O milagredo Azeite (2 Reis 4,1-7) Áudio Mp3

Projeto Avivar a chama:  “No caminho do Avivamento” 

Nessa meditação veremos alguns elementos que nos colocam no caminho do Avivamento, afinal é fundamental: Pedir, fechar a porta e derramar azeite na vasilha. Confira  o significado espiritual dessas três palavras e encontre a chave que nos abre aos milagres de Deus. Aleluia!

Imagem relacionada

O que é um avivamento?

Avivar significa dar vida àquilo que estava morto ou preste a morrer. … Confira essa mensagem em áudio MP3 e texto na íntegra.

Em muitas áreas de nossas vidas necessitamos de um grande avivamento.  Vivemos em um tempo em que as pessoas não estão suportando as tribulações do dia a dia e muitos guerreiros estão jogando a toalha.  Isso acontece quando perdemos a capacidade de sonhar, afinal nós não morremos quando a morte chega, mas quando os sonhos se vão, pois quando perdemos a capacidade de sonhar, não vivemos, mas passamos a vegetar, nossa vida perde o sentido, por isso desistimos.

Mas se você hoje se encontra nessa situação, quero te dar uma boa noticia: Deus é especialista em avivar nossos sonhos, mudar situações, Ele levanta espíritos abatidos e desanimados da vigor aqueles que estão cansados, cura nossas feridas e abre portas que ninguém fecha. Creia, pois esta vindo um grande avivamento e o melhor de Deus esta por vir!

No texto que vamos meditar encontramos o relato de uma mulher, note que o autor sagrado não revela o nome da mesma, na bíblia o nome significa à identidade a missão da pessoa chamada por Deus. Quando o texto não menciona o nome é para que nós possamos nos colocar no lugar do personagem bíblico assumindo sua missão, entrando no caminho do avivamento, por isso te convido a mergulhar nessa meditação porque dela vamos  aprender lições preciosas para vivermos o sobrenatural de Deus.

Qual era a situação dessa mulher?

Poderíamos resumir em três palavras: Mulher, viúva e pobre.

 Essa mulher vivia uma situação angustiante, seu esposo tinha acabado de falecer e deixou para ela uma divida muito alta. O credor estava preste a bater a porta, e seus filhos seriam obrigados a trabalhar como escravo para pagar aquela divida. Uma vez que toda a população vivia em miséria aquela mulher estava destinada a morrer naquela triste situação, sem recursos, esperança e forças. Esse era o destino das viúvas em Israel, então ela vai até o profeta Eliseu e relata sua situação (cf v.1).

Aqui aprendemos a primeira lição para nos colocarmos no caminho do Avivamento: Não podemos conformar com a situação que estamos vivendo, precisamos buscar ajuda. A palavra do Senhor nos exorta:

Alguém dentre vós está sofrendo? Recorra à oração. Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor.  A oração feita da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. (Tg 5,13-16).

A palavra nos exorta a buscarmos auxilio uns dos outros, mas o que fazemos? Esperamos o mal chegar para procurarmos ajuda. As pessoas só buscam orientação para as crises do matrimonio quando a separação é inevitável, só buscamos a cura depois que os médicos não encontram uma previsão de cura,  vivemos caindo nos mesmos pecados, distantes de um crescimento espiritual por que não temos coragem de fazer uma boa confissão, buscar um direcionamento espiritual… Quero de alertar sobre algo que aprendo nesse texto: Se você não começar a tomar algumas atitudes para voltar ao primeiro amor, a miséria e a morte vão chegar.

Então aquela viúva recorre ao profeta, e relata a sua situação.

A situação era tão angustiante que Eliseu fica sem reação: (v.2) Disse Eliseu: o que queres que eu te faça mulher?

Muitas vezes nos encontramos na mesma situação, até queremos ajudar nossos irmãos, mas nos sentimos impotentes diante do problema apresentado pelos mesmos.  Então inspirado pelo Senhor ele faz uma segunda pergunta: O que tens em sua casa?

E ela respondeu: “Eu, tua serva, nada tenho em minha casa a não ser uma vasilha com azeite”.

Pergunto Eliseu precisa de alguma coisa daquela pobre mulher para resolver seu problema? Deus precisa ter algum elemento em mãos para realizar o milagre?

Claro que não, pois sua fonte de providência vem do céu e não da terra. Existe um Deus todo poderoso que o nada é matéria prima para ele, assim ele criou o mundo sem ter nada em mãos apenas pelo poder de sua palavra.

Mas então porque Eliseu fez aquela pergunta?

Porque ele quer envolver a mulher no milagre.  Deus quer nos envolver nos seus milagres, quer a nossa cooperação em sua obra, por isso Ele mesmo sendo Deus exige a nossa participação e cooperação.

Então Eliseu pergunta: O que tens em sua casa?

Ela responde NADA. Note, ela estava tão desesperançada naquele problema que não conseguia lembrar que ainda tinha guardado um vaso cheio de azeite em sua casa. Às vezes ficamos tão apavorados diante as adversidades que esquecemos que temos um grande Deus poderoso dentro dos nossos corações que pode mudar radicalmente a história de nossas vidas.

Depois que ela responde afoita a pergunta de Eliseu ela se lembra: “Eu, tua serva, nada tenho em minha casa a não ser uma vasilha com azeite”. Aquela mulher não sabia, mas ela tinha em sua casa o combustível para gerar o milagre. Ela ainda tinha guardado em sua casa o azeite.

Feche um pouco seus olhos, e tente recordar do dia em que você foi batizado no Espírito Santo, ou do dia em que sua fé mesmo sendo pequeno contribuiu para ver Deus agindo e fazendo grandes coisas. Será que não temos nada mesmo?

Temos sim, temos um pouco de azeite Senhor!

O azeite representa algo de extremo valor em nossas vidas, algo que muitas vezes não damos o mínimo de valor: O Espírito Santo.

O azeite na bíblia simboliza a unção, uma capacitação para vivermos o sobrenatural de Deus em nossas vidas. Essa unção é dada pela experiência que fazemos que Jesus chamou de batismo no Espírito Santo (cf Atos 1.5;8).

Para que você possa entender a importância desse azeite, é só você recordar a parábola das dez virgens (cf Mateus 25.1-12). Na parábola contada por Jesus, cinco delas eram prudentes e cinco eram imprudentes. As prudentes guardaram o óleo e por isso preservaram suas chamas acesas até a vinda do noivo. As outras imprudentes dormiram e não conservaram o óleo, quando o noivo voltou a chama delas estavam apagadas, e elas não entraram nas núpcias do noivo.

Você tem guardado azeite em sua vasilha?

Hoje o Senhor Jesus virá e fará seus milagres por meio do azeite, da unção que conservamos em nossos corações. Por isso na Sagrada Escritura ouvimos a exortação: Enchei-vos do Espírito Santo! (cf Ef 5.18). O problema é que queremos empurrar o carro, ao invés de abastecê-lo.

Uma vez que ela tem azeite, (a unção do Espírito Santo), o combustível para o milagre, Eliseu da aquela mulher três ordens:

(v.3-4) Disse-lhe ele: “Vai e pede emprestadas, a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias em grande número.  Depois entra e fecha a porta. Quando estiveres dentro, tu e teus filhos, derrama azeite em todas as vasilhas e coloca-as de lado quando estiverem cheias”.

PEDE, FECHA A PORTA, E DERRAMA AZEITE.

Três passos para vivermos um grande avivamento de Deus:

1º Pedir: Eliseu mandou que a viúva buscasse o maior numero de vasilhas. Por quê?

Aprenda essa lição: “A fé determina o tamanho de sua busca”

Se você pedir pouco, você receberá pouco azeite, pouca unção… Se você pedir muito, você terá muito azeite em sua casa, muita unção em sua vida. Jesus nos fala “pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta”. (cf Lucas 11.9-10). A graça acontece à medida que você busca a presença de Deus.

Aqueles que querem viver o sobrenatural de Deus precisam ter a disposição de pedir incansavelmente, Santo Agostinho fala que o homem precisa ser um mendigo de Deus e deve pedir ardentemente tudo aquilo que lhe falta para sua salvação.

Pedir é algo que é tão fácil, mas por causa da dureza de nossos corações temos muitas dificuldades:

Quero te apresentar duas barreiras: A primeira quem pede, deve se humilhar. A segunda quem pede passará por humilhações.

Imagine aquela mulher saindo de casa em casa, batendo as portas pedindo o maior numero de vasilhas e recebendo não, chingos, passando por humilhação… Mas ela estava tão convicta da promessa que não desistiu arrumando o maior numero de vasilhas possíveis.

Muitas vezes o silêncio de Deus não quer dizer que Ele falou um não, mas que Ele esta testando nosso caráter para ver se estamos dispostos a fazer de tudo para alcançar nossa benção.

2º Mandou a mulher entrar e fechar a porta da casa: Isso te lembra algo? 

Quando o Senhor Jesus nos ensinou a orar ele disse: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.  (Mateus 6.6).

Porque devemos fechar a porta do quarto? 

1º Para não ouvirmos as palavras de pessoas pessimistas: Imagine as vizinhas falando para ela, isso não vai dar certo, você não vai conseguir… Muitos estão longe da benção por que estão dando mais ouvidos as pessoas do que para Deus.

2º Por que a benção não será só para você, mas para todos que estiverem dentro da sua casa. (Atos 16.31) Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e todos da sua casa.  Deus tem vitória para sua família também, todas as vasilhas se encherão em nome de Jesus, aleluia!

3º Por uma questão de comunhão em intimidade: Não é isso que os esposos fazem quando querem ter mais intimidade em  suas relações afetivas?

Eles entram e trancam a porta do quarto, para ter comunhão, revelação e mais intimidade.O milagre acontece na intimidade com o Senhor, quanto mais em adoração estivermos mais próximos de vivermos o sobrenatural estaremos.

Essa intimidade se conquista na vida de oração pessoal diária, lutando contra o pecado, andando em fé e obediência, rasgando o coração em lagrimas. O Senhor quer te seduzir, levar ao deserto para falar ao seu coração. (Os 2.16).

  1. Derramar azeite:

Atitude de esvaziamento constante. Temos que fazer como Ana no templo, quando o sacerdote Eli perguntou se ela estava embriagada porque chorava e murmurava, ela disse: Não é isso meu Senhor, sou apenas uma mulher infeliz, mas derramei minha alma na presença do Senhor (cf 1 Sm 1.15).

Para Deus nos encher precisamos nos esvaziar, precisamos derramar no coração de Deus nossas lagrimas, sofrimentos, tristezas, preocupações, medos, pecados, vícios…  É nessa hora que você vive o sobrenatural, você vai se esvaziando e Deus vai te enchendo de azeite, de alegria e unção do Espírito Santo.

Veja o que aconteceu no texto:

(v.5-6) A mulher foi e fechou a porta atrás de si e de seus filhos. Eles traziam as vasilhas e ela derramava azeite nelas. Quando as vasilhas estavam cheias, disse a um dos seus filhos: “Traze-me ainda uma vasilha”. E ele respondeu: “Não tenho”. E o azeite cessou de correr.

Enquanto ela derrama, Deus também derrama abundantemente o seu azeite. E a fonte do sobrenatural não se esgota, o impossível acontece diante dos seus olhos, enquanto estamos em movimento profético, pedindo e se esvaziando constantemente.

Essa é a dinâmica do sobrenatural de Deus, quanto mais você se entrega, mais você experimenta, quanto mais você se doa, mas Deus te abençoa. Quando mais você gasta, mas você se renova na presença do Senhor.

Nesse processo as vasilhas vão mais e mais se enchendo, é o milagre da multiplicação. Da parte de Deus essa dinâmica nunca vai parar, o azeite derramado nunca vai acabar, Jesus veio para derramar seu Espírito sem medidas (João 3,34) Ele veio para trazer a sua medida que é boa, socada, sacudida e transbordante (cf Lucas 6.38).

O derramamento do Espírito só acaba quando nós colocamos um limite na obra do Senhor.

Foi o que infelizmente aconteceu:  Quando as vasilhas estavam cheias, disse a um dos seus filhos: “Traze-me ainda uma vasilha”. E ele respondeu: “Não tenho”. E o azeite cessou de correr.

Não podemos limitar a ação do Senhor, temos que desejar “mais… mais…. e mais…”  Exatamente como nós cantamos: Eu quero mais de ti Jesus, Senhor eu quero mais e por mais que eu esteja cheio, Senhor eu quero mais…

Concluindo:  (v.7) O que ela recebeu de Deus foi o suficiente para pagar suas dividas e viver o resto dos seus dias. (Fl 4,19) O meu Deus proverá magnificamente, segundo a sua riqueza, no Cristo Jesus, a todas as vossas necessidades.

O avivamento traz em nossas misérias abundantes misericórdias e providencias infinitas. Peçamos ao Senhor que encha as vasilhas, nossos corações abundantemente com a unção do seu Espírito Santo, aleluia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply


4 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas