Estudo da segunda Carta de João
Breve estudo da 2ª Carta de João, confira na íntegra esse breve estudo. A paz e pentecostes!
Síntese: A segunda Carta de João é um bilhete de amizade da parte do Ancião (ou presbítero) de um comunidade (a irmã eleita) do ultimo verso, dirigida a outra comunidade, a que ele quer bem e chama de “senhora eleita” titulo que se refere a eleição do povo de Deus.
O Ancião se mostra preocupado com os falsos mestres, que se apresentam à comunidade com um discurso que não promove a comunhão fraterna nem a pratica da justiça.
Datação – Especula-se que as Epístolas Joaninas tenham sido escritas depois do Evangelho. 2ª e 3ª João é curta demais para se prever sua datação.
A datação das epístolas joaninas é determinada pela datação do Evangelho de João. Se o Evangelho foi escrito antes, se supõe que as epístolas são bem antigas também. O Evangelho de João foi escrito provavelmente em meados dos ano 70 d.C. (justamente por não existir evidências da destruição de Jerusalém) e mais tarde publicado em Éfeso, quando João residiu por lá.
Apesar de existir autores que alegam que as epístolas foram escritas depois da perseguição no ano de 96 d.C. após a morte de Domiciano, quando a perseguição cessa e antes da perseguição de Trajano começar (110-117 d.C.).
A falta de reflexo de perseguição nas epístolas provavelmente se encaixaria melhor no período anterior a Domiciano. Portanto, conclui-se que estas epístolas de João foram escritas 70-90 ou derrepente na década 80-90 seria também bem provável.
Local da Composição
Assim como o Evangelho, a outra literatura joanina saiu da área da Ásia Menor, que tinha a cidade de Éfeso como um centro. A tradição mais antiga diz que foi em Éfeso.
Autoria
2ª e 3ª João foram escritos pelo mesmo autor sem sombra de dúvida. Elas usam a mesma linguagem. Existem muita discussão, mas a tradição afirma que foi o Evangelista João o discípulo amado.
Conteúdo
Essa Carta tem apenas treze versículos e parece ser uma extensão da exortação da primeira Carta Joanina:
a)exortando a perseverança no caminho da verdade. (2 Jo 1.4).
- a) A exigência do mandamento do amor. (2 João 1.5)
- a) a obediência ( 2 Jo6).
a)uma dura exortação sobre os falsos mestres que assombravam a comunidade (2 Jo 1.10).
Que Deus abençoe a paz e pentecostes!