LECTIO DIVINA – LEITURA  ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

As Sagradas Escrituras não são um livro qualquer, mas um instrumento para entrarmos em contato com Cristo Ressuscitado. Por isso, a leitura de suas páginas inspiradas também deve ser feita de modo diferente.  Os Santos padres no deserto praticavam um método de leitura orante da Sagrada Escritura onde saíam para o deserto apenas com a Bíblia em mãos e na oração e meditação viam as revelações divinas caindo em seus corações como uma chuva de graça.

Caia como a chuva a minha doutrina; destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como chuvas sobre a relva.   ( Dt 32.2)

Leia mais… 

Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação. Sendo que os degraus são mais para a compreensão, pois o Senhor, na liberdade do seu Espírito, pode elevar à oração e à contemplação no momento que lhe aprouver. É preciso, portanto, estar aberto à ação do Espírito Santo: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média).

Para compreendermos melhor e crescermos na intimidade com Deus, vejamos os passos a seguir:

Oração inicial:

Comecemos invocando o Espírito Santo – Ele vem em socorro nos ensinando como rezar, nos guia e da entendimento das Escrituras por ele mesmo inspiradas (cf Rm 8.26; 2 Tm 3,16).

Leitura

O que fala o texto? É necessário está atento aos detalhes: o ambiente, o desenrolar dos acontecimentos, os personagens do texto, quais são os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e trechos que chamam mais atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.

Meditação

O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de se colocar diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.

Oração  final

O que o texto me faz responder ao Senhor? A oração nasce como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.

Contemplação

O que a Palavra faz em mim? É o próprio Deus que age em nossas vidas. É permitir a ação de Deus que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a ser como Cristo.

Jesus em oração era conduzido pelo Espírito Santo, que o próprio Deus nos conduza e conceda a graça de a cada novo dia crescermos na intimidade com a Sua palavra.

Leave a Reply


8 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas