Tite convocou a seleção brasileira de futebol. E se a Copa do Mundo fosse entre os personagens bíblicos que mais impactaram na história da salvação , quais seriam os 12 convocados?
A seleção da fé! Os 12 personagens bíblicos que mais impactaram na história do povo de Deus.
Essa semana o Brasil parou para ouvir do treinador Titi e sua comissão técnica os 23 jogadores que foram escalados para ir a copa do mundo. Fiquei pensando em fazer a minha seleção de personagens bíblicos inspiradores no meio de tamanha nuvem de testemunhas (cf Hb 12.1) entre grandes heróis da fé irei selecionar apenas 12 e apresentar alguns de seus feitos que os fizeram merecer a nobre vaga nessa seleção. Confira na íntegra.
Vamos ver se você concorda com minha escalação, claro que não escalarei os três maiores personagens bíblicos, a trindade Santa. Mas vamos imaginar que:
O Pai é o presidente, o dono dessa grande seleção, pois Ele é o dono da messe. (Lucas 10.2) “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messeque mande trabalhadores para a colheita”.
Jesus o filho amado é o treinador, pois é ele quem escolhe os convocados, ensina, direciona o que e como fazer. (João 15.16) Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
O Espírito Santo será o preparador físico, pois Ele da força, vem em socorro das fraquezas e prepara os escolhidos para batalha. (cf Atos 1.8) Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Até aqui foi muito fácil, mas agora vou tomar todo cuidado para não cometer uma injustiça e deixar uma grande favorito de fora dessa seleção. Vamos então à escalação:
GOLEIRO:
- ABRAÃO o pai da fé como um grande goleiro ele agarrou a promessa, foi primeiro que acreditou e se lançou no projeto de Salvação. Saiu de sua parentela, colocou seu próprio filho em holocausto, foi o primeiro a ser chamado amigo de Deus.
Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. (Tiago 2.23)
DEFENSORES:
- MOISÉS como um grande defensor do povo eleito foi conhecido como o grande intercessor e libertador. Moisés adquiriu tanta intimidade com o Senhor que não teve medo de fazer pedidos ousados: Risca-me do livro da vida, se não perdoa seu povo e mostra-me a sua glória.
(Ex 32.23) Agora, portanto, eu rogo a tua misericórdia para que lhe perdoes o pecado; caso contrário, risca-me, rogo-te, do teu livro sagrado que escreveste!”
Prosseguiu Moisés: Mostra-me a tua glória. (Êxodo 33.18). Temos que tirar o chapéu para Moisés sua intimidade nos inspira.
- JOSUÉ, após a morte de Moisés Josué precisou ser forte e corajoso, pois foi encarregado de substituí-lo na conquista da terra prometida, detalhe os Israelitas não tinham a experiência no campo de batalha e nem armamento a altura de seus inimigos, mas confiando na palavra do Senhor venceram 31 reis, tomando posse da promessa feita por Deus aos patriarcas.
(cf Josué 21.45) 45 De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.
- ELIAS no meio da idolatria e adoração a Ball, o homem de Deus não se corrompeu e também não se curvou, mas se prostrou com a face no pó e desafiou os profetas inimigos. Deus respondeu com fogo e todos se prostrando no Carmelo se converteram ao Senhor.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! (1 Reis 18.39).
- GEDEÃO um valente guerreiro que conduzindo apenas 300 homens aniquilou 135 mil madianitas na média de 1 para 450 soldados tornou-se vitorioso, com a ajuda de Iahweh.
(Juízes 7.7) O Senhor disse a Gedeão: Com os trezentos homens que lamberam a água, vos salvarei, e entregarei Madiã nas tuas mãos. Todo o resto do povo volte para a sua casa.
MEIO DE CAMPO
- JOÃO BATISTA, O ultimo profeta do Antigo testamento e o primeiro do novo. João Batista arrancou o maior elogio de Jesus (cf Mateus 11,11) “Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista”
João Batista viveu o Evangelho forma tão intensa que as pessoas confundiam ele com o Cristo. (cf João 3,28-30) “Eu não sou o Cristo…”
- DAVI, o homem segundo o coração de Deus! Mestre nos louvores, na ousadia a vencer Golias ainda jovem e sobretudo no arrependimento, Davi tocou o coração de Deus de uma forma tão pura que se tornou a lâmpada de Israel.
“Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel”. 2Sm 21.17
- JÓ, homem que foi provado em tudo, mas ensinou que o ambiente não pode mudar um adorador e mesmo perdendo tudo não pecou, mas pelo contrario pelo sua perseverança foi fiel até o fim glorificando a Deus com sua fé provada.
Eu o sei: meu redentor está vivo, e aparecerá, finalmente, sobre a terra. Por detrás de minha pele, que envolverá isso, na minha própria carne, verei Deus. Eu mesmo o contemplarei, meus olhos o verão, e não os olhos de outro; meus rins se consomem dentro de mim. (Jó 19.25-27).
- MARIA, Aquela que com seu sim trouxe para nós um salvador! Maria seria sem dúvida a estrela maior dessa seleção, toda santa, repleta do Espírito Santo se fez escrava e fiel a vontade do Pai, desde sua juventude quando abriu mão de toda sua vida para viver o sonho do Pai até o fim quando estava aos pés da cruz sem abandonar seu filho amado. Maria é a estrela dessa seleção, foi de todos Aquela que mais amou a Deus. Aleluia!
(João 19.25) Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.
NO ATAQUE:
- PEDRO, aquele que foi designado para apascentar as ovelhas de Jesus, chefe e autoridade maior dos apóstolos, Pedro seria o nosso capitão, nessa seleção ele tem as chaves para ligar e desligar conduzindo a seleção do alto.
(Mateus 16.19) Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.
- PAULO, o maior evangelizador de todos os tempos. Estima que Paulo tenha viajado cerca de 24.780 km (663 dias), via terra 13.730 km (552 dias), via mar 11.050 km (111 dias). Paulo representa o dinamismo missionário, um ardor incomensurável por Cristo digno de ser o maior ganhador de almas dessa seleção.
- JOÃO – O discípulo amado, o teólogo do amor, aquele que aprofundou no mistério de Cristo vivo. Ultimo dos apóstolos o único que não foi martirizado. João deitou a cabeça no peito de Jesus onde recebeu toda fonte do conhecimento de Deus desvendando mistérios só por Ele revelados.
(João 13.25) E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
Eai gostou kbçaum? concorda, discorda, comente para enriquecer essa formação. Deus abençoe!