaria te mandando enforcar-se? Ela me disse: – Mas quando abro a Bíblia em algo que não gosto eu mudo o versículo e procuro outro de bençãos.

O fantastico mostrou a história de um pastor que lendo a Bíblia teve uma revelação para uma mulher casada de sua Igreja: Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: “Vá, tome uma mulher adúltera…  (Oséias 1,2 a).  O mesmo entendeu: vá, tome uma mulher e adultera com ela. Então o pastor deitou-se com a mulher casada e a engravidou, em Nome de Deus. O caso repercutiu em caso nacional.

Esse texto revela o perigo de lermos um texto de forma fundamentalista, supercial sem analisar de forma séria, muitos homens caem em descredito e até mesmo em ridiculo por buscarem a vontade de Deus de forma equivocada.

Por mais que nossa  intenção possa ser correta ao ler a Bíblia de forma aleatória, a mesma demonstra uma triste imaturidade espiritual, a busca por algo que me satisfaça e não que revele a vontade de Deus em sua totalidade. A Bíblia não é um livro mágico, uma loteria de bençãos e maldições, mas contém a revelação de Deus aos homens. Uma revelação progressiva, dentro de uma história, que culmina em Cristo, morto e ressuscitado por nós que dá o seu Espírito Santo e fala conosco em situações concretas da vida e nos monstra o caminho a andar para nossa salvação.

Por isso não devemos ler a Sagrada Escritura de forma superficial, mas deve-se considerar o contexto, em clima de oração e feita em comunhão com a Igreja, pedindo, em caso de necessidade, a cooperação de alguém que busque uma formação mais sólida  evitando atos supersticiosos.

Como ler a Bíblia?

Não existe uma forma única, temos em nossa Igreja que nos ensina a ler através da liturgia diária, podemos ler como forma de estudo lendo os livros de forma completa, começando sobretudo pelos Evangelhos, podemos escolher um livro, ou um capitulo lendo em espirito de oração. Mas nunca em forma de superstição, ao ler considere o magistério da Igreja e peça o dom dos discernimento dos espiritos para descobrir se realmente é Deus quem fala ao seu coração ou até mesmo o diabo.

Quando você for ler a Bíblia, faça três perguntas:

a) O que o texto diz? b) O que o texto me diz? c) O que eu respondo ao Senhor?
Que Deus te abençoe a paz em Cristo Jesus!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply


4 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas