Lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude (Eclesiástico 12,1).

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude, antes que venha o tempo da aflição e cheguem os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”.

O livro do Eclesiastes foi escrito por um conselho de sábios anciões. Ele é atribuído a Salomão porque Salomão é a personificação da sabedoria em Israel. O livro foi escrito com a finalidade de instruir os jovens judeus que estavam sendo contaminados pela cultura grega, a resistirem na fé; Nos três últimos séculos os judeus estavam sendo seduzidos pelos valores dessa cultura pagã o helenismo.

Estamos vivemos em tempos semelhantes, nossa sociedade de diz Cristã, mas o que impera em nossos dias é uma mentalidade pagã.  Uma recém pesquisa no fantástico revelou que entre os adolescentes e jovens o percentual de jovens que se dizem ateus cresce sistematicamente.

Em resposta a essa realidade podemos percebemos que nossa sociedade está cada vez mais desumana e doente: Vivemos uma crise moral, que em sua raiz é uma crise de fé, como afirma o Papa Emérito Bento XVI.

O que Salomão chamava de tempos de aflição onde não se encontra prazer de viver, alguns sintomas:

– Uma avalanche de suicídios, a OMS revela que a cada um segundo uma pessoa tenta se suicidar no mundo.

– Depressão, drogas, dependência química, a destruição de valores da família, a ideologia de gênero gerando perversão na mentalidade das crianças. Vivemos em uma cultura de morte, a vida humana a cada dia perde o seu valor.

Diante essa realidade o autor inspirado por Deus nos previne:

1º Tudo o que você plantar você irá colher (veja Gl 6,7)

2º Que todo esforço para ser feliz sem Deus é vaidade.

Uma marca desse livro é a exortação “vaidade das vaidades”

Eu disse comigo no meu coração: Tudo o que desejavam meus olhos, não lhes neguei; não privei meu coração de nenhum prazer e ele desfrutou de todos os esforços: julguei que esta era a parte que me cabia por todas as minhas fadigas. Voltando-me então para todas as obras que minhas mãos tinham feito, e para os trabalhos nos quais eu tinha suado, vi que em tudo havia vaidade e aflição do espírito. Nada há de proveitoso debaixo do sol. (Eclesiastes 2,10-11).

Vaidade no hebraico significa fumaça. Buscar o prazer sem Deus é como fumaça se esvai.  Dizia Santo Afonso de Ligório: Trabalha em vão, quem trabalha sem Deus. Sem Deus todo o trabalho de uma vida será um fracasso.

Qual seria o remédio para essa aflição de espirito, esse tédio da vida não nos atingir?

Voltar-se para Deus! O autor diz: “Lembra-te do teu Criador” e não demores, não espere sua vida correr como areia nos vãos de seus dedos, mas volte-se para Cristo hoje! Em sua juventude.

Afinal quando é que você faz as melhores e mais importantes escolhas da sua vida: Na velhice ou na juventude?

Ao invés de no final da sua vida ir ao encontro de Deus com uma vida toda desregrada, marcada por ilusões e sofrimentos, entregue hoje sua vida a Cristo, não espere a dor bater para lembrar-se do seu criador, volte no amor, volta-se para ele na melhor fase da sua vida, a juventude!

Na palavra de Deus você encontrará direção, respostas para suas crises, em oração você encontrará forças para vencer as tribulações, com Cristo você nunca se sentirá sozinho em meio as perdas da vida.

Não deixe para depois, faça hoje essa decisão pessoal em sua vida!

Leave a Reply


8 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas