OS CARISMAS
Os carismas são manifestações do Espírito Santo, que age de tal maneira que sua presença se toma visível, audível, evidente. Como não se poderia ter a impressão de `tocar’ o Espírito Santo na interpretação de um canto em línguas, que nos pertite `aspirar’ a brisa de sua presença? (…)
confira essa breve reflexão na íntegra! leia mais…
Assim, cada um se constitui em membro da assembléia personalizada e única, por meio de um ou mais carismas que o Espírito Santo lhe dá. Uma assembléia não será carismática se cada indivíduo não se abandonar às iniciativas do Espírito Santo que nele se manifestam, atrevendo-se a se expressar exatamente como se sente movido no interior de si mesmo.
Pelos carismas distribuídos a uns e a outros, conforme o desejo do Espírito Santo, é como se toda a assembléia encontrasse a si mesma. De maneira particular, a assembléia constata haver-se purificado gratuitamente do arreigado individualismo que é o veneno de nossa sociedade.
De fato, a assembléia é vivida, como uma ‘visitação’: cada um se regozija do dom que recebe através do carisma daquele que está ao seu lado, cada um se alegra pela acolhida que todos dão ao seu próprio carisma. Assim, os corações se dilatam se transformam em ação de graças, porque sentem o dinamismo do Espírito Santo que se manifesta por esta sucessão de carismas”[1].
Os carismas não são tanto um elemento característico da Renovação Carismática, quanto são um elemento essencial. Por isso lhes é reservado um tratado especial. “Um dos méritos da Renovação Carismática é recordar (…) a importância dos carismas na vida da comunidade cristã e dos seus membros. Sua presença na Igreja não é insólita ou acessória. É uma de suas características essenciais (…) Os carismas são auxiliares indispensáveis da caridade (…), seu papel pode ser resumido em uma única palavra: serviço”.[2]
- Os principais textos que contêm listas de carismas
lª carta aos Corítios12,4-11 e 27-28
Carta aos Romanos 12,4-8
Carta aos Efésios 4,7-11
1ª carta de São Pedro 4,10-11
Outros carismas são mencionados nas Escrituras. E está claro que as Escrituras não são listas exaustivas, mas representam mostruários de uma quantidade admirável de carismas que o Espírito Santo provoca conforme as necessidades da Igreja. Indicam a grande diversidade de maneias de Deus agir na sua Igreja. Em suma, sua finalidade é aproximar o homem cada vez mais do Criador.
[1] Juanes, Benigno sj, in Que é a Renovação Carismática Católica, Edições Loyola, p. 101, 1994
[2] A Renovação Carismática, Bispos canadenses, “Mensagem a todos os católicos canadenses”, Ottawa, 28 de abril de 1975, n. 14-15.
continua…..