O Amor de Deus
Você sabe o tamanho do amor de Deus por você? Confira na íntegra.
01 – Deus o ama pessoalmente porque é seu Pai: Is 43,1/Jr 31,3
Deus ama a todos os homens, mas também ama a cada um de maneira pessoal, como cada um necessita ser amado. Se fosse você o único habitante de todo o universo, Deus não poderia amá-lo mais do que o ama, porque já o ama com todo o amor de um Deus Todo Poderoso. Deus não nos ama pelo que nós fazemos, mas pelo que Ele é: Salmo 103,13.
02 – Deus o ama incondicionalmente porque é amor: 1Jo 4,8/Is 49,15
Deus não lhe impõe nenhuma condição para amá-lo. Ele o ama exatamente como você é neste momento: não importa o que tenha sido, ou seja no presente: pecados, vícios ou defeitos. Deus o ama incondicionalmente porque seu amor não muda. Mesmo todo fracasso, problemas e até pecado em sua vida são agora uma oportunidade para que você experimente o amor de Deus, porque Ele é sempre fiel. (Is 54,10) Você não necessita aparentar outra coisa do que verdadeiramente é para que Deus o ame. Deus o ama com suas qualidades e defeitos. Ele não o ama por suas qualidades, mas com suas qualidades. Deus não deixa de o amar pelos seus defeitos. Ama-o com eles. Deus não ama o que você faz, mas o ama, a VOCÊ. Aceita-o e aceita-o com amor. Deus o ama com os seus pecados e seus esforços. Seja você rico ou pobre. Você não necessita colocar máscaras diante Dele. Ele o ama porque você é seu filho e não por outra coisa. Não o ama porque você é bom, mas porque o bom é Ele. Ele ama de modo especial os pecadores. O pecador é o mais amado de Deus porque onde excede o pecado, superexcede seu amor misericordioso. Quem é mais pecador é que mais pode experimentar o perdão, gozo e esperança, porque é o mais necessitado.
03 – Deus quer o melhor para você porque é Seu Filho:
Deus o ama como você é, mas não o quer deixar assim. Ele quer algo muito melhor para você. Ele tem um plano que fez com toda sabedoria e amor para você. Seu plano supera muito o que você imagina ou pode pensar para seu próprio bem. Desde o princípio nos criou à Sua imagem e semelhança, plenos de seu amor e co-criadores com Ele, capazes de sermos seus representantes nesse mundo.
Criou-nos em harmonia perfeita:
com Ele: uma relação pessoal e perfeita;
com os outros: relações de justiça, verdade e serviço;
com nós mesmos: com segurança, paz e domínio próprio;
com toda a criação: sendo livres e não escravos das coisas deste mundo;
encheu-nos de felicidade com sua alegria, paz e união.
04 – Deus tomou a iniciativa de amá-lo:
Deus lhe pede é que creia em seu amor, que creia Nele, confie no plano Dele mais do que no seu. É Ele quem quer chegar até nós. Antes que começássemos a buscá-lo, Ele já nos estava buscando. Ele tomou a iniciativa.
O amor não consiste em que amemos a Deus, mas em que Ele nos amou primeiro (1Jo 4,19). Não fomos nós que o escolhemos. Foi Ele quem nos escolheu primeiro (Jo 15,16). Nós não fazemos nenhum favor a Deus em amá-lo. E Ele nos favorece com seu amor, que é eterno. Às vezes buscamos a Deus e queremos amá-lo, porém ninguém pode amá-lo se antes não tiver experimentado o seu amor. Temos que fazer uma parada, determos e deixarmo-nos alcançar por Ele, por seu amor.
05 – Conclusão:
Deus ama a todos os homens porque somos seus filhos e obras de suas mãos. Deus não nos ama pelo que fazemos, mas pelo que somos: seus filhos. Deus não nos ama porque somos bons, mas porque bom é Ele. Não nos ma porque nós o amamos, mas porque Ele é Amor (1Jo 4,8).
O texto que segue deve ser distribuído aos participantes
ORAÇÃO DIÁRIA COM A BÍBLIA
Textos para a oração diária durante a semana
1o. Dia: 1a carta de João – 1João 4,8-16
2o. Dia: Isaías 49,13-16
3o. Dia: Salmo 103 (Salmo 102 na Bíblia Ave Maria)
4o. Dia: Isaías 43,1-5
5o. Dia: Romanos 8,31-39
6o. Dia: Salmo 23 (Salmo 21 na Bíblia Ave Maria)