A fidelidade de Urias “Chama do Senhor” ( 2 Sm 11.17)

A fidelidade de Urias ( 2 Sm 11.17)

Os que defendiam a cidade saíram para atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias, o heteu.

Confira nessa meditação a história do valente guerreiro Urias “Chama do Senhor” um homem cheio do Espírito Santo que não teve medo de morrer pela causa que acreditava.

Imagem relacionada

Nesse texto vamos ver a Sagrada Escritura dando ênfase há um dos grandes valentes guerreiros de Davi que morreram em campo de batalha, o heteu Urias.

O nome Urias na bíblia significa “chama do Senhor”  Urias foi um homem de fogo,  sua fidelidade a Deus é para todos aqueles que desejam  manter a chama do primeiro amor viva um grande exemplo.

O contexto dessa reflexão foi o grande pecado de Davi,  que se ausentando da guerra, vê do alto do palácio a esposa de Urias betsebéia tomando banho, e desejou em seu coração. Usando de sua autoridade real manda que seus servos a tragam ao palácio e ele tem uma relação sexual com ela.

Betsabéia ficou gravida. Então Davi trama uma estratégia para esconder seu pecado, trazer Urias da guerra e manda-lo para ter relações com sua esposa, assim ele pensaria que era o pai.

(2 Sm 12.6 -9)  Mas Urias sendo fiél a Deus e ao rei, não vai para sua casa e dorme a porta da casa do palácio.

Você deve estar perguntando porque Urias não foi visitar a sua esposa?

Por causa de dois motivos:

1º  Por sua fidelidade a Deus

De acordo com a lei do Senhor em Dt 23.10 enquanto o povo estivesse em guerra era proibido ter relações sexuais.

2º Por sensibilidade aos seus companheiros de guerra

(v.11) Urias respondeu a Davi: “A arca, Israel e Judá habitam debaixo de tendas, e o meu senhor Joab e os oficiais do meu senhor dormem sobre a terra dura, e eu deveria ir para minha casa, comer e beber e dormir com minha mulher? Por tua vida, a vida de tua pessoa, \juro que não farei tal coisa!”

Davi obstinado em esconder o seu pecado, trama com mais força ainda. O rei convida Urias para comer e beber em sua mesa e o embriaga.

Davi pensava a estratégia perfeita, afinal quando estamos embriagados relaxamos em convicções, somos capazes de fazer coisas que em sã consciência nunca seriamos capazes de fazer.

Mas Davi caí do cavalo, Urias mesmo embriagado sai do palácio e dormiu em uma esteira em vez de desceu para sua casa. (cf v.13).

 Então não vendo saídas Davi trama o pior de seus projetos, colocar Urias na frente do campo de batalha para ser morto.

Urias não era um dos valentes que ficavam na linha de frente da batalha, mas quando Joab o ordenou que mudasse sua posição no campo de batalha, Urias como Jesus o servo sofredor foi calado como uma ovelha vai para o matadouro. E assim morre fiel a Deus!

Diz um sábio que fidelidade é honrar o outro em sua ausência; Quando leio a história de Urias esse me lembro de uma frase de um jovem Santo que morreu aos quinze anos de idade chamado São Domingo Sávio, quando ele fez sua primeira eucaristia ele escreveu uma carta que dizia:  “Antes morrer do que pecar”.

Algo que vamos ver em todos aqueles que foram Santos, cheios do amor de Deus, uma aversão ao pecado, e uma luta continua contra as tentações mesmo que lhe custasse à vida.

Deus anseia por ver em nossa geração novos Urias, jovens de fogo, cheios do Espírito Santo que estam dispostos a morrer pela causa que acreditam.

No fim ouviremos do Senhor:   “Estes são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e branquearam as suas vestes no sangue do Cordeiro. (Ap 7,14 b).

Leave a Reply


5 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas