Eu preciso de uma Comunidade? (Gênesis 2,18 a)

Não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2,18 a)

Em tempos de relacionamentos virtuais e superficiais, muitas vezes nos questionamos  como Cristãos: Eu preciso de uma Comunidade? Uma das armas mais poderosas do diabo para nos destruir é nos arrancar da Comunidade, penso que se a mesma não fosse de suma importância, Jesus não contaria uma parábola revelando que o bom pastor que é Ele mesmo, deixa as noventa e novo no pasto para ir ao encontro da ovelha que se perdeu (afastou da Comunidade).

Confira essa reflexão na íntegra!

Ouça o que responde o Espírito Santo no Eclesiastes:

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.(Eclesiastes: 4.9-12)

Esses versículos falam muito especificamente de que não vale à pena o homem viver só como uma ilha, isto é, sem amigos, sem filhos, sem esposa, sem uma Comunidade de irmãos em Cristo que partilham a mesma fé e experiência.

Existem pessoas que possuem a tendência de buscarem se isolar ou de viver de forma solitária, ou seja, optam pelo isolamento e a solidão e existem diversos motivos que levam os indivíduos a agirem assim e podemos tentar enumerar alguns deles, quais sejam:

Vivemos um tempo em que as pessoas correm o tempo todo trabalhando, estudando, presas no trânsito, vivem atrasadas, com  a sensação que as vinte e quatro horas do dia são insuficientes para que sejam encaixadas as suas atividades. Mediante a correria da vida, tentamos compensar a ausência de tempo em nossos relacionamentos físicos através dos relacionamentos virtuais e sem perceber  vamos nos fechando em nós mesmo sem termos tempo para nos relacionarmos com os outros.

Outro ponto que vale destacar são problemas causados por traumas que deixam sequelas terríveis, quer na infância ou na fase adulta, e que também levam o ser humano à depressão e até mesmo ao suicídio causados por causa da solidão.

Diante dessa breve introdução podemos compreender que uma das armas mais poderosas do diabo para nos destruir é nos arrancar da Comunidade, penso que se a mesma não fosse de suma importância, Jesus não contaria uma parábola revelando que o bom pastor que é Ele mesmo deixa as noventa e novo no pasto para ir ao encontro da ovelha perdida.

Na Sagrada Escritura todos aqueles que se afastam da Comunidade são destruídos pelas astucias do diabo, vemos alguns exemplos:

 Jesus conta a parábola de um homem que saiu de Jerusalém (Comunidade) e foi para Jericó (Mundo) e no caminho foi assaltado e deixado quase morto pelos ladrões ( Os inimigos da nossa fé).   Veja Lucas 10,30 ss.

Temos a história do Filho pródigo, que saiu da casa do Pai (Comunidade) e partiu para um lugar bem distante ( O mundo) gastando tudo em uma vida desenfreada (Pecado).  Veja Lucas 15,11 ss.

Os discípulos de Emaus que saíram de Jerusalém (Comunidade) e não percebiam a presença de Cristo que estava próximo a eles veja  (Lucas 24).

A cena que mais me impactou no filme do Padre Pio, foi quando no final de sua vida um bispo que o perseguia por décadas por causa de suas estigmas disse: A Igreja não precisa de você! Padre Pio disse: Eu preciso da Igreja.

Os Santos tinham essa ciência em seus corações, sabiam que era impossível manter acesa a chama da fé sem um vida de Comunhão com a Igreja e os irmãos em Cristo. A Comunidade é lugar  de sobrevivência para aqueles que desejam ser santos e salvos!

Então meu irmão minha irmã em Cristo  te respondo: Você precisa de uma Comunidade!

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia (Hebreus 10,25).

 

Leave a Reply


2 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas