Reze pelo menos meia hora por dia!
Sabemos que todas as coisas em nossa vida estão passíveis ao desgaste se não houver manutenção e renovação constante. Não é diferente com nossa vida espiritual, o esforço que temos que realizar para cooperar com a obra do Espírito Santo em nós, esta sujeito a esfriar, esgotar, debilitar se não for renovado a cada dia. Por isso precisamos desenvolver uma vida de oração pessoal, confira essa reflexão na íntegra!
Existe um homem velho em nós, inclinado a perversões e desordens e o mesmo ganha força quando deixamos de nos alimentar das praticas espirituais, quando isso ocorre automaticamente o fervor do amor evapora como fumaça… “Tenho contra vós que abandonaste o teu primeiro amor” cf Ap 2.4. Por isso somos exortados a prevenção, superando essas dificuldades em nossa vida espiritual.
Por outro lado, há um chamado do Senhor para crescermos na graça e no conhecimento constantemente (cf 2 Pd 3.18). Para isso necessitamos do cultivo de uma vida interior, de recolhimento de “gastar tempo” contemplando a face do Senhor. É por meio do contato vivo e frequente com Jesus que crescemos na vida espiritual, nos tornando semelhantes a Ele pelos frutos do Espírito que realizam nossa santificação e no fortalecimento produzindo frutos por meio das experiências carismáticas.
Para isso somos chamados a ter uma vida de oração pessoal!
Existem vários tipos de oração, mas nada deve substituir a oração pessoal. E por meio dela que bebemos na fonte primária de toda revelação de Deus. Nela passamos de servos a amigos, de estranhos a íntimos, de empregados para filhos.
À medida que vamos recolhendo diariamente para estar a sós com Jesus, o próprio Senhor se revela a nós e mais nos relava a nós mesmos, uma vez que Ele nos conhece por inteiro (cf Salmo 138). Na oração pessoal descobrimos o nosso chamado, recebemos direção para decisões praticas do dia a dia, adquirimos o poder do Espírito Santo para realizar obras em nome de Jesus.
Poderia ficar horas, dias falando sobre a oração pessoal, mas nesse texto desejo fazer um pequeno apelo: “Reze pelo menos meia hora por dia!”. Sei que seu tempo é corrido, que suas atividades são muitas, mas lhe garanto: suas atividades ganharão mais qualidade e seus problemas se resolverão com mais facilidade se você dedicar todos os dias a ficar um tempo com Jesus.
No começo será difícil, virão tentações e desejos de desistência, nossa carne é marcada pelo pecado e inclinada para outros prazeres, mas com o passar do tempo coisas maravilhosas acontecerão em sua vida e acontecerá o oposto, será impossível ficar um dia sem a oração pessoal.
Fazer a oração pessoal é muito simples. Quero te dar sete dicas:
1ª Busque o recolhimento interior:
Escolha um lugar de silêncio, oração é dialogo de amor, você precisara do mesmo para falar e escutar as moções do Senhor que não grita, mas sussurra em nossos ouvidos.
2º Seja criativo:
Não fique preso a esquemas, você poderá iniciar ouvindo um louvor, lendo a escritura, meditando em um acontecimento que você viveu na semana, ou em um trecho de um livro, indo em uma capela, acendendo uma vela…
3º Seja espontâneo. Fale com Deus como você fala com seus amigos íntimos, conte seu dia, sonhos, tristezas, problemas, preocupações, se desejar louvar, louve! Se desejar pedir perdão pelos pecados, peça! Se desejar clamar o derramamento do Espírito Santo, não pense duas vezes.
4º Escute! Talvez essa seja a parte mais difícil da oração, mas é a mais importante, afinal uma palavra de Deus pode salvar sua vida. Treine os ouvidos, aguce os sentidos. Deus fala de varias formas, por meio de imagens, sentimentos, recordando acontecimentos, por meio de sua palavra, nos inclinando para algum tipo de oração… Mas saiba, Deus sempre fala, somos nós que não paramos para escuta-lo.
5º Tenha um horário fixo. Claro que toda regra tem sua exceção, mas a disciplina é fundamental para se criar um habito. Escolha em horário e se proponha ao menos ficar por meia hora, logo você verá os frutos.
6º Seja perseverante. Reze mesmo estando em pecado, triste, doente, desanimado… A oração não é sentimento, mas decisão do coração.
7º Anote em um diário detalhes relevantes da sua oração. Nele podemos ver nosso crescimento, recordar profecias, reivindicar promessas, ver como a mão de Deus foi nos conduzindo…
Que esse texto possa te motiva-lo. Comece com proposito e você verá que Deus também tem propósito especial com você!