A LEITURA DA BÍBLIA NO ESPÍRITO

O trabalho principal do Espírito Santo é de revelar Deus ao homem e levar o homem a Deus. Ele é o autor das Escrituras Sagradas, a Palavra da Vida. Essa é uma intimidade tão grande que até confundimos o “Espíito e a Palavra” A Palavra é chamada de “A Espada do Espírito” – Efésios 6.17, mostrando que um instrumento de atuação do Espírito é a PALAVRA  e ao mesmo tempo a Palavra é revelada e inspirada mostrando que um instrumento de atuação da palavra acontece no poder do Espírito Santo.

A Bíblia foi inspirada pelo Espírito Santo e deve ser interpretada sob influência do mesmo Espírito. Jesus prometeu aos seus discípulos que enviaria o Espírito para guia-los na verdade e no conhecimento cada vez mais pleno da verdade revelada. (cf Jo 16.12-13).

Resultado de imagem para espirito santo e a bíblia

leia mais…

 

A Igreja insiste muito na prática da leitura espiritual da Bíblia, sabe que essa forma é fonte, manancial de salvação, como afirma o documento intitulado “A interpretação da Bíblia na Igreja”. Sabemos que existem vários métodos de leitura da Sagrada Escritura, mas todos devem ser canalizados para o seu sentido espiritual, pois a Bíblia é um livro de fé, é mais do que letra ou papel, história… é viva, um acontecimento “ontem, hoje e sempre” por que nela está o Espírito Santo que a revela de um novo ângulo conforme nela meditamos e aprofundamos abrindo mentes e corações, que guia a Igreja revelando em toda sua unidade e contexto, o mistério pascal do Cristo e a vida nova que resulta dele, a vida no Espírito.

A leitura espiritual da Sagrada Escritura, feita sob a luz do Espirito, fundamenta a visão cristã da vida, descobrindo e manifestando as ligações entre o Antigo e Novo Testamento, centralizando tudo em Cristo. Todo o sentido da Bíblia só e descoberto à luz do mistério de Cristo que é a CHAVE para o seu pleno entendimento. Por isso é preciso ser espiritual para entender a Escritura. Impõe ao que aproxima da mesma uma constante conversão: “Todas as vezes que voltamos para o Senhor o véu é retirado” (2 Cor 3.16).

No sentido espiritual somos chamados a mergulhar nas Escrituras para nelas descobrir o pensamento e os desígnios de Deus a nosso respeito. A história da salvação constitui igualmente nossa própria história, assim a leitura nos leva para uma doce comunhão, a palavra se encarna em nossa história para ser vivida, praticada no dia a dia.

Como ler as aventuras de Abraão e não se questionar sobre a nossa fé, superficial e tíbia, diante de uma adesão tão grande? Como não ver que a libertação no êxodo como a prefiguração da páscoa de Cristo?

Te desafio e convido a ler a Bíblia discernindo o que o Espírito Santo fala, guia e conduz ao seu coração.

 

 

 

 

Leave a Reply


5 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas