INTRODUÇÃO AO LIVRO DE LAMENTAÇÕES

Resultado de imagem para lamentações de jeremias

Confira um breve estudo sobre o livro de Lamentações… leia mais.

  1. Introdução: O que é lamentação?

Antes que começar esse breve estudo quero afirmar que lamentação não é murmuração. Lamentação é uma manifestação dolorida por causa de um sofrimento. Pode ser por meio de palavras, por gritos e até pelo choro. Veja esse exemplo: “Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza.” (Et 4. 3).

Na Bíblia temos também canções que são chamadas de lamentações e que foram feitas após a morte de alguém muito querido ou importante:

Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias; manifestando todo seu luto de forma poética. (cf 2Cr 35,25)

Lamentações são (Cantos fúnebres), poemas de luto que revelam o doloroso tempo que Jerusalém foi tomada pelo rei Nabucodonosor, rei da Babilônia, em 586 a C. Conforme as exortações e profecias de Jeremias, tempo de pranto, dor, tristeza e desilusão. Em lamentações percebemos um poeta desafogando os seus afetos segundo lhe são sugeridos pelo coração dominado pela comoção.

  1. Sua obra é anônima.

A tradicional atribuição a Jeremias baseia-se na notícia de 2 Cr 35,25 que fala da do lamento de Jeremias pelo rei Josias, mas este não se refere a destruição do templo e de Jerusalém, pois não era preocupação de Jeremias lamentar o templo (cf Jr 7,1-15).

  1. Data:

O Livro de Lamentações foi provavelmente escrito depois da invasão de Jerusalém e destruição do templo em 586 a C quando os Israelitas foram deportados para Babilônia. Os cânticos de lamentações eram lidos na sinagoga judaica, no dia do aniversário da destruição do primeiro templo (por Nabucodonosor, em 586 d C), que é também o da destruição do segundo templo (pelos Romanos, em 70 d C).

Resumo:

 O Livro de Lamentações é dividido em cinco capítulos. Cada capítulo representa um poema distinto. No Livro de Lamentações, o autor entende que os babilônios foram o instrumento de Deus para trazer juízo sobre Jerusalém (Lamentações 1,12-15, 2,1-8, 4;11). Lamentações deixa claro que o pecado e rebelião foram as causas da ira de Deus sendo demonstrada (1,8-9, 4,13, 5,16). Lamentar é apropriado em um tempo de angústia, mas deve rapidamente dar entrada à contrição e arrependimento (Lamentações 3,40-42, 5,21-22).

Conteúdo geral:

O livro contém cinco ‘lamentos”

Lamentações 1–2 O cântico fúnebre se desdobra sobre a condição desolada de Jerusalém após a destruição pelos babilônicos. O autor reconhece que Jerusalém foi destruída porque o povo se rebelou contra os mandamentos do Senhor.

Lamentações 3 – Judá mesmos desolada espera pela libertação que vem de Deus, cuja misericórdia está sobre aqueles que confiam Nele.

Lamentações 4 – O autor compara as condições dos Judeus antes e depois da destruição de Jerusalém. Ele se entristece ao perceber o estado lamentável do povo e reconhece que essa situação é resultado do pecado.

Lamentações 5 – O autor traz no coração aqueles que sobreviveram à destruição de Jerusalém, suplicando a Deus que veja a desolação deles, perdoe-os e permita-lhes retornar ao Senhor e ser restaurados como um povo.

Versículo chave diante de toda lamentação:

 Há bondade no Senhor, sem fim, misericórdia que não acaba!  Hoje e sempre está se renovando, sua grande fidelidade. “Herança minha é o Senhor – eu digo – por isso, nele espero”. Imensa é a bondade do Senhor, com quem o espera e procura. Importante é aguardar em silêncio o socorro do Senhor! (Lm 3,22-26).

Não se desespere diante do seu sofrimento, os mesmos acontecem sobre duas condições: a vontade ou a permissão de Deus, acalma sua alma, seu lamento, pois um tempo de consolação virá sua misericórdia é infinita.

Leave a Reply


9 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas