Da morte a vida, tudo pode ser transformado pela  presença de Jesus!

A FILHA DE JAIRO (Mc 5.21-43)

Da morte a vida, tudo pode ser transformado pela  presença de Jesus!

Resultado de imagem para da morte e a vida

O texto fala de uma jovem que estava à beira da morte, quando Jairo aproxima de Jesus ele diz: “Minha filhinha está nas últimas. Esta jovem já era dada como morta para os familiares e amigos próximos, praticamente já velavam a mesma, tanto que quando Jesus chega à casa da jovem a pedido de seu pai Jairo houve uma grande agitação os mesmos choravam e lamuriavam muito (v.38)… leia mais….

Para Jesus no entanto essa menina apenas dormia (v.39). Estava passando por uma grande sonolência, sua enfermidade não era para morte, mas para glória de Deus.

Abrindo um parentes no texto é interessante que todas as vezes que Jesus se encontra com um jovem os mesmos estão em uma situação de grande adversidades,  estão possessos ou estão doentes a beira da morte como nesse caso, a única vez que um jovem estava saudável foi o caso do jovem rico, mas o mesmo era tão apegado aos seus bens que foi embora triste, não foi capaz de reconhecer Jesus como verdadeiro sentido de sua vida, na verdade ele estava mais doentes que os outros.

O Evangelista faz questão de revelar que essa jovem tinha apenas 12 anos (v.42).

Para um judeu doze anos significava mudança de fase, de menina para jovem, por isso era uma fase de transição, um novo ciclo de vida, ciclo que foi interrompido por uma situação desconhecida.

Fato é que essa situação paralisou a menina, nas palavras de seu próprio pai “minha filinha está nas ultimas”.

Hoje o mundo carece de enfermidade semelhante, nas palavras do Papa Francisco estamos vivendo uma crise de esperança. Assim como aquela jovem muitos hoje estão vivendo uma situação semelhante e isso acontece quando perdemos a capacidade de sonhar.

Os sonhos são o combustível que nos movem em nossa vida, quando perdemos a capacidade de sonhar automaticamente vamos morrendo lentamente, paramos de viver e começamos a vegetar. Muitas vezes nos sentimos assim quando passamos por um momento difícil de enfermidade, diante de uma separação na família, diante das drogas…

Mas afinal se estamos vivendo nessas condições, o que devemos fazer?

Jairo nos ensina:

Jesus passou novamente para a outra margem, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Ele estava à beira-mar. Veio então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, caiu-lhe aos pés e suplicava-lhe insistentemente: “Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe as mãos sobre ela para que fique curada e viva!”               (v.21-23).

Jairo tomou três atitudes:

1º Foi ao encontro de Jesus (.22)  Fé, a fé é o combustível que nos aproxima de Jesus.

2º Caiu-lhe aos seus pés –  Declarou submissão a autoridade de Jesus. Como chefe em sua total limitação diante da realidade que esta vivendo (Eu não posso, mas tu podes meu senhor).

3º Oração perseverante – Diz o texto:caiu-lhe aos pés e suplicava-lhe insistentemente.  Oração.

Esses três elementos tocam o coração de Jesus que se move a casa de Jairo. “Jesus foi com ele (.24)”.

Dizer “Jesus foi com ele” é dizer que a oração foi ouvida e a oração será atendida… Marcos quer nos ensinar que Jesus tudo pode e a oração pode mudar qualquer realidade:

Jesus disse: “Se podes…? Tudo é possível para quemcrê” (Marcos 9.23).

Então Jesus entra na casa de Jairo e  toca a menina com sua mão (mão poder de Deus), então Jesus pronuncia  a palavra: (v41) Pegou a menina pela mão e disse-lhe: “Talitá cum!” (que quer dizer: “Menina,eu te digo, levanta-te”).

Naquele momento a menina acorda, levanta e começa a andar… Ou seja seu ciclo que estava interrompido volta a se renovar. 

Você crê que JESUS pode hoje renovar, restaurar, ressuscitar tudo aquilo que está perdido ou interrompido?

Imite a Jairo, corra ao encontro de Jesus, caia ao seus pés e suplique por um grande avivamento!

 

 

Leave a Reply


4 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas