(2 Tm 3.16 a) Toda Escritura é inspirada por Deus.
A Bíblia é a palavra inspirada!
A Bíblia foi escrita em quase 2000 anos. A começar pela revelação de Deus a Abraão por volta de 1850 anos antes de Cristo, até por volta do ano inicio do segundo século depois de Cristo com o Apocalipse de João. Portanto não foi escrita por uma única pessoa, e não veio pronta, caindo como um meteoro do céu, mas foi inspirada, revelada por Deus aos homens. A mesma é um livro (divino-humano), foi escritas por homens, chamados hagiógrafos, autores dos livros sagrados, mas inspirados por Deus.
Mas como se da essa inspiração?
confira na íntegra
O Espírito Santo iluminava a mente dos hagiógrafos e os mesmos com suas faculdades escreviam os livros sobe essa inspiração. Essa ação se assemelha-se a encarnação, onde Deus se revestiu de carne humana, pois a palavra de Deus se revestiu da palavra do homem (Judeu, grego, com todas as suas particularidades de expressão).
São considerados livros inspirados apenas os livros que foram revelados em suas línguas originais (Hebraico, grego e aramaico). As traduções bíblicas não gozam do carisma da inspiração. Por isso, ao ler a Bíblia, devemos nos certificar de estarmos usando uma tradução fiel e equivalente aos originais.
Esses livros inspirados foram reconhecidos pelo povo e discernidos pela autoridade dos apóstolos (Igreja) como palavra de Deus, ao todo em nossa Igreja católica temos 73 livros, 46 no antigo testamento e 27 no novo testamento. Existem ainda os livros apócrifos, esses livros também eram conhecidos pelo povo, como o Evangelho de Maria e outros apóstolos, mas não foram reconhecidos pela autoridade da Igreja como livros inspirados, pois os mesmos em sua totalidade apresentavam erros de acordo com a revelação dada por Jesus. Por isso não foram compactados com na revelação Bíblica.
Continua…