Conversando sobre pregação
- O QUE É PREGAÇÃO?
A pregação é a mensagem expositiva da palavra de Deus. Quando o pregador expõe a palavra de Deus o mesmo está apenas emprestando a sua voz para que Jesus revele seu amor aos homens.
Qual é o conteúdo da pregação, e como expô-la aos ouvintes?
Leia mais
Vamos tomar uma texto para embasar essa afirmação:
Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça (2 Tm 3.16).
- Toda a Escritura é inspirada por Deus, o que isso significa?
Significa que a Bíblia não é uma palavra humana, mas é uma palavra divina, é de fato a palavra de Deus. Essa palavra de Deus chega ao coração dos homens de duas maneiras “ escrita e oral”.
Escrita através dos hagiógrafos, aqueles que foram inspirados por Deus para transmitir essa revelação de forma escrita.
Oral, através dos profetas: Aqueles que foram e hoje são inspirados por Deus para anunciar a sua palavra.
- Essa palavra poderosa inspirada tem sua utilidade:
Ela é útil para: “ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça”. Ou seja podemos utilizar a palavra de Deus para todas as situações de nossas vidas, o pregador deve se apaixonar por ela, deve vive-la a tal ponto de deixar que a mesma se encarna em seu coração.
Por isso vamos encontrar em toda escritura expressões como: “Medite na palavra dia e noite” “coma o rolo” pois a palavra deve ser lâmpada para nossos pés, luz para nossos caminhos (cf Salmo 119.105).
- Essa mensagem deve ser apresentada basicamente de três formas:
- Direta: Não deve haver ruídos na comunicação, a mensagem deve ser objetiva, de fácil entendimento.
- Pessoal: O ouvinte deve se sentir confortado ou confrontado diante da mesma.
- Atual: Essa palavra deve ser apresentada no hoje. O Espírito Santo atualiza a palavra no hoje, pois a mesma é viva e eficaz (cf Hb 4.12).
Jesus atingiu esse ponto auge quando falando para Samaritana sobre a Agua viva provoca a Samaritana de tal maneira que ela diz: “A mulher suplicou: Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!” (João, 4.15)
- Como fazer uma pregação expositiva
A pregação expositiva é a pregação que EXPOÊ a mensagem da palavra de Deus no hoje. (postarei um ensino completo sobre o assunto).
Mas basicamente poderíamos sintetizar assim:
1. Expõe um texto Bíblico | 2. Apresenta um fato – Procura a mensagem principal do assunto e de forma secundária as palavras chave. | 3. Argumentação: |
(1 Jo 1.1-2) Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. |
Mensagem central: Jesus Cristo é nosso salvador. Palavras chave: Pecado: intercessor, expiação, Jesus, o mundo. |
Hermenêutica ( Hermenêutica é a ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos, extraindo o sentido das palavras).
O QUE O TEXTO DE (1 JOÃO 2.1-2) ME DIZ? |
Fase 2
4. Cita um ou dois versículos para comprovar a argumentação | 5. Faz uma provocação diante a exposição | 6. Leva o ouvinte a oração: |
Qual texto da Bíblia apresenta Jesus como Salvador? | O ouvinte deve ser confrontado com a palavra.
|
Resposta do ouvinte a palavra anunciada. |
Espero ter ajudo nessa reflexão. Duvidas? Escreva nos comentários, no canal jovens de fogo postei um vídeo sobre o assunto. Deus abençoe a paz e pentecostes!