RESUMO DOS LIVROS 1º e 2º REIS
Os livros de 1º e 2º Reis são uma continuidade aos livros de 1º e 2º Samuel, ao qual encontramos dentro do período histórico uma transição do período dos juízes para a monarquia em Israel.
confira íntegra
Basicamente vamos ver três tipos de ungidos de Deus nesses livros: Os sacerdotes, os profetas e os reis. O que a Igreja proclama como múnus profético de Cristo (o messias), Jesus é profeta (Anuncia a palavra de Deus), Jesus é rei (veio estabelecer o reino de Deus); e Jesus é sacerdote (Ele é o único mediador entre nós e Deus). No Batismo recebemos de Cristo esse múnus profético.
- Desses três tipos dois se destacam: Os reis e os profetas.
– Os reis tem a função de governar e fazer que as leis instituídas por Deus sejam observadas.
– Os profetas tem a função de serem guardiões da aliança. Eles anunciam as bênçãos quando a nação é fiel a aliança (prosperidade e paz), mas também denunciam a idolatria e anunciam os castigos (as consequências do pecado).
Vamos ver nesse contexto um grande conflito entre os reis e os profetas, quando os denunciam os famosos “ais” de Deus.
- Personagens principais:
O rei Salomão ( 1 Reis 1 -11) Salomão era filho de Davi, com a morte da lâmpada de Israel assumiu o trono em seu lugar. Salomão ainda criança teve uma experiência profunda com o Senhor, e agradou o coração de Deus quando não pediu riquezas, mas um coração sábio para poder governar. (cf 1 Rs 3.9-14), vale a pena você ler esse capitulo. Salomão se tornou o homem mais sábio do mundo e aumentou sua dinastia imensamente.
Nos capítulos 6-8 construção do templo de Salomão. Deus deseja fazer morada no meio do povo, Ele é Emanuel Deus conosco, uma prefiguração para a plenitude quando nós seríamos o templo de Deus (cf 1 Cor 3.16).
No capitulo 11 temos uma tragédia em semelhança a seu pai Davi, Salomão no final de sua vida apaixonado e iludidos por mulheres pagãs caiu no pecado da idolatria, dessagrando o Senhor e levando Israel ao pecado.
No capitulo 12 temos um ponto crucial a divisão de Israel nos reino norte e sul.
Com a morte de Salomão houve uma grande revolta do reino norte que sofria maior exploração no reinado de Salomão, então os mesmos escolheram um novo rei Jeroboão. No reino sul o filho de Salomão Roboão se tornou rei,no reino sul ficaram duas tribos (benjamim e Judá) no reino norte as 10 tribos restantes.
O que vemos no restante do livro é a sucessão do trono: O reino sul teve 20 reis sucessores e o reino norte 19 sucessores. (Para não estender deixarei um link com os nomes e tempo em que cada um deles viveram).
Entre os profetas temos grandes profetas como personagens principais: Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Miquéias de jemla, Aías e a profetiza Hulda.
Lembre de como Elias foi perseguido por Acab o rei de Israel que sedento aos caprichos de sua esposa Jezabel uma mulher pagã adoradora de ídolos jurou a morte do profeta. (cf 1 Reis 18).
No capitulo II temos a sucessão do ministério profético de Elias, Eliseu é ungido com uma porção dobrada do Espírito e realiza inúmeros prodígios e sinais (2 Reis 1-8).
E também a queda da Samaria (2 Reis 17) onde situava a capital do reino norte em 722 a C. foram vencidos pelo reino da Assíria. E depois de 135 anos veio à queda do reino sul no ano 587 a C pelos Babilônicos (cf 2 Reis 24-25). Os mesmos foram deportados para Babilônia vivendo como escravos nas mãos do inimigos, esse foi o preço da infidelidade de não ouvir a voz dos profetas.
Espero que você tenha aprendido e assimilado esse assunto, continuaremos os estudos com as formações do curso Boa semente. A paz e pentecostes!