Não ocorre nada! O conhecimento prévio de algo da parte de Deus não é a mesma coisa que pré-ordenar [os fatos]. Na verdade, nem mesmo se trata de conhecimento prévio. O que chamamos “conhecimento prévio de Deus” é tão somente o mero conhecimento daquilo que, para nós, é futuro. Do ponto de vista divino, é o conhecimento do presente. Lembre-se: ao contrário de nós, Deus não está sujeito ao tempo. Sua existência não é dividida em compartimentos conhecidos como “passado, presente e futuro”. Ele simplesmente é. Consequentemente, Deus enxerga como um grande “Agora” aquilo que para nós é “passado, presente e futuro” e compreende como tudo estivesse unido.
Pense assim: você está viajando por uma estrada em torno das montanhas. Você não sabe o que vem à sua frente; entretanto, um helicóptero consegue enxergar tudo. Deste ponto de vista, o piloto do helicóptero enxerga vários quilometros a mais que você: ele sabe aquilo que você vai ver, onde você está agora e por onde já passou.
Deus é como o piloto do helicoptero. Ele enxerga toda a estrada da vida, embora nós apenas enxerguemos aquilo que está imediatamente à nossa frente. Seu conhecimento do que teremos pela frente em nada diminui a nossa liberdade.
fonte: https://www.veritatis.com.br/se-deus-sabe-hoje-o-que-eu-vou-fazer-amanha-o-que-ocorre-com-o-meu-livre-arbitrio/