O LIVRO DOS SALMOS

O livro dos Salmos é um conjunto de 150 poesias compostas pelo antigo Povo Eleito para rezar a seu Deus. No original hebraico, esse livro chama-se “livro dos hinos”, mas nem sempre se trata propriamente de hino no sentido estrito. O nome “salmos” vem de tradução grega (LXX). A palavra grega psalmos, indica a música tocada num instrumento de cordas chamado psaltérion, semelhante à lira e usado no acompanhamento dos hinos. Na Bíblia, significa o tipo de poesia religiosa que corresponde a mizmor, termo hebraico que aparece no cabeçalho de 57 salmos.

Os salmos foram compostos em diferentes épocas da história de Israel, por vários autores, e estão colocados na Bíblia sem ordem lógica nem cronológica. Há, no entanto, salmos de caráter idêntico, reunidos em pequenas seqüências, como os salmos de romaria (salmos 120-134).

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O livro de Salmos é com certeza um dos mais belos e importantes livros da Bíblia. Muitos de seus textos são inspirações para canções, livros, poemas, sermões e etc. Onde se fala da vida e da espiritualidade do povo de Deus.

Características do Livro

O livro de Salmos possui pelos menos 9 características principais, que o distinguem, são elas:

1. É o maior livro da Bíblia, com 150 capitulos, e tem o maior numero de versiculos em um unico capitulo, Salmo 119  tem 176 versículos.  E também tem o menos capitulo, o Salmo 117 com apenas 2 versículos.

2. É o livro de cânticos  dos hebreus, além disso é o livro mais lido e querido do Antigo Testamento;

3. A expressão “Aleluia”, (louvai o Senhor) aparece 28 vezes na Bíblia Sagrada, sendo que 24 delas é no livro de Salmos;

4. É um livro único na Bíblia Sagrada, no que se refere ao relacionamento entre o ser humano e Deus. As múltiplas expressões de emoções referentes a ambos é algo extraordinário.

5. Ao ler o livro de Salmos, percebemos que metade deles são orações de fé em tempos de dificuldades;

6. Nenhum outro livro é tão citado no Novo Testamento quanto este;

7. Possui o maior número de capítulos mais lidos da Bíblia, no mundo e ao longo da história, são os Salmos: 1, 23, 24, 34, 37, 84, 91, 103, 119, 121, 139 e o 150;

8. O Salmos 119 possui características únicas. Além de ser o maior, é o mais completo no que se refere ao amor do ser humano a Palavra de Deus;

9. O estilo literário utilizado na composição dos Salmos, é o paralelismo. Ele utiliza muito mais a ritmo do pensamento do que a rima ou a métrica. Isto faz com que os Salmos sejam traduzidos em diversos idiomas sem apresentar problemas.

ASPECTO GERAL:

1)      Divisão e numeração:

À imitação do Pentateuco formado por cinco livros, também os Salmos se agrupam em cinco livros; 1) 1-41; 2) 42-72; 3) 73-89; 4) 90-106; 5) 107-150. Cada livro termina por uma doxologia, isto é, uma aclamação de louvor a Deus.

Ao serem traduzidos para o grego, dois salmos foram divididos ao meio e outros, quatro foram reunidos dois a dois, criando uma numeração diferente, quase sempre uma unidade atrás da original. A correspondência das duas numerações é visualizada no seguinte quadro:

Hebraico Grego
1-8 1-8
9-10 9
11-113 10-112
114-115 113
116 114-115
117-146 116-145
147 146-147
148-150 148-150

Nas nossas traduções, a numeração hebraica aparece sem ( ), e a grega esta inserida nos ( ).

2)      Os Cabeçalhos:

Os Cabeçalhos dos Salmos são muito antigos e para os tradutores gregos às vezes não eram fáceis de entender. Os Cabeçalhos não são os títulos temáticos que nas edições modernas da bíblia encimam os salmos. Normalmente eles aparecem em itálico ou entre colchetes nas bíblias modernas indicando que não devem ser lidos nas proclamações. As bíblias protestantes não os incluem na numeração dos versículos por isso pode haver defasagem do numero nos vv. seguintes.

Os Cabeçalhos exprimem o nome da pessoa que fez o salmo ou à qual ele era atribuído (os principais autores seriam então Davi com 73 salmos, Asf com 12 e os filhos de Coré com 11. Chegou-se a atribuir a Davi o saltério inteiro, como toda a Lei foi atribuída a Moises e toda a literatura Sapiencial a Salomão). “Davi é também chamado em 2 Sm 23,1 : o cantor dos salmos de Israel” e certamente foi o iniciador de um movimento poético e litúrgico. Mas a poesia hebraica existia bem antes dele, como se pode ver p. ex. pelo cântico de Moisés (Ex 15). Em 1 Cr 15,16-19 aparecem os nomes de Asaf, Etã, emã, que são também salmistas. O caráter do salmo, seu gênero literário, anotações musicais, o instrumento que acompanhava o tom, a melodia com a qual era cantado. É bom ter presente que os salmos foram feitos para serem cantados e não simplesmente rezados ou recitados. O uso litúrgico do salmo também variava conforme a ocasião ou dia…

3)      Estrofes, salmos alfabéticos:

A divisão em estrofes não faz parte do texto original, ma foi acrescentada na tradição ulterior para facilitar a recitação. Alguns salmos (9-10, 25, 34, 37, 11, 112, 119, 145) são alfabéticos, isto é, inicia cada estrofe com as sucessivas (22) letras do alfabeto hebraico. Como porem, isso não transparece na tradução e, em diversas épocas, a divisão alfabética sofreu corruptelas.

4)      Gêneros:

Os salmos são um diálogo do povo de Deus do AT com Aquele que é seu libertador, criador, refúgio e proteção. Neles a alma israelita exprime seus sentimentos: louvor, adoração, alegria, angústia, confiança, súplica, aflição, arrependimento e até mesmo a ira e a imprecação. Daí a possibilidade de separarmos os salmos em determinadas categorias. Mas nem sempre o pensamento do autor segue um caminho único: muitas vezes num mesmo salmo os sentimentos e as formas se sucedem, dificultando uma classificação precisa. Podemos, no entanto, considerar ao menos como aproximativa a seguinte classificação:

  1. a) Os Hinos: louvam a majestade do Senhor, manifestada na natureza e na história de Israel. Dentro dessa classe, se destacam os grupos menores: 1) Os salmos do Reino, que proclamam a realeza de Deus sobre a terra; 2) os cânticos de Sião, que exaltam Jerusalém e seu Templo; 3) os salmos de Aleluia (113 – 118) cantados, sobretudo na Páscoa (a palavra alelu-ia significa exatamente “louvai o Senhor”)
  2. b) As súplicas: que descrevem para Deus os males do momento, pedindo salvação. Conforme se trata de um mal que aflige o individuo ou a nação, distinguem-se: 1) súplicas coletivas; 2) súplicas individuais, nesta categoria se enquadram os salmos de lamentação, para os dias de jejum e penitência e ainda sete salmos chamados penitenciais, desde Santo Agostinho (6, 32, 38, 51, 102, 130 , 143). Exprimem a consciência do pecado, com um pedido de perdão.
  3. c) Ações de graças: que agradecem a Deus pela salvação obtida, são também subdivididas em coletivas e individuais.
  4. d) Sapienciais: que meditam a Lei, e ensinam como seguir os caminhos de Deus. Alguns desses (37, 49, 73) refletem sobre problema da pessoa que sofre sem ter cometido o pecado. O salmo 119 é uma longa meditação sobre a Palavra de Deus, nele, cada grupo de 8 versículos começa com a mesma letra em ordem alfabética. Esse salmo, junto com o 9, 25, 34, 111, 112, 145, compostos de modo semelhante, chama-se justamente alfabético; é um artifício que reaparece mais vezes na poesia hebraica, p ex. Pr 31,10-31 e Lamentações.
  5. e) Salmos de caráter mais Litúrgico, nos quais se fala de procissões e sacrifícios, oráculos e bênçãos – p ex o 15, 24, 68, 95. Forma uma classe especial os “salmos de romaria” cantados por ocasião das peregrinações a Jerusalém nas festas religiosas: salmos 120 a 134.
  6. f) Os salmos Históricos: que rezam a Deus com os fatos da vida e do passado de Israel, meditando-os para deles tirar lições de vida: 78, 105, 106.
  7. g) Salmos Régios ou Messiânicos: aqueles que vêem na pessoa do rei um representante de Deus, encarregado de salvar o povo. Porque essas esperanças não se realizaram no presente, eram projetadas para o futuro, para um enviado de Deus, que haveria de ser um outro Davi, rei justo e poderoso. São os salmos 2, 20, 21, 45, 72, 89, 110, 132.
  8. h) Há um alista de salmos chamados de Imprecatórios (35, 55, 58, 59, 69, 79, 83, 94, 109, 137, 140. Por conterem expressões de vingança contra os inimigos. Para entendê-los é preciso recordar o tempo e a cultura onde nasceram. A revelação do Primeiro Testamento é provisória, é uma preparação para o Segundo e não tinha alcançado a perfeição desta. Não era muito clara a esperança na vida futura; achavam que os mortos iam todos para um mesmo lugar, a mansão dos mortos, lugar de silêncio e letargia; portanto só nesta vida é que tinha vez à justiça divina. A linguagem dos orientais é mais apaixonada que a nossa. E no Oriente antigo a maldição era considerada como meio de legitima defesa. Os inimigos do povo de Deus são também inimigos de Deus, que desafiam a sua justiça. O salmista quer mostrar exatamente quanto confia nesta justiça que tarda, mas não falha.

5) Lista de classificação dos salmos:

  1. a) agradecimento coletivo: 66, 75, 85, 107, 124, 126.
  2. b) agradecimento individual: 9, 18, 30, 34, 92, 115, 116, 120, 138.
  3. c) cânticos de Sião: 46, 48, 76, 84, 87, 122, 137.
  4. d) confiança: 3, 4, 11, 16, 23, 27, 62, 63, 71, 91, 121, 125, 129, 131.
  5. e) denúncia profética: 50, 58, 82.
  6. f) hinos: 8, 19, 29, 33, 65, 67, 96, 100, 104, 111, 113, 114, 117, 135, 145, 146, 147, 148, 149, 150.
  7. g) históricos: 78, 105, 106.
  8. i) litúrgicos: 24, 68, 81, 95, 118, 134, 136.
  9. j) penitenciais: 6, 32, 38, 51, 102, 130, 143.
  10. l) régios: 2, 20, 21, 45, 72, 89, 110, 132.
  11. m) salmos do Reino: 47, 93, 97, 98, 99.
  12. n) sapienciais: 1, 15, 36, 37, 49, 52, 73, 101, 112, 119, 127, 128, 133, 139.
  13. o) súplicas coletivas: 12, 14, 44, 53, 60, 74, 79, 80, 83, 90, 123, 144.
  14. p) súplicas individuais: 5, 7, 13, 17, 22, 25, 26, 28, 31, 35, 39, 41, 42, 43, 54, 55, 56, 57, 59, 61, 64, 69, 70, 77, 86, 88, 94, 108, 109, 140, 141, 142.

Fonte:  Cf BÍBLIA SAGRADA, Tradução da CNBB. Edições CNBB.

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