VOCÊ SABE… qual é a origem do carnaval?
Conheça a origem da palavra ‘carnaval’
A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”. O primeiro elemento vem do latim caro, carnis (=carne), e o segundo elemento vem do verbo latino levare (=tirar, sustar, afastar).
leia mais….
O carnaval em sua raiz vem de uma festa pagã onde se cultuavam vários deuses. A real origem do carnaval é um tanto obscura. Alguns historiadores assentam sua procedência sobre as festas populares em honra aos deuses pagãos Baco e Saturno. Em Roma, realizavam-se comemorações em homenagem a Baco (deus de origem grega conhecido como Dionísio e responsável pela fertilidade. Era também o deus do vinho e da embriaguez). As famosas bacanais eram festas acompanhadas de muito vinho e orgias, e também caracterizadas pela alegria descabida, eliminação da repressão e da censura e liberdade de atitudes críticas e eróticas.
A Igreja Católica diante desse contexto de perversão pagã precisava intervir, criar uma opção e orientação espiritual para que seus filhos não se perdessem.
Como exorta as Sagradas Escrituras: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12,2).
Por isso criou um seguimento preparatório para levar os Cristãos a conversão, assim no carnaval os Cristãos já se preparavam para um longo período de conversão, iniciado pela quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. (Confira os ensinos sobre Quarta-feira de Cinzas, Quaresma e Páscoa no blog jovens de fogo).
O carnaval é um exemplo real da sobrevivência do paganismo e do relativismo dos Cristãos em nosso país, que ainda promove os mesmos elementos cultuados pelos pagãos na antiguidade. É a explicita manifestação das obras da carne:
São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. (Gl 5,19-21).
E ainda: Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis (Rm 8.13)
Diante dessa realidade nossa Comunidade Javé Nissi oferece para você cristão uma grande possibilidade de experimentar uma alegria verdadeira, o retiro de Carnaval. O retiro de carnaval “antigo rebanhão” são dias de retiro espiritual, onde se proporciona uma experiência profunda com Deus, através da palavra, eucaristia, oração, momentos de lazer e fraternidade, estreitamento de laços familiares, em um ambiente de paz e felicidade. Participe conosco!
A alegria do Senhor será a nossa força (Nm 8,10).