RESUMÃO SOBRE O PENTATEUCO
A Bíblia chama de pentateuco os cinco primeiros livros:
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
A tradução Septuaginta (A mais antiga tradução dos textos hebraicos e aramaicos para o grego, realizada por 72 tradutores), atribuiu esses nomes em síntese de cada livro.
leia mais…
Gênesis: Inicio ou origem: O livro de Gênesis fala sobre o início da criação do mundo e do povo de Deus. No livro de Gênesis encontramos os patriarcas os primeiros pais da fé (Abraão, Isaac, Jacó e seus doze filhos, com ênfase a José, que foi vendido como escravo por seus irmãos, mas depois salvou toda sua família no Egito de uma grande fome).
Êxodo: Partida, saída: O Êxodo narra a libertação do Egito, onde os Israelitas povo de Deus estava escravizado. Capítulos centrais de 12-14,que falam da páscoa, passagem de Deus no Egito e passagem do povo a pé enxuto pelo mar vermelho.
Levítico: Tribo de Levi. Aqueles que dentre as doze tribos eram os sacerdotes no tabernáculo, os levitais realizavam as funções sacerdotais guardando e ensinando a lei (o pentateuco).
Números: Contagem ou recenseamento: O livro de número fala sobre dois grandes recenseamentos, contagens que Deus fez sobre os Israelitas. A primeira geração contada foi infiel e morreu no deserto. A segunda geração irá na terra prometida, liderada por Josué e Caleb.
Deuteronômio: Segunda lei ou cópia da lei: Na primeira aliança as tabuas da lei foram quebradas por causa da infidelidade do povo (idolatria), Deus renova a aliança. Essa renovação é a garantia para a a nova geração citada em Números, entrar na terra prometida.
Quer aprofundar?
Confira os vídeos no You tube https://bit.ly/2PbYFEf