Comentários da Carta de São Paulo a Timóteo
Que ninguém vos menospreze por seres jovem! Confira um breve estudo sobre a primeira Carta de São Paulo a Timóteo!
leia mais….
- Contexto: As duas cartas de Paulo a Timóteo juntamente com a carta de Tito e Filemôn, são conhecidas como cartas pastorais, pois as mesmas não se endereçam a uma comunidade, mas a um individuo em particular.
Timóteo foi um grande cooperador de Paulo, citado em muitas de suas cartas (1 Ts 3,2; 2 Cor 1,19; At 17,14-15; 18,5…).
Nessa carta Paulo o trata como “meu filho legítimo na fé” (v,2). Paulo tem em seu coração o desejo de formar e preparar Timóteo para suceder o seu apostolado já que sente que esta preste a oferecer seu corpo como sacrifício vivo ao Senhor.
Paulo fala muitos conselhos pessoais ao jovem Timóteo direcionando o seu ministério, destaco o capitulo 4,12-16;
12 Ninguém te menospreze por seres jovem. De tua parte, procura ser para os que crêem um exemplo, pela palavra, pela conduta, pelo amor, pela fé, pela castidade.
13 Até que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino.
14 Não te descuides do carisma que está em ti…
15 Reflete bem nisto, ocupa-te destas coisas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.
16 Presta atenção quanto a ti e o que ensinas. Persevera nessas disposições e nessas práticas. Agindo assim, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem.
- Timóteo deve se formar e fortalecer para instruir como Paulo como os homens devem proceder na casa de Deus.
(1 Tm 3,14-15) Escrevo-te estas coisas, embora espere ir logo ter contigo. Caso, porém, eu demore, já estarás sabendo como deves proceder na casa de Deus, que é a igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. (1 Tm 3,15).
Na carta encontramos direcionamento pratico para regra de conduta dos membros, que no geral devem cada um em seu estado de vida, honrar a Deus em seu ministério e família, sendo testemunho para aqueles que não pertencem a comunidade. O que São Paulo exorta aos bispos vale para todo assembleia:
É preciso que ele receba testemunho favorável dos que não pertencem à comunidade, para que não venha a cair em descrédito e no laço do diabo (1 Tm 3,7).
- Encontramos um serie de exortações pastorais para fortificar a estrutura da Igreja:
- Em relação aos homens e mulheres na assembleia (1Tm 2,8-15).
- Em relação aos bispos (1 Tm 3,1-7).
- Em relação aos diáconos (1 Tm 3,8-13).
- Em relação aos idosos e viúvas (1 Tm 5,-15)
- Em relação aos escravos e patrões (1 Tm 6,1-2).
- Os mais ricos (1 Tm 6,17-19).
- Temas específicos:
1º O depósito da fé: Paulo inicia a Carta em ação de graças pelo ministério que foi confiado a ele:
(1 Tm 1,12-15) Sou agradecido àquele que me deu forças, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim, colocando-me a seu serviço, a mim que, antes, blasfemava, perseguia e agia com violência. Mas alcancei misericórdia, porque agia por ignorância, não tendo ainda a fé. A graça de nosso Senhor manifestou-se copiosamente, junto com a fé e com o amor que estão em Cristo Jesus. É digna de fé e de ser acolhida por todos esta palavra: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro.
Esse depósito da fé confiado a Paulo que foi tão bem guardado e frutificado, agora deve ser confiado aos cooperadores de geração em geração, sem que se perca sua autenticidade a verdade do Evangelho.
2º A exortação aos falsos mestres:
Existem muitos Judeus e Helenos que infiltravam nas Comunidades discursando oratórias sobre anjos, genealogias celestes e outras teorias, que se demonstravam desprovidas de valor.
São Paulo exorta em relação aos mesmos: (v,7) Pretendem ser mestres da Lei, mas não entendem o que dizem, nem conhecem as questões que defendem. E (1 Tm 4,7) Rejeita, porém, as fábulas mundanas e estórias de gente caduca. E exercita-te para a piedade.
3º A piedade: Esse tema é um dos conselhos de Paulo:
(1 Tm 4,7 b) E exercita-te para a piedade.
A terminologia do anuncio (Evangelização) é chamada nessa carta de Evangelização, espiritualidade. Paulo exorta Timóteo a se exercitar na piedade para se tornar: (v,6 b) um bom ministro de Jesus Cristo, nutrido com as palavras da fé e da boa doutrina, que tens seguido fielmente.
4º Não fazer da religião um negócio: (1 Tm 6,5 b) consideram a piedade como uma fonte de lucro.
Paulo acusa os falsos mestres de fazer do Evangelho fonte de lucro, uma exortação que vale e muito para os dias de hoje. A Evangelização é uma fonte de lucro mas para aqueles que vivem na pobreza, no desapego com o necessário, sempre confiando na providência de Deus. Para o apóstolo o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e se afligem com inúmeros sofrimentos. (1 Tm 6,10).
- Concluindo:
Existe um desejo de Paulo que precisa ser correspondido por nós: (1 Tm 2,1-5)
Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões, ação de graças, por todas as pessoas, pelos reis e pelas autoridades em geral, para que possamos levar uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador. Ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus.
Pois nessa carta aprendemos que existem três formas de levarmos a humanidade ao encontro com Cristo:
- O testemunho de vida; A Evangelização e a intercessão!
Precisamos levantar um grande clamor por nossas famílias, comunidade, Igreja, nação. Para que todos possam chegar ao conhecimento da verdade e ser salvos pela fé em Jesus Cristo. “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus”.
O salmo 33,12 diz: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que escolheu para si como herança”.
Que Deus abençoe a paz e pentecostes!