Deus nos dará a vitória com muitos ou poucos ( 1 Samuel 14,1-14)
“Nada impedirá o Senhor de nos dar a Vitória sejamos muitos ou poucos” (1 Sm 14,1–14)
Estudo Bíblico (1 Sm 14,1-14) o dia que Jônatas e seu escudeiro viram a glória de Deus quando seus inimigos caíram aos seus pés.
“Um dia, Jônatas, filho de Saul, disse ao seu escudeiro: ‘Vamos, atravessemos até o posto avançado dos filisteus que está do outro lado’, mas nada comunicou a seu pai”.
Os filisteus eram um os grandes inimigos dos Israelistas os mesmos estavam separados entre dois picos um ao sul e outro ao norte entre Macmas e Gaba, entre esses dois picos havia um desfiladeiro (v, 4-5).
Saul e seus 600 soldados estavam acampados há dias e por não terem armas suficientes estavam estagnados evitando a batalha.
Jônatas inconformado tomou a decisão de
atravessar o desfiladeiro para atingir o posto avançado dos filisteus. Um desfiladeiro é uma (passagem apertada, estreita , entre os contrafortes de uma serra ou cadeia de montanhas.
Então o mesmo expôs seu plano a seu fiel escudeiro um dos soldados.
Um escudeiro é (homem que, armado de lança e escudo, pertencia à guarda de proteção dos soberanos) nas guerras os oficiais, levavam sempre consigo para que lhe protegesse em caso de ataque. O ofício de escudeiro é próprio dos tempos dos juízes (Jz 9, 54), de Saul e de Davi.
Como nos revela o início do texto : (v,1)
“Jônatas, filho de Saul, disse ao seu escudeiro: ‘Vamos, atravessemos até o posto avançado dos filisteus que está do outro lado”.
Jônatas mesmo em menor número que os filisteus tinha uma convicção em seu coração: (1 Sm 14, 6) “Jônatas disse ao seu pajem: ‘Vamos, avançaremos até ao lugar onde estão aqueles incircuncisos. Talvez Deus faça alguma coisa por nós, porque nada impede que Deus nos dê a vitória, quer sejamos muitos ou poucos’.
Ao passo que o escudeiro respondeu-lhe (v 7): ‘Segue a inclinação do teu coração. Eu estou contigo: o meu coração é como o teu coração’”.
Convictos de estarem sendo inspirados por Deus partiram em ataque. O Senhor manifestou a sua glória e entregou os inimigos aos seus pés, o escudeiro matou na primeira investida vinte filisteus e um grande desespero se espalhou pelo acampamento onde os mesmos foram dispersados e muitos aniquilados.
Algumas lições:
1°) Precisamos avançar para conquistar o que Deus nos prometeu !
Deus exige a nossa colaboração: “Deus nunca nos pede o impossível; pede, sim, que façamos o possível para que depois Ele nos ajude a conseguir o que parece impossível” (Dom Rafael Llano Cifuentes). Por isso não podemos apenas traçar metas e muito menos ficar na acomodação é preciso avançar para conquistar o que Ele nos prometeu.
2° Para avançar é necessário passar pelo desfiladeiro.
Jônatas precisava vencer um região desconfortável afinal não tinha uma planície pela frente nem uma estrada de fácil acesso; mas sim, um desfiladeiro.
Jônatas deve ter sofrido muito ao passar pelo ddesfiladeiro: inúmeras quedas, cansaço, escorregões, esfolamentos…
Para vencermos os inimigos da nossa alma, para atingi-los antes que nos atinjam, devemos passar por um caminho estreiro.
3°) Jônatas não avançou sozinho , mas contou com a ajuda de um escudeiro.
Temos um grande escudeiro que vai sempre conosco em todas as batalhas nosso Senhor Jesus Cristo, invoque-mos o seu precioso Nome Ele prometeu que sempre estará conosco em todas as tribulações
(Mateus 28,20).
4° Não podemos ficar acomodados como Saul e seus soldados.
Saul foi ungido para lutar e deu um péssimo exemplo ficando no ócil. Infeliz da pessoa que imita o péssimo exemplo dos ociosos; essa será derrotada antes de entrar no campo de batalha ou avançamos contra os inimigos ou uma hora ele avançará contra nós.
5° Deus nos dará a vitória sejamos muitos ou poucos!
Somos fracos mas Deus é poderoso, agindo Deus quem impedirá?
Infeliz dos Cristãos que não creem na intervenção de Deus mas confiam nas suas próprias FORÇAS.
Não caiamos nessa tentação para vencer é preciso lutar em comunhão com o Senhor , não apoiemos em nós mesmos mas unicamente no Senhor que tudo pode: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13), e: “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, porque é ele que cuida de vós” (1 Pd 5, 7), e também: “Eu me deito e logo adormeço. Desperto, pois é Deus quem me sustenta” (Sl 3, 6) Aleluia!
Deus dá a vitória para todos aqueles que lutarem confiando em seu poder e força, por isso : Avançemos é tempo de conquistar o que Ele nos prometeu.
Eu creio !