Aprendendo com a prostituta Raab (Josué 2)

Percebemos em toda Bíblia que o Senhor não faz acepção de pessoas, Ele usa quem quer, como quer e quando quer, tudo para que possamos saber que quem faz é Ele e não os seus preciosos escolhidos. Deus escolhe as coisas fracas do mundo para confundir os fortes, os nossos pensamentos não são os seus pensamentos que estão infinitamente acima dos nossos.

Imagem relacionada

É o que veremos nessa meditação, Deus usa de uma prostituta para trazer vitória a uma nação. Texto base: Josué 2,1-24. Confira na íntegra!

Contexto:

O livro de Josué é chamado livro das conquistas. Isso por que Josué foi chamado por Deus para liderar Israel durante a conquista da terra prometida após a morte de Moisés. Os Israelitas já deveriam estar instalados na terra de Canaã, mas por causa da infidelidade eles demoraram séculos para tomar posse da terra, só no Egito escravizados os Israelitas ficaram por mais de 400 anos, nesse tempo varias tribos pagãs se estabeleceram, enraizaram e fortaleceram apropriando da terra prometida por Deus.

Para que Israel tomasse posse da terra prometida era necessário vencer todos os inimigos que espreitavam seus caminhos conforme avançavam.

Nesse intuito Josué a exemplo de Moisés manda que dois de seus melhores homens faça uma excursão, se disfarçando de peregrinos na terra de Jericó. Ser um espião naquela época era uma missão bem arriscada, uma vez descobertos os espiões eram mortos ou escravizados.

Esses dois espiões debaixo de muita unção e coragem, decidem entrar em Jericó, e logo são percebidos (v,2) começa uma perseguição, mas esses dois homens enviados por Deus para essa missão, inteligentemente entram na casa de uma prostituta. Essa prostituta se chamava Raab.

Raab era uma mulher que vivia totalmente a margem da sociedade. Naquele tempo os pagãos cultuavam deuses da fertilidade, em seu culto as prostitutas eram oferecias em orgias aos deuses.

Uma prostituta era uma mulher sem vínculos familiares, esposo, pais, irmãos, as mesmas eram expulsas de seus lares e viviam em total exclusão. Raab viviam nas encostas das muralhas (v,15) um lugar onde ninguém queria morar, pois nesse lugar ficavam as meretrizes.

Quando os espiões enviados por Josué foram descobertos e começaram a ser perseguidos, eles entraram na casa de Raab.

 Raab naquele momento tinha dois homens de Deus em suas mãos, ela poderia entrega-los, poderia até mesmo pedir uma recompensa por ambos, mas por incrível que pareça os acolheu de todo coração. 

Quando os soldados furiosos entraram em sua casa perguntando onde estavam os dois Israelitas, Raab mentiu, dispensando os soldados para que os mesmos não fossem aniquilados.

Até mesmo os dois Israelitas não acreditaram, e mesmo antes de perguntarem, Raab revelou os segredos que estava em seu coração:

(Js 2.9-13) “Eu sei que o Senhor vos entregou esta terra, sei que o terror se apoderou de nós e que todos os habitantes do país tremeram diante de vós. Ouvimos dizer que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho à vossa frente, quando saístes do Egito. Ouvimos também o que fizestes aos dois reis dos amorreus do outro lado do Jordão, Seon e Og, os quais votastes ao extermínio. Quando ouvimos isso, tivemos grande medo, nosso coração desfaleceu e todo o mundo perdeu o alento por causa de vossa presença, porque o Senhor vosso Deus é Deus lá em cima no céu e aqui embaixo na terra. Agora, jurai-me pelo Senhor que, assim como eu tive misericórdia de vós, vós tereis misericórdia com a casa de meu pai. Dai-me um sinal seguro de que salvareis meu pai, minha mãe, meus irmãos e minhas irmãs e todos os seus bens, livrando-nos da morte”.

Raab revelou um grande temor e uma grande admiração ao Deus dos Israelitas, um Deus totalmente diferente de seus falsos deuses, que não tinham poder para fazer nada por ela.

Ela entendia que toda força e todas as vitórias dos Israelitas não estava centralizada em suas capacidades humanas, mas no braço deste Deus todo poderoso. “Com uma só tacada” ela foi usada pelo Senhor para dois propósitos: a) Fortalecer as convicções dos Israelitas, segundo a promessa de Deus feita a Josué (cf Js 1,9). 

  1. b) Para revelar todo o trabalho que os espiões deveriam ter, sem precisar correr o risco de conhecer toda a cidade, os mesmos já tinham o conhecimento do fator mais importe: A cidade de Jericó estava em pânico, mediante a presença dos mesmos.

Sabemos que uma nação atemorizada facilmente é vencida. Essa noticia revigorou os Israelitas para conquistar a cidade de Jericó. 

Raab em troca de tão preciosas informações pediu apenas uma coisa: (v.12) A salvação de sua família.

Os Israelitas fizeram um acordo com Raab e prometeram salvar a sua casa de toda aniquilação que viria sobre Jericó, e deixaram em sua casa um sinal para que na invasão sua casa não fosse exterminada: Que fosse presa a janela de sua casa um cordão de escarlate, um cordão de cor vermelha muito vivo (v,17).

Por causa desse cordão vermelho, no capitulo seis de Josué quando Israel entrou e aniquilou toda a cidade de Jericó, apenas a casa de Raab foi poupada.

(Josué 6.17) A cidade, com tudo o que nela houver, seja votada ao interdito em honra do Senhor. Sejam poupados apenas Raab, a prostituta, e todos os que com ela estiverem em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos.

Assim Raab trouxe a Salvação não só para sua vida, mais para toda sua família.

Algumas lições que podemos aprender com a história de Raab:

1ª Deus escolhe pessoas imperfeitas para por em prática o Seu plano perfeito. (Por isso Deus escolheu você!).

2º Deus leva em conta o que fazemos por amor. Deus levou em conta o que Raabe fez pelos espias. Fé expressada pelas obras (cf Tg 2,17).

3º As nossas obras são fundamentais, mas a salvação vem pelo sangue de Cristo derramado na cruz. O escarlate preso à janela foi o que poupou sua família da destruição.

4º O temor é principio do conhecimento e da Salvação. Raab se converteu quando começou a temer o Deus de Israel.

5º Vale a pena se ariscar para viver o plano de Deus. Raab é reverenciada como uma heroína da fé (cf Hebreus 11.31), Mateus.1,5/  Tiago. 2,25.

6º Por meio de nossa fé, Deus pode trazer Salvação para toda nossa família (cf Atos 16,31).

7º Os planos de Deus são maiores e melhores que podemos imaginar:

A bíblia narra que pela atitude de Raab, toda sua família foi salva. Raab se converteu e entrou na família de Deus, casando-se com Salmon, principe de Judá. Assim foi mãe de Boaz, marido de Rute. Avó de Davi, rei de Israel, e por consequência antecedente de Jesus, o messias, filho de Deus.

Que possamos hoje nos espelhar em Raab que não ficou presa em seu pecado mas acolheu a salvação que vem de Deus, uma vez que já acolhemos essa salvação façamos de tudo para que toda nossa família esteja debaixo da mesma graça; Aleluia!

Leave a Reply


3 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas