O Senhorio de Jesus “Respondeu-lhe Tomé: ‘Meu Senhor e meu Deus!’” (João 20.28)


São Tomé reconhece a DUPLA NATUREZA de Jesus Cristo, a sua HUMANIDADE e a sua DIVINDADE.  Com um toque a incredulidade de Tomé foi vencida por uma experiência, São Paulo diz que ninguém poderá dizer Jesus seja o Senhor se não for por influência do Espírito Santo (cf 1 Cor 12.3).

A resposta de São Tomé é um ato de fé, de adoração e de entrega sem limites: “Meu Senhor e meu Deus!” Diz a Tradição que o Apóstolo São Tomé Evangelizou na índia com grande poder e manifestações de sinais fundando uma Comunidade e por causa da sua coragem se tornou um mártir pela fé no seu Senhor, Tomé consumiu a vida pela causa de Cristo, uma consequência clara da experiência do Batismo no Espírito Santo que nos leva ao Senhorio de Jesus. Pergunto: Jesus Cristo é seu Senhor?   Leia mais…

Essa experiência gera em nós três efeitos:

1º Somos convencidos que Jesus é o Senhor!

Jesus é o Senhor por que Ele venceu o maior adversário humano: A morte!

São Paulo ao tomar posse dessa maravilhosa revelação, exclama ao falar da ressurreição de Cristo: O morte aonde está seu aguilhão? (1 Cor 15.55) Aguilhão era uma vara com a ponta de ferro bem afiada, usada para tocar os bois em condução ao matadouro.

A morte foi vencida de uma vez por todas, Jesus ressuscitou!!! se tornou o vivente, seu corpo nunca mais experimentará a corrupção. Por isso proclamamos que aqueles que morrerem unidos em Cristo não experimentaram uma segunda morte (cf Ap 21.8), por que toda autoridade no céu e na terra foi dada a Jesus Cristo nosso Senhor!

Dizer que Jesus é Senhor é dizer que Ele é dono absoluto de tudo e que nada é capaz de vencer o seu poder ou fugiu de seu domínio. Vemos na Bíblia vários sinais do Senhorio de Jesus, quando anda sobre as aguas, multiplica pães e peixes, curas paralíticos, ressuscita lazaro, mas essas manifestações eram apenas um sinal de toda a autoridade que foi lhe dada. Aleluia!

Mas essa afirmação Jesus é o Senhor deve exercer o domínio sobre minha vida. Uma coisa é dizer Jesus é o Senhor, e Ele é; Outra é dizer como Tomé: Meu Senhor e meu Deus!

2º  Passamos a radicalizar o Senhorio de  Jesus em nossas vidas!

Jesus é o Senhor de sua vida?

Jesus passa a ser o Senhor de minha quando passo a fazer dele o critério, o valor de minhas escolhas, o eixo em que toda minha vida é convertida. No início do Cristianismo os Cristão viviam sobre o império de Roma, e todos os cidadãos deveriam proclamar Nero como Senhor, adorando seus ídolos e vivendo de forma desregrada, os mesmos começaram a arrumar um grande problema, quando não se curvavam as leis de Roma declarando somente Jesus como Senhor de suas vidas!

  1. Jesus é o Senhor de sua sexualidade:

 Você já fez escolha de viver um namoro santo, sendo fiel e prometendo ter uma relação sexual só depois do matrimonio com a benção de Deus? Você tem se afastado das impurezas: pornografia e sexualidade excessiva?

  1. Jesus é o Senhor da sua escolha profissional?

Qual é o critério para você escolher uma faculdade: Dinheiro ou vocação? Hoje muitos profissionais estão frustrados por que fizeram do serviço um fardo,  escolhendo o dinheiro ao invés da vocação. O que tem dado sentido a sua vida, o dinheiro ou a vontade de Deus?

  1. Jesus é o Senhor de sua maneira de falar, vestir, das músicas que você ouve?

Hoje existe um deus chamado “moda” e infelizmente muitos jovens Cristãos vivem como pagãos. Em sua maneira de falar, vestir, ouvir… Hoje as pessoas comungam a eucaristia e ao mesmo tempo se curvam diante tantos falsos ídolos. A experiência do Batismo do Espírito nos tira da zona de conforto, nos levando a tomar uma decisão! Passamos a priorizar a Jesus acima de todas as coisas, hoje as pessoas tem tempo para todas as coisas, mas não tem tempo para Deus. Nós só priorizamos o que é importante para nós, se ainda não radicalizamos é por que nos falta o poder do Espírito Santo!

3º Passamos a proclamá-lo para todos, para que todos vivam debaixo do seu Senhorio.

Sabemos que somos chamados a Evangelizar? Mas o que é Evangelizar?

Evangelizar não é apenas passar um verniz de Evangelho, mas é submeter todas as coisas a Cristo, até que toda língua o proclame e todo joelho se dobre para glória de Deus Pai.

Kbçaum: você sabia que sua família precisa de um louco que grite que Jesus Cristo é o Senhor? Sua sala de aula precisa de um louco? Seu serviço? Sua rua? A biqueira do seu bairro?

Jesus quer nos encher com o poder do Espírito Santo para que possamos sair gritando que Ele é o Senhor! Senhor que mudou nossas vidas e deu um novo sentido, Senhor que nos tirou da morte para sua maravilhosa graça!

Quero encerrar com algumas da Igreja no Documento de Aparecida:

“548. Esta Conferência, recordando o mandato de ir e fazer discípulos (cf. Mt 28,20), deseja despertar a Igreja… um grande impulso missionário. Não podemos deixar de aproveitar esta hora de graça. Necessitamos de um novo Pentecostes! Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de “sentido”, de verdade e de amor, de alegria e de esperança! Não podemos ficar tranquilos em espera passiva em nossos templos, mas é imperativo ir em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não tem a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor da história, que Ele nos convoca na Igreja, e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção de seu Reino!”

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!!!

Leave a Reply


4 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas