Como ler o livro do Apocalipse?

O Apocalipse é um manacial de Salvação (Salmo 1.3) Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo. Muitos dizem que não devemos lê-lo, outros ficam confusos pela ausência de entendimento, iniciaremos hoje um breve curso sobre o livro do Apocalipse, essa é uma aula do Curso de Formação Bíblico Boa Semente, nessa primeira reflexão abordaremos: Como ler o livro do Apocalipse?

Resultado de imagem para apocalípse de joão

Confira na íntegra

Significado:   Apocalipse, em grego “apokálypsis”       (revelação), “tirar o véu” era um gênero literário que se tornou usual entre os judeus após o exílio da Babilônia (587-535 a.C.).

Autor: O Apocalipse foi escrito pelo Apóstolo São João.

Data: Por volta do ano 95 a 100 d C.

Destinatários: As Igrejas da Ásia menor.

Essa revelação não revela os acontecimentos apenas do futuro, como profecia mas também do passado e do presente.


Contexto: A Igreja de Cristo estava sendo perseguida pelo império Romano.

O imperador romano Domiciano (81-96) moveu forte perseguição aos cristãos, tendo deportado São João, que era o bispo de Éfeso, para a ilha de Patmos. Ao mesmo tempo os cristãos eram hostilizados pelo judeus e aguardavam a volta de Cristo, que não acontecia, para livrá-los de todos os males. Foi neste contexto que o Apóstolo escreveu o Apocalipse para confortar e animar os cristãos das já inúmeras comunidades da Ásia Menor.


A mensagem principal

Deus é o Senhor da História dos homens, e no final haverá a vitória dos justos, em que pese o sofrimento e a morte. (cf Ap 7.9-10; 13-14).

Essa vitória não virá sem luta, luta continua entre o (dragão)Satanás e os filhos da mulher (Igreja), mas no final haverá o triunfo definitivo do Reino de Cristo, triunfo que implica na ressurreição dos mortos e renovação da natureza material, ‘novos céus e nova terra”

Obs: As calamidades que são apresentadas não devem ser interpretadas ao pé da letra. Deus sabe e saberá tirar de todos os sofrimentos da humanidade a vitória final do Bem sobre o Mal.


Para que tempo foi escrito?

Essa revelação (Apocalipse) não revela os acontecimentos apenas do futuro, como profecia mas também do passado e do presente.

Imagem relacionada

Uma boa comparação é medita-lo como o salto com vara.

Para arremessar o atleta precisa se preparar em três momentos:

Ele dá alguns passos para traz –

Dos 404 versículos dos Apocalipse, mais da metade tem alusões a textos, imagens ou figuras do Antigo Testamento. Muitas profecias do Antigo Testamento estão inseridas no trazendo sua revelação. Os livros mais citados pelo Apocalipse são Êxodo, Ezequiel, Daniel, Gênesis, Deuteronômio, Números, Salmos, Amós e o Dêutero-Isaías.

Muitos temas que aparecem na Bíblia são tratados no Apocalipse:

a) Vocação, missão e visões: Inspira-se em Is 6; Jr 1; Ez 5-20.

b) O Profeta Zacarias fornece o material para a visão dos sete cavalos, da mulher pecadora e dos chifres.

c) A visão do livro escrito (Ap 10,8-11) foi inspirada em Ez 3,1-13.

d)  As sete cartas às igrejas se assemelham aos oráculos dos profetas.

e) Os castigos e pragas se inspiram nas pragas do Egito (Ex 7-10), na destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 18-19) e na queda da Babilônia (Is 13)

f) As bem-aventuranças e as maldições foram inspiradas nas bênçãos e maldições de Dt 28, assim como nos Salmos e nos Provérbios.

g) Os elementos litúrgicos que aparecem no Apocalipse (altar, tabernáculo, trombetas, fumaça, fogo, incenso, e tronos) foram retirados do livro do Êxodo.


2º Depois corre para frente para ganhar impulso –

O apocalipse refere-se também a acontecimentos do tempo presente, exortando os Cristão a perseverança, a conversão, a volta ao primeiro amor, a glória da ressureição. O Apocalipse foi composto num período em que a Igreja recém-nascida estava passando pelas perseguições sangrentas movidas pelo Império Romano.

A finalidade do Apocalipse era animar os leitores cristãos a resistir às forças do Império Romano. Se caísse nas mãos dos perseguidores, o livro estava escrito de tal maneira que estes não se dariam conta de seu grande alcance subversivo contra o poder restabelecido.

Os cristãos não deviam se espantar com as tribulações que os atingiam, pois o mal será vencido pelo poder de Deus. Desse modo, João enfrenta diretamente o Império Romano, que proclamava o imperador como “deus”, dando-lhe títulos blasfemos; em nome de uma falsa divindade, o Império explorava e oprimia os povos.


3º Lança-se com a ponta da vara para o alto –

O apocalipse revela acontecimentos dos fins dos tempos (a grande tribulação) e o grande julgamento (Juízo final) onde Deus vai julgar os homens, e a Igreja será consolada como uma noiva que anseia pela vinda do seu noivo.

  • Essa intervenção de Deus abala a natureza (fenômenos cósmicos), com muita simbologia e números.
  • O Apocalipse não pretende dar uma descrição antecipada dos acontecimentos do futuro, mas de apresentar uma mesma realidade sob vários símbolos diferentes; e tudo é feito com uma linguagem intencionalmente figurada para despertar a atenção do leitor, que estava acostumado ao gênero apocalíptico usado pelos judeus.
  • O Apocalipse é uma revelação sobrenatural, velada, sob símbolos, representando tanto o passado, quanto o presente da Igreja, e também o futuro. Se refere a um período indefinido que separa a Ascensão de Cristo de sua volta gloriosa.

Formas de linguagem: Símbolos.

Resultado de imagem para símbolos apocalípticos

Alguns símbolos tem significado preciso:

a)O Cordeiro simboliza o Cristo;

b)A mulher, a Igreja ou a Virgem Maria;

c)O dragão, as forças hostis ao reino de Deus; as duas feras (cap.13), o império romano e o culto imperial; a fera (cap.17), simboliza Nero; Babilônia, a Roma pagã;

d)As vestes brancas, a vitória;

e)O número três e meio, coisa nefasta ou caduca. Mas esses símbolos não são exclusivos;

f)  O Cristo é, às vezes representado como “filho do homem” ou cavaleiro.

 Continua….

 

Leave a Reply


4 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas