Tenho medo da graça que passa sem que eu perceba!” (Santo Agostinho).
dizia com temor Santo Agostinho: Tenho medo da graça que passa sem que eu perceba!” (Santo Agostinho). Jesus passa e se apresenta em nossas vidas de muitas formas, mas para percebe-lo precisamos ouvi-lo com o coração. Para cada um de nós, Jesus tem uma promessa e uma missão é necessário estar atento para não perder a graça, que não sendo percebida, passa. Confira essa breve reflexão na íntegra!
“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.” (Ap 3,15).
O Senhor nos faz uma grande exortação no livro das revelações, poderíamos elencar alguns pontos para compreendermos o temor de Agostinho diante o medo de perder graça.
“Eis que estou” Na Escritura percebemos Jesus falando de três vindas de sua Pessoa.
1. Na história, na plenitude dos tempos, o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós (cf Jo 1.14). 2. Na sua volta gloriosa, no fim dos tempos, que voltará como Senhor para arrebatar sua Igreja, a respeito desse dia não sabemos nada “Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora” (Mt 25.13). 3. Entre a passagem histórica e a escatológica, existe uma intermediária, a do presente, ao qual o Senhor se apresenta a nós de diversas formas, como alguém necessitado, como uma criança (cf Mateus 25,37-40), mas também na oração, no sacrifício, na entrega, na missão, através de uma pregação, louvor, profecia…
Jesus sempre bate a porta do nosso coração com uma palavra, precisamos estar atentos e prontos para imediatamente obedecermos a sua palavra.
É fundamental ter um coração dócil as manifestações do Espírito Santo. Para termos UM CORAÇÃO QUE ESCUTA A VOZ DE DEUS, precisamos purificá-lo, os nossos pecados, impurezas, a tibieza, a incredulidade, nos dificultam nessa percepção.
Por isso somos chamados a conversão, a penitência, a oração, a caridade, a busca dos sacramentos, que são meios de purificação. Que hoje você possa “arrumar a casa” prepare sua casa, pois o Senhor virá visitá-lo, desejando fazer morada em seu coração.
Paz e pentecostes a todos!