Os dois segredos de Abraão! (Gn 17.1)

Quando Deus chamou Abraão para uma Aliança especial, da qual nasceria o povo de Deus, e dele o Salvador, fez duas exigências fundamentais a Abraão: “Anda em minha presença e sê perfeito” (Gen 17,1).

Imagem relacionada

  1. “Anda na minha presença”:

A Bíblia sempre fala do relacionamento com Deus como um “andar”, “caminhar”. O próprio Jesus no seu ministério chamou os discípulos para “segui-lo”, para “estar com Ele.”

                A palavra “Andar” ( do hebraico  halak ) tem o sentido especifico de “ caminhar muito próximo”, “estar junto”  ou ainda “conduzir” é uma palavra perfeita para compreendermos o que é a verdadeira oração.  A vida fecunda em oração não é apenas um clamor que fazemos diante de circunstancias de nossas vidas, mas é voltar e manter meu coração totalmente em Deus, como um girassol que volta inteiramente para o sol  buscando sua presença. Essa é a perspectiva que Abraão é revelado em toda escritura, esse simples homem se tornou o pai da fé, um homem que não caminhava pela razão mas pelo direcionamento que o Senhor lhe dava em oração.  Diz o autor da Carta aos Hebreus: Pela fé, ao ser chamado, Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde iria (Hb 11.8).

Abraão não sabia para onde ia, mas viveu o comprimento da promessa porque foi conduzido pelo Senhor. Aquele que nos pega pela mão, conduzindo direcionando em cada decisão de nossas vidas.  Esse andar com Deus nos leva automaticamente três consequências:

  1. Intimidade: Conhecemos mais a Deus. Abraão se tornou amigo de Deus (cf Tiago 2.23)
  2. Comunhão: Somos enxertados como o ramo na videira, e nele recebemos toda plenitude da graça.
  3. Santidade:“ Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”. (1 Jo.2.5-6).

Uma vez que Abraão se abre a espiritualidade que é gerada pela vida interior, automaticamente é possível cumprir a segunda exigência:

  1. “se perfeito”.

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”. – (Mateus 5.48). A perfeição que somos chamados na Bíblia é a Santidade.  Deus é santo, três vezes santo, disse Paulo VI. E não convive com o pecado. Para que Abraão andasse sempre em sua presença, precisava ser integro; não se deixar corromper pelos ídolos e fascinações do pecado. E Abraão foi integro; foi obediente a Deus a tal ponto de estar disposto a imolar Isaac, se Deus de fato quisesse.

Nós também temos de viver assim: na presença de Deus, lutando para ser íntegro. Aqueles que desejam buscar de mais perto a face de Deus e serem cheios do Espírito Santo devem de antemão, buscar a Santidade. A Santidade é a vida de Deus em nós, se buscamos a Santidade então, permaneceremos em Deus, crescendo no amor.

O mesmo Deus que fez uma aliança e uma promessa a Abraão, é o mesmo Deus que te chama hoje a fazer um COMPROMISSO com Ele, “Anda em minha presença e sê perfeito” (Gen 17,1).

Que Deus abençoe, a paz e pentecostes!

Leave a Reply


2 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas