Como fazer uma leitura orante da Bíblia?
Estudamos a Bíblia para compreender melhor a mensagem, mas ela não é só um livro que nos permite ter mais conhecimentos. Ela é principalmente um espaço onde somos convidados a conversar com Deus. Por isso a Igreja nos convida a fazer a chamada “leitura orante” da Bíblia. É um processo que, especialmente nesse ano missionário precisa ser trabalhado, afinal como iremos pregar se não temos o que falar? É normalmente apresentado em 4 passos: leitura ( o que o texto diz em si), meditação (o que o texto diz para mim, hoje), oração (o que o texto me faz dizer a Deus) e contemplação (como o texto me faz olhar a vida, tomar decisões, assumir compromissos).
leia mais…
Evidentemente, antes de tudo, cada texto precisa ser bem compreendido. Muitas vezes nem percebemos que certas frases e palavras, por serem de outro tempo e outra cultura, podem ser estranhas para as novas gerações. Às vezes se trata de palavras cujo significado pode não estar claro. Será que as crianças e adolescentes (e muitos adultos) sabem, por exemplo, o que é um fariseu, um publicano, um samaritano? Será que entendem palavras que hoje são frequentemente percebidas com outro sentido, como sacrifício, temor a Deus, lei?
Por tudo isso, precisamos examinar o texto para ver o que precisa ser explicado para que a leitura orante se desenvolva sem problemas. Aí então podemos desenvolver os 4 passos recomendados nesse contato com a Bíblia:
1º passo: Leitura: o que o texto quis comunicar na época e na cultura em que foi escrito?
Não podemos ler a Bíblia de forma fundamentalista ou seja sem considerar o conjunto de texto que chamados de contexto. Existem palavras proprias do tempo histórico e da cultura ao qual esta sendo narrada, o que chamamos de hebraísmo (linguagem cultural dos Hebreus). Imagine se a Bíblia fosse escrita hoje e o autor escreve sobre inspiração de Deus: A boca fala do que o Whatssap esta cheio?
Os Hebreus há 2,3,4 mil anos atras iriam dizer: O que é whatssap?
Seria necessário uma pesquisa para descobrir o que seria whatssap no contexto do mundo moderno, assim como por exemplo temos que procurar o real significado da palavra que não entendemos na lingua ao qual foi narrada a Escritura.
2º passo: Meditação: o que o texto diz para nós ; olhar a nossa realidade de hoje e perceber como a mensagem do texto a ela se aplica.
A palavra de Deus não esta presa ao tempo a mesma é viva e eficaz, a mesma se torna atual pela fé e a ação do Espírito Santo. Ao lermos um texto Bíblico devemos nos indagar e buscar compreender o que Deus nos fala no “HOJE”.
Dizia um grande pregador: “A Sagrada Escritura é mais atual que o jornal que vai sair amanhã”.
3º passo: Oração: como o texto nos faz entrar em diálogo com Deus sobre o que foi comunicado e percebido.
Existem vários tipos de oração, vou deixar alguns para facilitar nossa oração:
a) pedir perdão: depois de um exame de consciência sobre o que Deus estava nos pedindo através do texto, podemos comentar situações onde o ser humano deixa de fazer o que a Palavra bíblica nos está pedindo. A seguir, cada um pode lembrar situações onde não correspondeu ao projeto divino e fazer em silêncio seu pedido pessoal de perdão.
b) pedir as graças necessárias: podemos conversar sobre o que cada um precisa desenvolver em sua vida para ser capaz de cumprir o que Palavra de Deus está propondo
c) agradecer: dentro do assunto abordado pelo texto, podemos pensar nos dons que já recebemos, nas situações em que Deus nos ajudou a fazer algo bom, nas pessoas que já nos ajudaram a viver melhor e mostrar nossa gratidão a Deus e aos companheiros de caminhada.
d) louvor: é a oração mais gratuita. Não se trata de louvar a Deus para conseguir manipulá-lo; é a manifestação espontânea da alegria e da gratidão por termos esse Pai que nos criou e nos acompanha com amor, esse Filho que se entregou por nós e nos ensinou o melhor caminho, esse Espírito Santo que nos inspira e nos ajuda a viver com mais sabedoria
4º passo: Contemplação: como o texto nos faz ver a vida a partir da vontade de Deus
A oração nos devolve à vida cotidiana com um olhar diferente. Depois de uma boa conversa com Deus vamos perceber algo mais profundo nas pessoas que nos cercam, nas maravilhas da natureza, nas notícias do jornal, no que vivemos na Igreja. Anthony de Mello tem uma frase interessante que ilustra isso: “se você olhou a árvore e viu o milagre, finalmente você viu a árvore.” O mesmo poderia ser dito sobre a maneira como olhamos as pessoas e o que Deus nos pede diante das situações da nossa vida.
Percebemos como a leitura orante pode aprofundar a nossa relação com Deus? Queremos fazer isso com criatividade e persistência?
Participe conosco do Curso de Formação Bíblico Boa Semente ! Você pode ter acesso a formação no canal do You tube jovens de fogo, no proprio blog e participando das Formações da Comunidade betânia Javé Nissi.