Você não pode desistir ! (Salmo 78.9)
“Os filhos de Efraim, armados de arco, bateram retirada no dia do combate.” Sl 78.9
Vivemos em uma geração de filhos de Efraim, a geração desistente, que não foi treinada para suportar a pressão das tribulações diárias e não tem convicção que os fins são melhores do que o começo (cf Eclesiastes 7.8), que não existem grandes vitórias sem esforço, luta, renuncias e grandes batalhas.
As estatísticas provam o que estou dizendo. Em 10 anos, taxa de divórcios cresceu no Brasil em mais de 160%. Em 2014 o Brasil registrou 341,1 mil divórcios, enquanto que em 2004 eram 130,5 mil registros.
Quantos casais apaixonados gastaram fortunas, investindo em móveis, na festa em viagens, mas não suportaram as tribulações do dia a dia e seus relacionamentos não duraram nem mesmo o tempo de pagarem suas dividas. Casamentos que tinham tudo para dar certo, mas que não foram preparados para passar pela dura provação dos primeiros anos de convivência.
O mesmo vale para nossa vida espiritual, quantos começam eufóricos na vida no Espírito, mas diante das provações não voltam à carne? O Senhor nos ensina e exorta na parábola do semeador que um quarto das sementes lançadas caem sobre as pedras, essas pedras representam aqueles que ouvem com alegria, mas não tem raízes (convicção) e quando chegam às tentações, desistem. (cf Lucas 8,7;16).
Não desista dos sonhos que Deus colocou em seu coração, mesmo que você hoje não tenha os recursos para torna-lo realidade. Alias nunca teremos, pois aquilo que Deus inspira em nossos corações será sempre maior, para que possamos conquista-lo pela fé e não pelas nossas próprias forças. Deus tem propósitos maiores e melhores não podemos desistir.
OS FILHOS DE EFRAIM TINHAM CINCO PRIVILÉGIOS
- Pertenciam ao povo de Deus.
- O nome de seu pai significa frutífero, crescente.
- Seu pai recebeu a primogenitura em lugar de Rubem.
- Nas marchas de Israel Efraim ia junto à Arca.
- Os soldados de Efraim estavam bem armados e traziam arcos.
Os filhos de Efraim tinham uma promessa, armas, um Pai vitorioso como e exemplo e mais um Deus forte, todo poderoso como aliado. Como me alegro em saber que no batismo recebemos as mesmas graças, mas de forma mais abundante:
- Temos uma grande promessa em cumprimento constante: o derramamento do Espírito Santo. Mas recebereis poder do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas. (cf Atos 1.8).
- Uma arma mais poderosa: A fé. Eis a vitória que vence o mundo, a nossa fé (1Jo 5,4).
- Temos não só um exemplo como Efraim, mas como diz o autor dos Hebreus “Uma grande nuvem de testemunhas” Santos e Mártires, homens e mulheres, que venceram toda espécie de tribulações, perseguições e dificuldades por meio da fé. (cf Hebreus 11).
- E para não deixas duvidas, temos o próprio Deus em nós, a “imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação”, nosso Senhor Jesus Cristo, Aquele que prometeu estar ao nosso lado por todos os dias até o fim dos tempos. Aleluia! (cf Cl 1.15; Mateus 28.20).
Diante de tamanha graça como podemos recuar, desistir em nossas batalhas?
RAZOES POR QUE ALGUMAS PESSOAS DESISTEM
- Alguns desistem por causa das adversidades.
- Outros desistem por causa das calunias e perseguições.
- Outros desistem porque perderam o foco e a motivação.
- Outros desistem porque deixaram de acreditar em seu potencial.
- Outros desistem porque deixaram de fazer a experiência diária com Deus.
Esses elementos minam nossas forças e nos paralisam diante da benção.
Meu irmão (ã) por maior que seja sua luta você não pode “DESISTIR” desistir significa algo terrível, significa abrir mão dos seus sonhos e mais, das bênçãos preparadas por Deus para o futuro.
Por isso o Senhor nos exorta em toda escritura: “Não tenhas medo” “seja forte e corajoso” “Marchem” “Ide” “Aquele que coloca a mão no arado e olha para traz não é digno de mim” “No mundo tereis aflições mais coragem eu venci o mundo” “Para Deus nada é impossível” poderia ficar aqui citando trechos de versículos, mas compreenda todas essas exortações do Senhor tem apenas um objetivo, revelar o grande amor dele por você!
Saiba disso:
- No futuro todas as promessas de Deus se cumprirão.
- No futuro todos os problemas terão ficado para trás.
- No futuro bens entregará todas as recompensas.
- No futuro Deus fará as grandes coisas.
- No futuro todos os inimigos serão aniquilados.
Por isso não seja covarde como os filhos de Efraim, NÃO DESISTA!
–> Hb 10.37: “Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará . Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.”
Recebe essa palavra como uma semente a ser plantada pela fé em 2020? Que Deus o abençoe a paz e pentecostes!