Fugindo da geração carpe dien!

Carpe dien: “Colha o fruto maduro que amanha estará podre, ou seja viva o hoje”.

Resultado de imagem para carpe diem jovens

Seja um jovem com propósito pois Deus tem sonhos maiores para você! Confira essa reflexão na íntegra: Carpe dien x vida eterna!

Carpe dien é uma frase muito conhecida que já foi citada em poemas, musicas filmes… Que em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzido para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.

Esse principio viva o hoje, sem regras, sem disciplina, como se não houvesse um amanhã, ou que nossas escolhas não levassem a consequências no futuro  é um principio contrario a bíblia e natural de nossas vidas, pois a Sagrada Escritura revela: “o que alguém tiver semeado, é isso que vai colher” (cf Gálatas 6.7 b).

Aquilo que você planta hoje amanhã você vai colher.  E dependendo de suas escolhas as consequências podem ser bem dolorosas. A Sagrada escritura exorta: O salário do pecado é a morte. (cf Rm 6,23 a).

Jesus conta a história de um jovem que tinha tudo na casa de seu pai, mas como ele não dava valor, ele decidiu pedir sua parte da herança e partir para um lugar bem distante.  Seu desejo era bom, ele queria aproveitar a sua juventude, gastar o dinheiro alimentando seus desejos, com prazeres, amigos, mulheres, ele queria viver O CARPE DIEN, sem regras e disciplina.

Pois estava na melhor fase da vida a juventude, tinha grandes aspirações, vigor, sonhos, dinheiro no bolso, em sua mente nada poderia impedi-lo de viver uma vida plena.  Mas não foi isso que a vida reservava para ele, veio sobre aquela região uma grande fome e como ele tinha gastado todo seu dinheiro em uma vida desenfreada logo começou a passar necessidade.

Assim no momento que ele mais precisava, seus amigos de balada se afastaram, ele estava longe da casa do Pai e seu estomago o golpeava por dentro desejando se alimentar. Sem experiência profissional, sem quem o apresentasse, sem moradia, ele bateu em muitas portas procurando ajuda, serviço, mas o que encontrou foi quase todas as portas fechadas, o único homem que teve pena daquele jovem foi um fazendeiro que tinha um sitio que criava porcos.

Aquele jovem era Judeu, e para os Judeus os porcos eram considerados animais impuros, alimentar, tocar e comer um porco era sinal de transgressão a lei de Deus e contaminação.  Mas aquele jovem estava colhendo o fruto de suas escolhas, por isso ele não teve mais opção, então mesmo contrariado ele se submeteu aquela proposta de serviço.

Mas quando ele pensou que já estava no fundo do poço, ele sofreu uma decepção maior ainda, além de não comer na mesa com o dono do sitio, esfomeado, nem a lavagem dos porcos davam-lhe para que pudesse se alimentar.

Nesse momento ele foi atingindo por uma profunda depressão, sem forças, sonhos, dinheiro, perspectiva, pela primeira vez esse jovem teve que confrontar-se com a vida. Começavam a vir em sua lembrança como era bom estar na casa do seu Pai, onde ele tinha tudo, amor, alegria, dignidade, alimento, paz em seu coração…   Naquele momento ele descobriu que o pecado é uma verdadeira ilusão, que suas consequências iam além e tudo que ele poderia imaginar…

Dói meu coração em olhar para aqueles que vivem essa geração “carpe dien”, pois as consequências geralmente se revelam em três aspectos: Depressão, dependência química, suicídio.

O pecado tem produzido no coração do jovem um vazio existêncial, que tem gerado um tédio, uma falta de sentido, que as drogas, uma vida sexual desregrada, os bens materiais, não podem preencher.

O livro do Eclesiastes nos exorta a esse respeito: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude, antes que venha o tempo da aflição e cheguem os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”. (Eclesiastes 12.1).

Nesse texto esse jovem toma uma decisão e volta para casa de seu Pai, onde ressuscitou para uma nova vida, mas quantos jovens hoje não estão na sarjeta, os desistiram da vida, porque não tiveram forças para voltar?

Resultado de imagem para jovem mendigo

Jovem! Entenda que a juventude é um estado de vida, que você pode usufruir apenas hoje, mas que logo vai passar, para que no futuro você possa triunfar, é necessário que hoje haja sacrifícios, renuncias, doação, entrega de vida… É claro que não é fácil, não temos muitos exemplos, as pessoas buscam sem o caminho mais fácil, mas se quisermos viver o projeto maravilhosos que Deus sonhou para cada um de nós, precisamos no meio dessa geração nadar contra a correnteza.

Se parecer pesado de mais, quero te dar uma boa noticia, nós temos um amigo, que é forte e nunca irá nos abandonar, Jesus. Entregue a ele hoje a sua vida, seus fardos, pecados, dores, seus sonhos, Ele te dará seu doce Espírito Santo, o consolador e socorro em todas as nossas fraquezas.

Que hoje possamos fazer juntos o caminho da volta à casa do Pai, pois Ele nos espera ansioso para nos cobrir de abraços, beijos e fazer uma grande festa.

  “Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. (Lucas 15.9)

Leave a Reply


6 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas