Compreendendo o Êxodo – Curso Bíblico Boa Semente
A palavra Êxodo vem do grego e significa: SAÍDA. Esse nome foi dado pela tradição grega ao narrar Israel saindo da casa da escravidão por volta de 1250 a C.
confira esse estudo na íntegra:
Essa palavra nos revela o conteúdo que iremos encontrar no livro (A LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL). O livro do Êxodo é uma extensão do Livro de Gênesis onde os patriarcas, os primeiros pais da fé descendentes de Abraão se instalam no Egito após um período de fome. E no Egito são escravizados por um Faraó que não conheceu a José (cf Ex.1.8), não conhecer a José significa não conheceu ao verdadeiro Deus, Deus de Abraão, Isaac e Jacó.
Por isso o novo Faraó oprime os Israelitas através da escravização e genocídio. Mas Deus ouvindo o clamor de seu povo desce para libertá-los.
O livro do Êxodo tem como tema pergunta central: Qual é o verdadeiro Deus? Essa pergunta irá se estender por toda a Bíblia e chegará a sua plenitude nos Evangelhos onde o próprio Jesus pergunta a seus discípulos: E vós quem dizeis que eu sou? (Cf Mateus 16.15).
O verdadeiro Deus é aquele que liberta da escravidão, trazendo liberdade e sentido de vida. Se, pois, o filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres (João 8.36).
No livro do Êxodo Deus responderá essa pergunta com sinais poderosos: (Ex 7.5) Os egípcios ficarão sabendo que eu sou o Senhor, quando eu estender minha mão contra o Egito e tirar os israelitas do meio deles”. Até o faraó se render e ser aniquilado.
Essa libertação é antecedida pela instituição da pascoa. Celebrando a páscoa os Israelitas se preparam comendo o cordeiro que foi imolado e manchando os umbrais de suas casas com sangue, antes da libertação. Uma prefiguração de Cristo na cruz, que se dá por inteiro corpo e sangue para nossa libertação.
Deus cumpre sua promessa e seu povo escolhido sai do Egito iniciando uma longa caminhada a terra prometida. No mesmo sentido todos aqueles que foram libertados da escravidão do pecado e da morte pela pascoa de Cristo (morte e ressureição), devem caminhar no deserto da fé, em busca da promessa da vida eterna.
O livro do Êxodo foi escrito foi escrito por três tradições: Javista, Eloísta, e sacerdotal, sua redação final é concluída do exílio por volta de 450 a C.
Temas centrais:
- A ESCRAVIDÃO DO POVO ISRAELITA PELOS EGÍPICIOS (Cap 1)
- O NASCIMENTO DE MOISÉS (Cap 2)
- O MOMENTO EM QUE DEUS REVELA O SEU NOME “IAHWEH” (Cap 3)
- A MISSÃO DE MOISÉS, A DUREZA DO CORAÇÃO DO FARAÓ, E AS DEZ PRAGAS NO EGITO (Cap 5-11)
- A PASCOA (Cap 12-14)
- A CAMINHADA NO DESERTO (Cap 15-40)
- A ALIANÇA E OS DEZ MANDAMENTOS (Cap 19-24
Que essa introdução possa nos inserir em uma profunda leitura, nos libertando da escravidão do faraó no Egito (diabo e seu reino), por meio de uma ardente pascoa, uma libertação em Cristo. Que Deus abençoe a paz e pentecostes!
Fontes:
Introdução Bíblia CNBB
Apostila da Escola de pregadores Comunidade Javé Nissi: Fundamentação teológica e Bíblia da pregação.