INTRODUÇÃO AO LIVRO DE JOSUÉ

O livro de Josué é conhecido como o livro das conquistas. Nele vemos o cumprimento da promessa feita aos patriarcas em todo Pentateuco, onde os Israelitas liderados por Josué ocupam e conquistam a terra prometida.

(Js 21.45) De todas as promessas favoráveis que o Senhor havia proferido para a casa de Israel nenhuma falhou, todas se cumpriram.

Os Israelitas experimentaram a fidelidade de Deus, Deus é fiel e tem poder para cumprir tudo aquilo que prometeu.

Imagem relacionada

ESTUDO BÍBLICO – LEIA MAIS…

O livro se divide em três elementos:

1ª Falando sobre o personagem central: Josué. Josué assume a liderança de Israel com a morte de Moisés, no capitulo primeiro vamos ver por diversas vezes Deus encorajando Josué: (Js 1.9) Não te ordenei que sejas forte e corajoso? Não tenhas medo, não te acovardes, pois o Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás”.

Indicando que havia um grande receio em toda nação com a morte de Moisés, mas Deus garante que assim como estava com Moisés estará com Josué. Nosso Deus é Emanuel, Ele é Deus conosco! Aleluia! Lembre-se da promessa do Senhor para sua Igreja: Eis que estarei convosco todos os dias… (Mt 28.20 b).

2ª Falando sobre a ocupação da terra, expulsando aos antigos habitantes.

Vamos ver muitas guerras e batalhas, percebemos um grande destaque para a batalha de Jericó (Js 6), Jericó que era uma cidade fortificada, cai diante do clamor dos Israelitas (Deus estava com eles), como afirma S. Paulo: Se Deus é por nós, quem será contra nós? (cf Rm 8,31).

Josué venceu 31 reis com suas cidades. Isso indica que não existe promessa sem luta e perseverança. Somos chamados a ocupar e expulsar todos os ídolos que habitam na terra de nossos corações, declarando o Senhorio de Jesus.

Essa é a chamada de Josué para Israel:

(Josué 24.14-15) Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o de coração íntegro e sincero. Lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram do outro lado do rio Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. Contudo, se vos desagrada servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram no outro lado do rio ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.

3º A divisão da terra.

Uma vez conquistada a terra precisava ser dividida.  É o que narra à segunda parte do livro, (Cap 13-21). Mas quanto tempo demorou para acontecer essa conquista?

 Os fatos aqui resumidos abrangem um período de cerca de 30 anos, como se pode inferir de dois indícios oferecidos pelo próprio livro. Josué, sendo quase da mesma idade de Caleb (Num 13,6-8; 14,6-38), tinha, no tempo do Êxodo, aproximadamente 40 anos (Jos 14, 7); morreu com 110 anos. Tendo em conta os 40 anos passados no deserto, resulta que empreendeu a ocupação da Palestina aos 80 anos, sobrevivendo mais trinta.

Desejo de todo o meu coração que a unção de Deus te convença “O Senhor teu Deus, esta contigo por onde quer que vás”. Somos chamados a conquistar e usufruir de todas as promessas que Deus tem para nós. Aleluia!

Leave a Reply


6 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas