Vencendo a competição que nos é proposta (Hebreus 12,1-2)
O autor da Carta aos Hebreus compara nesse texto a vida Cristã como uma maratona “Corramos com perseverança na competição que nos é proposta” a mesma alegoria também tem em sua reflexão o Apóstolo Paulo quando no final de sua vida testemunha ao jovem Timóteo: Combati o bom combate terminei a minha corrida, guardei a fé (2 Tm 4,7).
Por isso a mesma exige um elemento fundamental de todo maratonista: A virtude da perseverança. Nessa meditação quero apresentar cinco lições que aprender de uma corrida de maratona para nossa exercer a perseverança na competição que nos é proposta. Leia mais….
1º Em toda corrida existe um prêmio!
Todo batizado é inserido nessa prova, onde somos chamados a perseverar para ganhar a vida eterna. Nós somos cidadãos do céu (veja Fl 3,20). Não podemos desistir, parar no meio do caminho, Jesus nos exorta: “Só aqueles que perseverarem até o fim serão salvos” (Mateus 24,13).
Quando Elias por causa das tribulações da caminhada de fé pensou em desistir, Deus enviou um anjo que lhe disse: Levanta-te e come, ainda tens um longo caminho a percorrer (1 Rs 19,7).
2º Não podemos pegar atalhos, temos que correr conforme as regras.
Para ganharmos o prêmio, precisamos lutar diariamente por uma vida de Santidade, (Hb 12,14) Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus. Se o céu é nossa meta, a busca pela santidade é o caminho a seguir.
3º Nessa corrida nunca corremos sozinhos, existe uma nuvem de testemunhas em torno de nós.
No capitulo 11, a carta fala sobre os heróis da fé, milhares de homens e mulheres que venceram inúmeras dificuldades por meio da fé. Além do exemplo daqueles que já triunfaram e hoje estão vivendo como a Igreja triunfante tem em torno de nós muitos santos, irmãos de comunidade que passam diariamente por semelhantes provas e não desistem por causa das dificuldades.
Você sabe por que os santos foram colocados no altar?
Para que possamos ver o exemplo de suas vidas, pessoas simples, pecadoras como nós, mas que não desistiram de lutar.
4º Precisamos vencer os obstáculos:
O texto nos fala de duas grandes tentações: O desanimo e o pecado.
A tradição da Igreja chama esse desanimo de tibieza. Um estado da alma onde não temos força, vontade e animo para buscar as coisas espirituais, onde abandonamos a disciplina e nos corrompemos as prazeres carnais.
Segundo é o pecado. O pecado nos enfraquece, escraviza, afasta de Deus.
Precisamos vencer esses obstáculos por meio da perseverança. Lute contra a tibieza e contra o pecado. “O santo não é aquele que não peca, mas aquele que não desiste de lutar diariamente pela vida de santidade” (João Paulo II).
5º Mantenha os olhos fixos em Jesus!
Mantenha o foco, mire sempre o alvo, volte seus olhos e coração para Jesus, independente das dificuldades, limitações, quando mantemos os olhos fixos nele avançamos…
Jesus sempre esta a nossa frente… Na Sagrada Escritura, Eucaristia, Oração, Comunidade, contemple o Senhor diariamente Ele é o alimento para nossa perseverança.
Dom Bosco dizia: O começar é dos homens, o perseverar é dos santos. Que possamos perseverar na competição que nos é proposta.