Neemias e a reconstrução de Jerusalém!

O projeto de reconstrução foi iniciado pelo decreto do rei Persa Ciro que venceu o rei Babilônico dando legalidade aos Israelitas para “(RE) CONSTRUIR” o templo e as muralhas de Jerusalém. De inicio essa construção foi iniciada pelo príncipe Zorobabel e o Sacerdote Josué com a reconstrução do altar e templo, no contexto do livro de Neemias mais de setenta anos já haviam se passado. Agora Neemias trabalha consolidando o projeto iniciando a reconstrução das muralhas. Confira esse breve resumo na integra!

Resultado de imagem para Neemias e a reconstrução de Jerusalém!

Leia mais…

Estamos vendo no contexto dos livros de Crônicas e Esdras que os reis persas Ciro e Artaxerxes, entre outros tinham um grande interesse na reconstrução do templo, mas qual era esse motivo?

Em meados do século V a.E.C., o Império Persa passava por um período de turbulência política. Em 465, o sátrapa (governador das províncias) do Egito aproveitou essa instabilidade para rebelar-se contra o poder central. Somente em 455 a.E.C., o Egito foi novamente subjugado pelo poder imperial. Assim, era de interesse dos persas fortificar Jerusalém, para que pudesse servir de fortaleza militar em caso de novas tentativas de libertação. Era estratégico ter um forte militar na região para barrar qualquer ameaça não só dos egípcios, mas especialmente dos gregos que já representavam um perigo.  O projeto de reconstrução das muralhas de Jerusalém deve ser compreendido dentro desse contexto.

O projeto de reconstrução das muralhas foi patrocinado pelo império, assim compreendemos as indicações de Esdras e Neemias que eram homens de confiança do rei que tinha suas motivações politicas, considerando-se as recentes rebeliões havidas, era importante ter na região um súdito leal ao rei. Neemias de copeiro do rei se tornou governador em Jerusalém pelo rei Artarxerxes.

O nome Neemias significa (“YHWH consola/conforta”). Neemias era um Israelita que vivia sobre o domínio do império persa longe de sua pátria. Mas como a mão de Deus estava com ele, o mesmo foi abençoado e se tornou copeiro do rei (cf Nm 1,11). Os mesmos tinham em sua principal função experimentar as bebidas do rei para protegê-los de envenenamento, por causa da fidelidade e proximidade muitos se tornavam amigos íntimos do rei.

Foi o que aconteceu com Neemias que ganhou a confiança do mesmo, conseguindo  cartas de recomendação e o suplemento para restaurar as muralhas de Jerusalém (cf Nm 2,7-8). Com essa missão Neemias se tornou governador da província de Jerusalém.

Neemias é destacado como protótipo de liderança Cristã, quero colocar alguns elementos:

1º Neemias era um homem de oração – (Nm 1,4).

2º Neemias tinha zelo pela obra de Deus (Nm 1,3).

3º Neemias agiu, não ficou apenas rezando, mas tomou a decisão de iniciar a obra de restauração  (Nm 3,17).

4º Neemias não parou por causa das adversidades ( Nm 3-6).

5º Neemias não agiu sozinho, mas em comunidade (Nm 4).

6º Neemais colocou seus próprios recursos na obra (Nm 5,14-19).

Podemos resumir sua missão em três pontos:

  1. Reconstruir as muralhas da cidade: Com a reconstrução das muralhas de Jerusalém, Neemias recuperou mais um símbolo da identidade da comunidade judaica. Apesar de ter de enfrentar grupos que resistiram, não houve que conseguisse impedir a conclusão do projeto que tinha o apoio do imperador.
  2. Reorganizar as famílias e repovoar a cidade: Essa medida administrativa tinha em vista a transferência da capital da província de Judá de Masfa para a cidade santa.
  3. Garantir o sustento do pessoal responsável pelo culto: que eram os sacerdotes sadoquitas, os sacerdotes levitas, os cantores e os porteiros do templo (cf Ne 12,44-47).

Para encerrar essa chave de leitura destaco o capitulo 8, onde encontramos a solene promulgação da lei, onde os Israelitas foram instruídos pelo Sacerdote Esdras, os Levitas e o governador Neemias dizendo:

(Nm 8,10) E disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e dai porções aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não é dia de luto, pois a alegria do Senhor será a vossa força”.

Quando voltamos para a vontade de Deus, o Senhor se alegra! “Há mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que noventa e nove justos que não precisam de conversão” instituir o culto, a lei, o templo, garantiriam novamente a Israel a força para vencer todos os inimigos tendo prosperidade e paz sobre a terra. Aleluia!

Que sejamos esse Neemias nos dia de hoje, reconstruamos as muralhas de nossa nação.

Leave a Reply


9 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas