“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” (Atos 19.1-2)
Se fizéssemos uma pesquisa com todos aqueles que se declaram cristãos que segundo o IBGE são 87% da população Brasileira tomando a mesma pergunta de São Paulo aos cristãos de Éfeso encontraríamos a mesma resposta.
Nem sequer ouvimos dizer que existe Espírito Santo!”
Confira na integra
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou o planalto e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe Espírito Santo!” (Atos 19.1-2)
“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe Espírito Santo!”
As pessoas até sabem que o Espírito Santo é Deus, que é a terceira pessoa da Santíssima trindade, mas poucos sabem sobre sua Pessoa de forma experiencial na atuação de seus dons e maravilhas.
Mas nesse texto podemos tirar algumas lições:
1º É possível responder se fomos Batizados no Espírito Santo ou não – Por isso Paulo perguntou-lhes: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?”
O Batismo no Espírito Santo é uma experiência concreta, podemos sentir, conhecer a Deus de uma forma nova. Os primeiros Cristãos não tinham uma doutrina sólida sobre o Espírito Santo como temos hoje, o primeiro concílio da Igreja o concilio de Nicéia só foi realizado no ano 325, três séculos após a vivencia dos primeiros Cristãos. A Igreja primitiva não tinha uma sólida doutrina e formação sobre o Espírito Santo, mas eles tinham uma profunda experiência com o mesmo que o capacitavam para viver o Evangelho, anunciar o nome de Jesus com poder, e professar a fé até mesmo no martírio.
Penso que é isso que tem nos faltado, uma experiência profunda com o Espírito Santo que nos transforme radicalmente.
2ª É possível experimenta-lo de maneira imediata: – (v.6 a) Paulo impôs-lhes as mãos, e o Espírito Santo desceu sobre eles.
Não é necessário uma preparação, ter grande conhecimento, estudo… Essa experiência é para todos das pessoas mais simples a intelectuais, é para pessoas que estão há muitos anos engajadas na Igreja e para aqueles que vivem em profundo estado de pecado.
Incline seu coração para Jesus e peça sinceramente a Ele o derramamento de sua poderosa graça, seja perseverante nessa oração, profetizo que em quer momento a graça de Deus alcançara sua vida.