Ficar é pecado?

Resultado de imagem para flertar

Ficar é pecado?

confira na íntegra…

Antes de falar sobre o ficar… Preciso esclarecer o que é pecado.  Um dos significados de pecado como nos ensinou o professor Carlinhos Faria é HAMARTIA, que no grego tem o significado de ERRAR O ALVO.

A partir desse principio quero começar essa breve reflexão. Deus tem um plano perfeito para nós como apresenta o profeta Jeremias (cf Jr 29.11). Esse plano é um projeto de felicidade, que visa a ETERNIDADE, nesse plano tudo o que escolhemos deve nos aproximar da Santidade sem a qual ninguém verá o Senhor (cf Hb 12.14). Portanto TUDO que nos afasta do projeto maior é que nossa santificação para alcançarmos nossa SALVAÇÃO por não ter um propósito deve ser para nosso bem descartado.

Quando falamos de relacionamento essa regra vale para qualquer estado de vida, seja no namoro, noivado ou casamento.   Exemplos: Se meu namoro e noivado se tornaram por causa de minhas concessões mais ocasiões de pecado que para crescimento de ambos na graça, esse é um sinal claro que estou vivendo no caminho da HAMARTIA.  Se me casei, mas ainda quero viver como solteiro e estou dando brecha para o adultério, claramente estou caminhando para HAMARTIA, logo se meu objetivo maior é ser SANTO imediatamente sou obrigado por minhas convicções a considerar tais atos como LIXO em vista da riqueza que é o CONHECIMETO de Jesus e seu projeto de amor, (cf Fl 3.7).

Com base nessas considerações podemos tirar algumas conclusões sobre o ficar:

Existe algum propósito nesse relacionamento ou o objetivo é só FICAR na pegação?  Se o objetivo maior nesse ato é apenas o prazer momentâneo sem compromisso, exaltar a vaidade dizendo que PEGOU varias (os), contar vantagem ou exibir as pessoas como posses, se parecer com os jovens que vivem como pagãos para não ficar mau na fita diante dos amigos na escola, claramente esse é um caminho de HAMARTIA e terá consequências que poderão ser terríveis.

Mas então quando o FICAR não é HAMARTIA?

  1. Primeiro quando busca conhecer a vontade de Deus.

 Antes de agir devemos REZAR, buscar a orientação de pessoas mais experientes como os pais, aqueles que nos lideram na comunidade (Você pode buscar um orientar espiritual), para te ajudar no processo de tomada de decisões, o que vale tanto para escolhas pequenas em nossas vidas quando para as  mais importantes como vocação.

     2. Quando se tem propósito de algo mais sólido e maior.

Todo relacionamento que não tem como objetivo algo maior é HAMARTIA.

Aqueles que estão se conhecendo, seja no namoro ou noivado, devem progredir para o matrimônio. Aqueles  que são casados para a

a criação de filhos. A Igreja sabiamente abre algumas exceções por condições médicas,

O ficar só não é pecado em uma ocasião, quando se vive no propósito do namoro ou noivado.

O namoro e o noivado sim na visão Cristã poderiam ser considerados um FICAR, tempo de conhecimento, respeito, aprendizado, crescimento para amadurecer as convicções em busca de uma tomada de decisão maior, como o matrimônio ou a separação como termino da relação (Não é porque se começou a namorar ou noivar que tem que casar, o tempo de conhecimento é para isso, CONHECER E DECIDIR.

Hoje muitos casais estão rompendo a união no matrimônio por que atropelaram essa fase de conhecimento, ficaram apenas no ficar, no prazer… Quando entraram no matrimônio seja por causa de uma gravidez indesejada que é uma das marcas do ficar, ou por ter uma vida sexual ativa, infelizmente descobriram amargamente que não se conheciam o suficiente para chegar ao ponto de subir em um altar prontos e experimentados pelo tempo para tomar uma decisão para vida toda de verdadeiramente amar como se exige o matrimônio, que HAMARTIA!

A Sagrada Escritura nos exorta (Isaías 5.18) Ai dos que se amarram ao pecado com as cordas da ilusão e vão arrastando suas culpas, como se puxassem uma carroça!

Pense nisso: o verdadeiro amor  não vem pronto precisa ser construído, e para ser construído é fundamental ter de inicio um propósito de conhecimento, esse conhecimento precisa ter como base o respeito mútuo a pratica da CASTIDADE, em vista de algo maior tomar a decisão de um dia verdadeiramente amar ( Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, até que a morte os separe) …

Deus abençoe a paz e pentecostes!

Leave a Reply


9 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas