A Evangelização das redes sociais (Mateus 10,27)
Estamos sendo exortados a parar nossas atividades publicas de Evangelização para evitar o contágio causado pelas aglomerações, mas a obra de Evangelização não pode parar! O que devemos fazer?
Trago uma reflexão sobre a Evangelização nas redes socais.
LEIA MAIS…
O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! (Mateus 10,27).
Tenho como base dessa reflexão a Encíclica Evangeli nuntiand do Papa Paulo VI no ano de 1975.
Paulo VI exorta “ Merece atenção especial o uso dos meios de comunicação social, que podem levar a mensagem de fé a limites até então desconhecidos’.
A Igreja de tempos em tempos sempre enfrentará uma problemática: “Como Evangelizar” o que nos recorda sobre um ensino antigo sobre a formula e o conteúdo: o conteúdo sempre deve ser o mesmo, mas as formulas devem ser adaptadas de acordo com o tempo, cultura e circunstancias apresentadas.
Estamos enfrentando uma problemática, nesse tempo nosso meio mais eficaz de Evangelização, por obediência e prudência foi cancelado por decreto do Bispo e todas as missas e grupo de oração. Mas a Evangelização é a batida do coração da Igreja, nossa razão de ser e existir “A Igreja existe para Evangelizar” então o que devemos fazer?
Apresento um meio eficaz: A Evangelização nas redes sociais. No paragrafo 45 o Papa escreve:
- No nosso século tão marcado pelos “mass media” ou meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o aprofundamento ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios conforme já tivemos ocasião de acentuar.
Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são susceptíveis de ampliar, quase até ao infinito, o campo para poder ser ouvida a Palavra de Deus e fazem com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas. A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela “proclama sobre os telhados”, a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões.
A Evangelização nas redes socais são os novos púlpitos onde nossa Evangelização alcança multidões esses meios “podem ampliar, quase até ao infinito, o campo para poder ser ouvida a Palavra de Deus e fazem com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas”.
Somos exortados a três virtudes: Ousadia, prudência e fidelidade ao conteúdo.
Sejamos criativos – A Evangelização não se esgota em formulas e sempre deve ser apresentada de forma renovada.
Sejamos prudentes: Não podemos nos lançar afoitos sem uma vida interior permanente. A eficácia da Evangelização não esta em nossas capacidades, mas na ação discreta e poderosa do Espírito Santo (EN 75) que através de sua inspiração nos capacitará para anunciar eficazmente a palavra de Deus de múltiplas formas.
Sejamos fiéis ao conteúdo da mensagem ao qual proclamamos: Não anunciamos uma teoria, nosso próprio nome, mas o nome que esta acima de todos os nomes, Jesus! Pois, (Atos 4,12) Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos”.
Debaixo dessas três exortações podemos nos lançar sem medo a palavra de Deus que atualizará em nós:
Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4,31).